No primeiro semestre de 2023, compreendendo o período de janeiro a junho, as exportações brasileiras cresceram 1,0%, totalizando USD 165,7 bilhões, e as exportações totais catarinenses decresceram 0,6%, totalizando USD 5,8 bilhões. Mas o estado de Santa Catarina passou da 10ª posição para a 9ª posição como estado exportador, superando o estado da Bahia, tendo como principais produtos a carne de frango (17%), a carne suína (13%), a soja (6,8%) e os geradores elétricos (5,1%).  Os principais mercados de destinos foram China (16%), EUA (14%), Argentina (7,8%) e México (5,8%).

Houve uma inversão de posição entre a China e os EUA.  No primeiro semestre de 2022, os EUA estavam na primeira posição como principal mercado de destino. Agora, no primeiro semestre de 2023, a China está em primeiro e os EUA em segundo lugar.

No primeiro semestre de 2023, Santa Catarina exportou para a China USD 916,6 milhões, com um incremento aproximado de 14 % com relação ao mesmo período, em 2022.  Os EUA tiveram um decréscimo em torno de 26%, em 2023, totalizando USD 791 milhões.

A carne de frango, que é o produto catarinense mais exportado, teve um incremento aproximado de 9,4% no primeiro semestre de 2023, passando para USD 1,01 bilhão. Já a carne suína passou para  USD 745 milhões, com um incremento aproximado de 26%.

Com relação às importações brasileiras, houve um decréscimo de 7,1% em relação ao primeiro semestre de 2022, totalizando USD 120,6 bilhões. Santa Catarina, no mesmo período, cresceu 4,2%, correspondendo a 11,6% das importações brasileiras, ficando na 2ª posição, depois do estado de São Paulo. Grande parte das importações realizadas pelos portos catarinenses possui destino para outros estados.

Sempre teremos oscilações nos valores das exportações e importações, pois dependem de vários fatores dos negócios das empresas e do ambiente de negócios em que elas estão inseridas, como câmbio, custos logísticos, demanda nos países e assim por diante.

Outro ponto importante que deve ser observado é a corrente de comércio de Santa Catarina, que é a soma das importações e exportações, totalizando, no primeiro semestre de 2023, a cifra de USD 19,8 bilhões. Portanto, foram aproximadamente R$ 97 bilhões que circularam na economia catarinense, nos diversos setores que envolvem o comércio exterior, como a logística, o sistema financeiro, as indústrias, os portos, o comércio etc.

Vamos em frente!

Fonte dos Dados: Secretaria de Comércio Exterior/MDIC

(*)Henry Uliano Quaresma possui uma trajetória profissional de mais de 25 anos na área industrial, relações institucionais e negócios Internacionais. Engenheiro com especialização em Marketing pela FGV, MBA em Administração Global,  pela Universidade Independente de Lisboa, Especialização Executiva Internacional em Estratégia e  Gestão pela  The Wharton School e Insead Business School.
Foi Diretor Executivo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina-FIESC, além de ter atuado em  Empresas, Governo e Universidades.
Atualmente, é CEO da Brasil Business Partners, e também desempenha atividades como Conselheiro em Empresas e  Entidades Empresariais. É autor do Livro O Fator China e os Novos Negócios (2021), que é referência empresarial no Brasil.