Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O MDB aguarda uma decisão do ex-senador, Dário Berger (PSB), se aceita voltar para o partido para disputar a Prefeitura de Florianópolis. De acordo com o presidente estadual, deputado Carlos Chiodini, as conversas estacionaram. Quem também conversou com Berger, foi o deputado federal Valdir Cobalchini. O novo presidente do partido na capital, Fúlvio Rosar Neto, confirmou o convite e também pretende conversar com o ex-senador.

No entendimento de lideranças emedebistas, Dário é um nome que mexe no cenário eleitoral. Uma liderança estadual chegou a me dizer que a filiação de um nome com o peso do ex-senador, fortaleceria o projeto do partido na capital, não somente na majoritária, mas também na proporcional. Isso criaria um novo ânimo no partido que diminuiu nos últimos anos.

De acordo com Rosar Neto, o objetivo é formar uma nominata para a proporcional, forte o suficiente para eleger pelo menos três vereadores. O partido, conforme antecipei, já espera pelo presidente da Câmara da capital, João Cobalchini, que voltará ao MDB na abertura da janela no próximo ano. Cobalchini está na conta do partido como a garantia de pelo menos, uma cadeira na Câmara. Mas o MDB também conta com o ex-vereador, o coronel Márcio Luiz Alves, o ex-vice-prefeito, João Batista, além de Marcelino Dutra e outras lideranças que também podem voltar.

Liberada a Ponte da Lagoa

O desembargador federal do TRF 4, Victor Luiz dos Santos Laus, deferiu o agravo de instrumento impetrado pela Prefeitura de Florianópolis, contra a decisão que, pela segunda vez, embargou as obras para a construção da nova ponte da Lagoa da Conceição. Os trabalhos podem ser retomados de imediato. Em sua decisão, o magistrado lembrou que há pouco tempo foi revertida, pelo mesmo TRF4, uma outra paralisação determinada pela Justiça Federal de Florianópolis, o que voltou a ocorrer ontem. Laus chega a fazer uma crítica a decisão que paralisou as obras e, no final, faz um alerta para a insegurança jurídica causada por decisões do mesmo tipo. “Desnecessário dizer o quanto é indesejável esse clima de insegurança, do qual advém, lamentavelmente, o descrédito do Poder Judiciário, e dos demais segmentos do Sistema de Justiça. ”

Pedido desnecessário

Também na decisão, o desembargador federal do TRF 4, Victor Luiz dos Santos Laus, destaca que, o ponto principal que motivou a decisão da Justiça Federal de Florianópolis que, embargou a obra da Ponte da Lagoa da Conceição, é desnecessário, conforme abordei nesta coluna no início da semana. “a 4ª Turma desta Corte já teve a oportunidade de apreciar controvérsia semelhante a esta aqui em análise, quando se discutiu a necessidade de elaboração de EIV e/ou EIA para obra de reforma de ponte localizada na Barra da Lagoa, tendo afirmado, em síntese, que não seria exigível a confecção dos mencionados estudos, no tocante ao EIV, porque a legislação aplicável ao caso não dava suporte a tal condicionamento; e quanto ao EIA, porque não se tratava de obra que causaria relevante impacto ambiental em zona costeira e em razão do fato de que a Resolução CONSEMA nº 01/2006 não demandava tal exame para o tipo de obra de que se cuidava.”

O recado de Laus

O recado do TRF4, foi muito claro à Justiça Federal de Florianópolis. O desembargador federal, Victor Luiz dos Santos Laus, chamou a atenção para o perigo causado por decisões que somente servem para gerar insegurança jurídica. Na verdade, é preciso questionar, conforme fiz numa coluna desta semana, o valor, o custo de uma canetada para a administração pública. Até o momento cerca de R$ 1 milhão sairá dos cofres públicos, somente para o custeio dos prejuízos causados pela paralisação. Portanto, respondendo a pergunta que escrevi no texto de terça-feira, a ninguém deve interessar o travamento do desenvolvimento de Florianópolis e, de nenhum outro lugar.

O trunfo de Jorginho

Ontem uma fonte me ligou para comentar o abre da minha coluna. Com livre trânsito no Governo do Estado, me contou que o trunfo do governador, Jorginho Mello (PL), para tentar impedir a reeleição do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), é o atual secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert. Com uma capacidade inquestionável, Siewert é muito bem visto pelo setor produtivo joinvillense, podendo se tornar um forte adversário para Silva.

Deixou o governo?

Conforme antecipei há algumas semanas, Alice Kuerten deixou ontem o cargo de secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família. Uma versão que partiu do Centro Administrativo é de que ela já teria um acordo com o governador, Jorginho Mello (PL), de que seria liberada para viajar à França, para um compromisso que assumiu com a organização do Torneio de Roland Garros, acompanhando o seu filho, o ex-tenista Guga Kuerten, mas que voltará para a secretaria. O que chamou a atenção é que Alice poderia ter pedido uma licença do cargo, mas acabou sendo exonerada. Para o seu lugar, foi nomeada a adjunta, Maria Helena Zimmermann. Nos bastidores é dito que Alice Kuerten estaria incomodada com o baixo orçamento para o setor.

Fake News

O deputado federal, Rafael Pezenti (MDB), ficou extremamente irritado com o seu colega de bancada catarinense, o deputado Gilson Marques (Novo). Ao divulgar a lista dos parlamentares de Santa Catarina que não assinaram o requerimento, para criar a chamada CPI do Abuso de Autoridade do STF e TSE, Marques erroneamente incluiu Pezenti. Internautas foram às redes sociais do emedebista e iniciaram um linchamento virtual. Acontece que Pezenti foi um dos primeiros a assinar, já no início de fevereiro, a lista para a criação da CPI. Indignado, o deputado do MDB se defendeu em um vídeo: “Pode não ter sido intencional, pode ter sido um erro de apuração, mas o problema é que a acusação sempre é pública. O pedido de desculpa vem no particular”, afirmou, não escondendo a reprovação ao ato de Gilson Marques.

Mutirão do Detran

O presidente do Detran, Kennedy Nunes, está indignado com o represamento de 31,298 carteiras de motorista que não foram entregues pelo órgão. Isso não aconteceu, pois, as pessoas que pagaram para fazer o teste de direção, não são chamadas por falta de examinadores. Somente em Florianópolis são cerca de 7 mil. Também chamou a atenção de Nunes, o fato de que a capital e Lages, apresentam um número maior de reprovação, enquanto que nos demais municípios há uma maior aprovação de quem faz o teste de direção. Kennedy vai propor ao governador, Jorginho Mello (PL), a realização de um mutirão.

Exposição na Fiesc

Hoje a Fiesc abre a Semana da Indústria com dois eventos em sua sede, em Florianópolis. Às 10h, haverá a abertura oficial da exposição: 125 anos: o legado de Celso Ramos, uma homenagem da Fiesc ao industrial que liderou a fundação da entidade em 1950. Já as 10h30, será feita a entrega da Ordem do Mérito Industrial e o Mérito Sindical. Quem for à exposição, terá a oportunidade de ver imagens como essa. Celso Ramos e Doutel de Andrade no dia da posse em 31 de janeiro de 1961, como governador e vice. A chapa era composta pelo PSD e PTB.

Japoneses

Neste sábado (20), ocorrerá o Floripa Matsuri, evento que celebra a chegada dos japoneses na América do Sul, com diversas oficinas gratuitas, como: dobradura em tecido, bordado japonês, artesanato em bambu, escrita japonesa, entre outras. Além disso, haverá três espaços com gastronomia japonesa, na Faculdade Senac da Prainha, ao lado da Alesc. São exatos 220 anos da passagem dos primeiros japoneses, que chegaram justamente na capital catarinense.

Confira os nossos colunistas

Acesse a coluna do Gabriel D’ávila: Justiça Distributiva e a volta da apreciação das liberdades 

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta