...
Alesc Daniela Reinehr Jorginho Mello MDB

Desentendimento na Segurança Pública de SC; Relação entre Fabrício e Carlos Humberto deteriora entre outros destaques

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Capital Humano, Sustentabilidade Social e Segurança Pública. Esses foram os principais pilares para a posição de Santa Catarina no Ranking de Competitividade dos Estados 2023, divulgado ontem, que mostra o estado em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mário Cezar de Aguiar, destaca a participação da indústria na economia acima da média nacional, de 27% aqui no estado contra 22,5% no país – fator essencial para o bom resultado.

A segunda posição geral repete o desempenho de 2022, inclusive em relação às lideranças nas áreas de Segurança Pública e Sustentabilidade Social. Como novidade, houve um avanço de 23 posições no tema Capital Humano, onde o estado saltou da 24ª para a primeira colocação, decorrente de mudanças nos critérios para definição do ranking.

Desentendimento na Segurança

Ontem, o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, e o seu adjunto, Freibergue Rubem do Nascimento, tiveram uma discussão áspera que por pouco não foi para as vias de fato. Uma fonte do governo relatou que, após a situação, Oliveira foi até o governador Jorginho Mello (PL) a quem pediu para que escolhesse: ele ou o adjunto. Quem circula pelo governo, me disse que não há mais clima para trabalharem juntos. O procurador de Justiça Paulo Cezar foi uma aposta pessoal do governador, enquanto o coronel da reserva do Exército, Freibergue, foi indicado pela sua noiva, a deputada federal Daniela Reinehr (PL).

BC versus Varginha

A relação entre o deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) e o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), não é nada boa. O parlamentar criticou um grupo de empresários paranaenses que controlam alguns serviços públicos em BC. Eles mantêm uma forte relação com Fabrício, que partiu em defesa dos empresários e dos serviços de esgoto e da Guarda Municipal, alvo de fortes críticas de Carlos Humberto. Ao criticar alguns aspectos da gestão de Fabrício, da qual foi vice, o deputado chega a dizer que dará um pontapé na bunda dos que chamou de “extraterrestres”.

Os extraterrestres

Em resposta, sem citar o nome do deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL), o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), tentou tirar o foco dos alvos das críticas. Não se sabe se o prefeito tentou proteger os empresários paranaenses, mas o fato é que os munícipes, que em boa parte acompanham as questões locais, conhecem bem o assunto e para quem se trata. Fabrício tentou confundir os munícipes, como se os “extraterrestres” fossem todos os que se mudam para Balneário Camboriú, inclusive ele: “Eu estou vendo debates muitas vezes improdutivos sobre a eleição. Eu escutei dias atrás aqui no seu programa sobre ‘extraterrestre’ de fora. Se for para ser ‘extraterrestre’ de fora, eu também não sou nascido aqui. Então eu não posso desmerecer a contribuição das pessoas que vieram de vários cantos do Brasil para ajudar a construir e fazer da cidade o que é”, disse o prefeito em um podcast. O fato é que há tempos a relação entre Fabrício e Humberto não é nada boa.

Perguntar não ofende

Se, para o deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL), é preciso chutar todos os “extraterrestres” de Balneário Camboriú, me veio a seguinte pergunta: Renan Bolsonaro, a quem Silva apoia para se eleger a vereador, também não seria um “extraterrestre”?

Soratto desafia

O Chefe da Casa Civil, Estêner Soratto Júnior, chamou de intriga da oposição as informações de que deixará o cargo no governo. Ele acusa lideranças de Tubarão, alegando que tem um time que deseja desgastá-lo, querendo antecipar a sua saída da Casa Civil. Conforme ele me disse, a sua saída do governo será em março do próximo ano para ser candidato a prefeito de Tubarão.

Nome do PSD

O PSD de Rio do Sul continua se movimentando para organizar as eleições municipais. No encontro da sigla realizado nesta semana, o prefeito José Thomé e o suplente de deputado estadual Gerri Consoli reuniram lideranças locais, representantes do PSD Mulher e realizaram filiações. A reunião teve ainda o anúncio de que o partido deve oficializar em outubro a pré-candidatura de Consoli ao cargo de prefeito, na expectativa de suceder a Thomé, que governa o município desde 2017. Os membros do partido validaram e apoiaram a iniciativa do nome de Gerri, que atualmente é suplente de deputado estadual e esteve por dois meses na ALESC levantando pautas importantes relacionadas à infraestrutura, segurança, prevenção de desastres naturais, entre outros.

Medicina Unisul

Interessados em ingressar no curso de Medicina da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, podem realizar a inscrição para o vestibular no site oficial da Instituição até o dia 14 de setembro. Nesta fase, serão disponibilizadas 287 vagas, sendo 160 para o campus de Pedra Branca e 127 para Tubarão. A prova será realizada em duas etapas. A primeira fase eliminatória, avaliará o perfil do candidato e será dividida em três atividades on-line, e idealizadas pela Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação. Já a segunda etapa presencial, os classificados serão submetidos a uma avaliação de conhecimentos gerais. De acordo com Rodrigo Nunes, coordenador de Medicina da UniSul Pedra Branca, o curso oferece aos estudantes mais do que aulas teóricas e práticas convencionais, mas os torna agentes ativos da transformação de toda a comunidade catarinense.

Dados equivocados

O vereador de São José, Cryslan de Moraes (Novo), foi alvo de críticas após fazer algumas comparações equivocadas para criticar a gestão municipal. Em um vídeo postado em suas redes sociais, Cryslan compara os valores usados na construção de três unidades escolares em São José. Primeiramente, ele mostra duas escolas que ele considera feitas com um investimento justo – CEIs Beira Mar e Bom Jesus de Iguapé – construídos com aproximadamente R$ 2,5 milhões cada. Depois, ele compara os investimentos dessas unidades com a obra do CEI Flor de Nápolis, que está sendo construído pela atual gestão por cerca de R$ 11 milhões. O problema da comparação é simples: o Flor de Nápolis é três vezes maior do que as outras duas unidades. Além disso, não foi levado em conta que nesse período o valor do CUB – indicador da construção civil – em Santa Catarina subiu 36,64%.

Troféu Desbravador

As comemorações do aniversário de 106 anos de Chapecó, que se completa hoje, tiveram como uma das atrações a entrega do Troféu Desbravador. Vinte e um munícipes de destaque foram homenageados. O evento contou com a presença de autoridades e lideranças, entre as quais o deputado federal Fábio Schiochet (UB) e os deputados estaduais Altair Silva (Progressistas) e Luciane Carminatti (PT). Entre os homenageados, o empresário e jornalista Alfredo Lang, o deputado estadual Jair Miotto (UB), e o empresário Luiz Gemelli, um entusiasta das causas sociais, sendo presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SACH), voluntário fundador do Observatório Social do Brasil – Chapecó (SC) e de Santa Catarina; voluntário fundador da SOMAR Oeste, além de atuar em entidades em benefício de crianças e idosos.

OAB

O advogado e conselheiro estadual da OAB/SC, Adriano Tavares da Silva, foi nomeado ontem, pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, como novo presidente da Comissão de Assuntos Legislativos. Silva assume no lugar da advogada Valéria Rosane Almeida Ignácio. A Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/SC tem o dever de acompanhar e atuar junto ao Poder Legislativo Estadual e Municipal, em matérias de interesse da advocacia, além de representar a ordem, quando designada pela presidência, em questões relacionadas ao Processo Legislativo Federal, Estadual e Municipal.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta