Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

A assessoria da Secretaria de Estado da Administração Prisional enviou uma nota sobre a questão da dispensa de licitação, para a compra de uniformes de inverno para os presos do sistema penal catarinense. De acordo com a nota, em um ofício emitido pelo gabinete do secretário Edenilson Schelbauer em 10 de julho, houve a solicitação expressa de suspensão dos itens contratados da empresa Cor Base Confecções Ltda, até que o assunto fosse devidamente discutido e avaliado todo o certame licitatório.

No entanto, a suspensão do contrato ocorreu somente em 13 de julho, conforme a portaria Nº 1997/GABS/SAP/2023. Vale destacar que não foi aberto nenhum processo interno para o cancelamento do contrato. Quanto às questões levantadas na coluna de ontem, não houve resposta.

Também questionei a informação de que o contrato para o controle de pragas no setor prisional foi cancelado. Segundo fontes, é possível que logo as cadeias aumentem a presença de ratos e demais pragas, o que poderá causar uma revolta nos apenados. A resposta enviada é que a renovação dos contratos de dedetização está sendo reavaliada como parte de uma revisão geral de todos os contratos de serviços. A nota diz ainda que essa revisão está sendo realizada com o objetivo de reduzir custos, seguindo as diretrizes baseadas no Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc), que busca garantir o equilíbrio das contas públicas em todo o estado. “É importante destacar que todas as unidades continuam sendo devidamente fiscalizadas”, informa a SAP.

Suspensão das exportações

O governador Jorginho Mello (PL) foi ontem a Brasília para discutir a retomada, o mais rápido possível, das importações de carne de frango catarinense pelo Japão. Ele apresentou ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o sistema sanitário de proteção animal e todos os protocolos seguidos para a eliminação do foco identificado em aves de uma criação caseira, de fundo de quintal, em Maracajá. Mello receberá o embaixador japonês ainda hoje. “Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para reverter a situação, mostrar que foi um fato isolado e que não afeta a excelência sanitária do plantel avícola catarinense e a produção comercial”, disse o governador.

Conversa sobre Florianópolis

Um jantar na casa de Zena Becker, ocorrido há alguns dias, reuniu o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), os secretários Carlos Eduardo Mamute, Ronaldo Freire e Fábio Botelho, com o presidente do MDB local, Fúlvio Rosar, e o presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini (UB), que voltará para o MDB. Durante o encontro, a conversa foi sobre a manutenção da parceria em prol da reeleição de Topázio. Os emedebistas concordaram com um possível apoio, porém, Fúlvio alertou que se Dário Berger voltar para o partido o MDB terá candidato a prefeito.

Sem movimentação

O deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) tem preocupado lideranças de seu partido. Pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú, Silva tem se negado a ampliar conversas e não faz nenhuma afirmação pública de que irá disputar. Para algumas lideranças, esse posicionamento tem atrasado o processo de organização do partido.

Forte para a eleição

O deputado estadual Edilson Massocco (PL) não tem conseguido se firmar como um líder na Assembleia Legislativa, mas em Concórdia é visto como um pré-candidato a prefeito muito forte. Lideranças não escondem que Massocco é visto como favorito para o pleito.

Mais vereadores

Com os novos números do censo, os vereadores de São José começaram a discussão para ampliar o número de cadeiras no Legislativo, de 19 para 21. O vereador Alexandre Cidade (MDB) tem trazido o assunto em discussão e já projeta a Câmara com o aumento de vereadores. Porém, a ideia deve enfrentar resistência da população. A coluna procurou dois vereadores para falar sobre o assunto, mas ninguém quis se manifestar.

SC-370

O deputado estadual Lucas Neves (Podemos) fez um apelo às autoridades responsáveis pela infraestrutura viária catarinense. O parlamentar cobra urgência na manutenção da SC-370, no trecho que conecta os municípios de Urubici e Rio Rufino. A precariedade da estrada tem representado sérios riscos à segurança dos usuários e causado prejuízos aos produtores da região. Nos últimos dias, a prefeitura de Rio Rufino precisou utilizar máquinas do município para desatolar caminhões que transitavam pela rodovia.

Eleição no PSOL

O PSOL estadual elegerá sua nova direção. Quatro chapas devem participar da disputa. A Chapa 4, “PSOL Popular”, representa a atual gestão do partido, que tem como presidente Mário Dutra. Ela conta com o vereador de Florianópolis Afrânio Boppré, o atual presidente do PSOL na capital, Leonel Camasão, o deputado estadual Marcos Abreu, conhecido como Marquito, entre outras lideranças. A Chapa 3, “PSOL Semente”, é representada pelo secretário geral do partido, Nicolas de Souza. A Chapa 2, “Combater o Extremismo”, tem as vereadoras da capital Tânia Ramos e Cíntia Mendonça. Esse é o grupo que defende o afastamento do PSOL da base de apoio do governo Lula (PT) e foi contra o apoio informal do PSOL a Décio Lima (PT) na eleição de 2022. Já a Chapa 1, “Por um PSOL que pense grande”, também é mais refratária a alianças com a esquerda e a centro-esquerda. As votações vão de 29 de julho a 3 de setembro.

Mais passageiros

A entrada de passageiros pelos aeroportos de Santa Catarina nos primeiros cinco meses de 2023 teve um crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2022. Segundo dados do Almanach, sistema de inteligência turística da Secretaria do Turismo de Santa Catarina (Setur), de janeiro a maio 1.393.430 passageiros entraram pelos aeroportos de Santa Catarina. Em 2022, o mesmo período registrou 1.169.994. Os aeroportos de Florianópolis (716.518), Navegantes (457.147), Chapecó (111.482) e Joinville (84.099) foram as principais portas de entrada dos visitantes ao estado.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta