O Ministério Público de Santa Catarina denunciou e pediu o afastamento do secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte. Também são alvos dos pedidos, o diretor administrativo, Luís Fernando Sanni, a diretora executiva, Dulcinéia Michels e a gerente de compras, Cláudia Regina Santana. O empresário Lio César Pereira Júnior, sócio da empresa Conect, também foi denunciado. Cabe ao judiciário acatar ou não.

O MP investiga crime de fraude, dispensa indevida de licitação e improbidade administrativa, na aquisição em março de 2021 de 10 milhões de máscaras descartáveis. A ação foi motivada pela denúncia feita pela vereadora, Anna Carolina Martins (PSDB), que culminou na abertura da CPI das Máscaras na Câmara Municipal. Ela identificou uma série de irregularidades como superfaturamento, direcionamento de compra e ilegalidade no procedimento licitatório. De acordo com a vereadora, as máscaras estavam vencidas e adulteradas.

Outras 10 compras de máscaras também foram investigadas pela CPI. A conclusão está no Ministério Público que, se entender que há irregularidade, poderá apresentar novas denúncias.

Procurei a assessoria de comunicação da Prefeitura. Fui informado que o Município de Itajaí ainda não foi notificado e, neste momento, não se manifestará sobre o assunto. Estou buscando contato com os denunciados. Amanhã na minha coluna, trarei mais detalhes das investigações.