Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

A falta de respeito das lideranças do PL por Santa Catarina é evidente, pois a estratégia para a próxima eleição é distribuir candidatos sem se importar com projetos ou qualquer ligação histórica com os municípios. A questão é: submeter-se aos planos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ponto de aparecerem como possíveis candidatos, longe de seus redutos, as deputadas federais Júlia Zanatta e Daniela Reinehr.

Vale lembrar que em 2020, em Criciúma, Júlia ficou em terceiro lugar com Bolsonaro ainda no Palácio do Planalto e fazendo vídeos para ela. Já Daniela, que teria dificuldade em se eleger prefeita de Chapecó, onde fez a sua vida particular e profissional, seria aceita em outro lugar?

Conforme já divulguei, Júlia, que está ligada ao Sul do estado, surge como alternativa em Blumenau, enquanto que Daniela demonstra interesse na disputa em Florianópolis, apesar de agora também surgirem conversas sobre Blumenau. Além disso, o governador Jorginho Mello (PL), com a bênção de Bolsonaro, quer o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, na disputa em São José, e Renan Bolsonaro em uma cadeira na Câmara de Balneário Camboriú. O pior é que tem lideranças do PL que acham normal esse tipo de coisa.

Assim como qualquer outro partido, o PL tem o direito de lançar o seu projeto visando a eleição do próximo ano. Inclusive, tem potencial de crescimento. Porém, um crescimento dessa forma inorgânica pode até dar certo num primeiro momento com a eleição de alguns “alienígenas”, podemos dizer assim. Agora, a médio e longo prazo, o resultado tende a ser catastrófico, pois não é um projeto genuíno de gestão, de governo para um município melhor. Pelo contrário, é um projeto de poder, custe o que custar, sem medir as consequências.

O que sobrará disso será uma descrença ainda maior na política, pois uma parte dos eleitores, alguns até fanatizados, perceberá quando a conta da inexperiência e falta de comprometimento pesar, a ponto de tornar muitos desses mandatos inventados, um verdadeiro desastre.

Indicado por Zambelli

O coronel Aurélio Pelozato, atual comandante da Polícia Militar, teve o apoio da deputada federal Carla Zambelli para a sua nomeação no início do atual governo. Embora já contasse com a simpatia do governador Jorginho Mello (PL), Pelozato criou resistências na própria PM que foram superadas graças ao apoio de Zambelli junto ao governador. Diante da situação delicada da influencer/deputada, em meio a rumores de uma cassação iminente de seu mandato, fica a dúvida se Jorginho estaria disposto a atender a um novo pedido dela.

Pagamento dos PIX

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), reunirá amanhã cedo os líderes de bancada para discutir uma forma de negociar com o governo de Jorginho Mello (PL), o pagamento das transferências especiais criadas no governo de Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Os parlamentares querem uma resposta clara do governo.

Movimentos na capital

Me passaram algumas informações durante o final de semana sobre algumas falas do secretário de esportes de Florianópolis, Ed Pereira, a respeito da eleição do próximo ano na capital. Vereador licenciado, Pereira deve assumir o comando do União Brasil em Florianópolis para ser o responsável pela articulação. Questionei sobre uma informação de que, em uma reunião da UB, ele teria dito que, se não fosse o vice na chapa do prefeito Topázio Neto (PSD), poderia procurar outro projeto. Ed, apesar de ter conversado com o ex-senador Dário Berger e outras lideranças, negou qualquer problema e afirmou que, conforme anunciado pelo ex-prefeito Gean Loureiro, o União está com Topázio e irá ajudar no projeto de reeleição.

Disputa pela vaga de vice

Segundo Ed Pereira, uma pesquisa que o seu partido encomendou dirá que o União Brasil é que tem mais força para indicar o vice do prefeito, Topázio Neto (PSD). “Se a pesquisa disser que o meu nome está entre os primeiros colocados, não vamos entregar para outros partidos. Não é porque o União Brasil apoia o Topázio que ele pode nos tirar do cenário de vice e trazer outro. Agora, eu vou entender se a pesquisa disser, por exemplo, que o 22 é o melhor por causa da onda, para indicar o vice, e estaremos juntos no mesmo projeto para reeleger o Topázio”, afirmou Ed.

Nova reunião

O presidente estadual do MDB, deputado Carlos Chiodini, deve se reunir com o ex-senador Dário Berger e com o ex-prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Campos. A ideia é tirá-los do PSB e levá-los para o MDB. É dito nos bastidores do MDB que, assim que resolver o que fará na próxima eleição, Berger deverá chamar o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, para uma conversa. O ex-senador quer Schlemper como candidato a prefeito na próxima eleição. Dário sabe que, se isso der certo, causará uma ruptura com o atual prefeito Orvino de Ávila e com o PSD. Fontes afirmam que Berger ainda não engoliu o fato de Orvino não o ter apoiado na eleição ao Senado.

Autismo

O Projeto de Lei Ordinária do vereador de Balneário Camboriú, Kaká Fernandes (Podemos), sobre o prazo de validade de laudo médico-pericial que atesta Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras deficiências de caráter permanente, foi aprovado por unanimidade. A matéria vai para a sanção do prefeito Fabrício Oliveira (PL).

Micros e pequenas empresas

Levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, este ano, as micro e pequenas empresas já criaram quase 710 mil vagas de trabalho, o que correspondem a aproximadamente 70% do total de empregos formais gerados no período, pouco mais de 1 milhão de vagas. O quadro é semelhante ao que já havia sido registrado nos primeiros semestres de 2021 e 2022. O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressalta que a criação de empregos no país poderia ser ainda maior, caso os pequenos negócios tivessem uma participação maior nas compras públicas. “Ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governadas – que hoje é de 30% – é uma das bandeiras do governo do presidente Lula”, afirmou.

Posse de Guidi

O deputado federal licenciado, Ricardo Guidi, assume hoje, às 10h30, o cargo de secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde. A posse de Guidi aceitou na Casa D’Agronômica com a presença do governador Jorginho Mello (PL) e da vice, Marilisa Boehm (PL).

Confira os nossos colunistas

Acesse a coluna do Noel Baratieri: Uma nova cultura na formulação e na avaliação de políticas públicas

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta