Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

As investigações que apuram a formação de uma quadrilha aqui em Santa Catarina que, supostamente vendia medicamentos controlados, identificaram como o líder do grupo o policial penal, Israel Sartori.

De acordo com a investigação, cabia a ele a gestão do negócio, logística, o controle do estoque e a contabilidade. Consta na inicial que o Ministério Público e o Gaeco identificaram que Sartori, também seria o responsável pela lavagem de capitais utilizando contas bancárias próprias e de terceiros, que seriam possíveis laranjas.

Durante a investigação, chamou a atenção que Israel adquiriu sete imóveis totalizando um gasto de R$ 1,39 milhão, no período de quatro anos até 2020, o que mostra uma evolução patrimonial incompatível com a renda declarada. Também há suspeita de sonegação fiscal. Para ter uma ideia, segundo a investigação, ele teria de 2016 a 2020, movimentado R$ 14 milhões, o que é incompatível com a atividade e dados informados em declarações.

Novidade na Mensageiro

Uma fonte me contou no dia de ontem que, seguem as delações, o que poderá fazer com que se chegue a quase 40 prefeituras alvo da Operação Mensageiro. A fonte não citou nomes e nem os municípios, mas sabe que tem prefeituras que ainda não foram citadas. Seriam pelo menos, cerca de 25, entre médio e pequeno porte. Entre os alvos, prefeitos, vices, secretários e ocupantes de cargos menores. “Está na metade do caminho”, afirmou.

Emendas

Alguns deputados estaduais estão insatisfeitos com a demora na liberação das emendas parlamentares. A informação é de que o Governo espera pela devolução de parte do duodécimo da Assembleia Legislativa, para pagar. Essa situação gerou algumas críticas, pelo fato de que as emendas deveriam ser liberadas com recursos do Executivo, não do parlamento. Quem tem conversado sobre o assunto em busca de uma solução, é o governador Jorginho Mello (PL), e o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB). “Com qual dinheiro que será feito isso, se do governo ou da Assembleia e, vale lembrar que no ano passado a Assembleia mandou pro governo uma quantidade bastante grande de recursos, para fazer esses pagamentos. Se juntarão as duas fontes, tudo isso, os dois líderes maiores estão conversando”, relatou uma fonte ligada ao governo.

Demora na aprovação

Indicado já há algum tempo para o cargo de diretor financeiro do BRDE, o ex-deputado federal, João Paulo Kleinübing (UB), ainda não teve o nome aprovado para assumir. Escolhido pelo governador, Jorginho Mello (PL), para o cargo que hoje é ocupado pelo ex-governador, Eduardo Pinho Moreira, Kleinübing teria algumas questões ainda de sua época de prefeito de Blumenau, que podem estar travando a aprovação de seu nome.

Segunda pista

Ontem o governador, Jorginho Mello (PL), anunciou que a CCR, consórcio que administra o aeroporto de Navegantes, irá manter o projeto para a construção da segunda pista. De acordo com Jorginho, o próximo passo é conseguir junto ao Governo Federal o reequilíbrio financeiro para viabilizar a obra.  

Comercial PSD

O PSOL entrou com uma ação contra uma propaganda partidária de TV do PSD. De acordo com a denúncia, a propaganda fazia campanha para o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), ao invés de falar do partido. A justiça deu causa ganha ao PSOL. Procurada, a assessoria do prefeito respondeu: “O comercial não estava mais em veiculação. A peça foi programada para ir ao ar apenas na segunda e quarta-feira, o que já aconteceu. O ataque do PSOL a um VT diferente do tradicional, que busca humanizar e aproximar as pessoas da política apenas demostra a frustração e falta de criatividade do partido. Não há qualquer propaganda pessoal no comercial. ”

Preconceito

Uma assessora parlamentar da Câmara de Vereadores de Chapecó, foi flagrada fazendo comentários discriminatórios em um grupo de WhatsApp. Rosângela Colombi, atua no gabinete do vereador Valdemir Stobe, o Tigrão (PTB). Na conversa, ela não é a única a se manifestar de forma preconceituosa. Tigrão me disse por telefone que ainda avalia o que fará diante da situação. “Ela disse que foi uma conversa em um grupo privado no WhatsApp”, afirmou. Rosângela respondeu a minha mensagem dizendo que não irá se manifestar. A situação foi divulgada primeiramente pelo colega, Fábio Bispo, em uma rede social. A situação gerou muitas críticas à postura discriminatória da assessora.

Único catarinense na CPI

O senador Esperidião Amin (Progressistas), é o único catarinense que é membro titular da CPMI de 8 de janeiro, que teve a sua instalação ontem. Durante a sua manifestação, afirmou que seria muito ruim se o Congresso Nacional não realizasse essa comissão de investigação dos atos golpistas. “Seria uma terrível omissão se o Congresso não constituísse e realizasse a CPI mista e realizasse uma investigação, no mínimo, para que a história não condene esta legislatura” ressaltou Amin. Ele reafirmou que o Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) recebeu a notícia da invasão ao Congresso Nacional antes do dia 8 de janeiro.

Em busca de leitos

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, está em busca de mais leitos hospitalares infantis, por causa da grande demanda provocada pelos casos de doenças respiratórias. De forma imediata, por meio da Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares (CERIH), está sendo realizada a busca por leitos nos sistemas privados, para contratação. Novos leitos devem ser abertos nos seguintes hospitais:

-Hosp. Regional de São José, São José – 7 UTI neonatal

-Hosp. Dom Joaquim, Sombrio – 5 leitos de UTI neonatal e 5 leitos de UTI pediátrico

-Hosp. Regional de Araranguá, Araranguá – 8 leitos de UTI neonatal

-Hospital Ilha, Florianópolis – 5 UTI neonatal

-Hosp, Imigrantes, Brusque – 8 UTI neonatal, 8 UTI pediátrico, 8 UTI adulto

-Hosp. Marieta Konder Bornhausen – 10 UTI neonatal e 20 UTI adulto

Estão também abertos dois editais para contratação de profissionais, para atuarem no Hospital Infantil Joana de Gusmão e no Hospital Regional de São José.

Escola militar

O deputado estadual, Lucas Neves (Podemos), esteve em Tubarão para conhecer a EEB Henrique Fontes. A unidade de ensino segue o modelo cívico-militar, implantado pelo Governo Federal. De acordo com o parlamentar, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer acabar com o projeto, ele propõe estadualizar o programa em SC. O parlamentar já entregou um anteprojeto ao Governo do Estado.

Acompanhe os nossos colunistas

Confira a coluna do Paulo Gouvêa: Jogando dinheiro fora, do monte Caburai ao Chuí

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta