Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O Grupo Gestor do Governo do Estado se reúne hoje, para finalizar o Projeto de Lei das Universidades Gratuitas. Segundo uma fonte, a ideia é apresentar a proposta ao governador, Jorginho Mello (PL), e fazer os arredondamentos finais. O governo quer nesta próxima quinta-feira, ou no máximo, na próxima segunda-feira, apresentar aos deputados estaduais o projeto finalizado. Somente após, será feito o protocolo na Assembleia Legislativa.

A proposta que será levada hoje para o encontro, estima em 30 mil, o número de alunos beneficiados neste primeiro ano, devendo chegar a 75 mil alunos até 2026. O investimento previsto é de R$ 500 milhões neste ano, pulando em três anos para R$ 1,2 bi.

Quanto as faculdades particulares, a fonte me disse que devem ser contempladas com cerca de 20% desse valor. Elas não serão incluídas no programa, mas será modificado o critério para a concessão de bolsas. A ideia do governo é ampliar o número de bolsistas, além de facilitar o acesso.

Em relação a tramitação na Assembleia, a apresentação do projeto aos deputados vem em boa hora, já que ouvi de alguns parlamentares que até o momento o governo nada apresentou de concreto. Alguns chegaram a dizer que a relação entre o Centro Administrativo e a Alec é fria, o que pode provocar grandes discussões quando a proposta chegar ao parlamento.

Já a Associação das Universidades Particulares enviou nota pedindo acesso ao projeto, o qual definiram como uma incógnita para o setor.

Novidade no ar!

Hoje estreio no Grupo Massa de Comunicação para as regiões da Grande Florianópolis, região de Balneário Camboriú, Itajaí, Brusque, além de Blumenau e região. De segunda a sexta, levarei aos ouvintes as informações dos bastidores da política catarinense. Para a Grande Florianópolis e região próxima, estarei às 07h30, no programa apresentado por Cesar Souza e Cesar Souza Júnior. Logo após, para Blumenau e região. Conto com a sua audiência. Lembrando que para o Grande Oeste, sigo com a minha participação no Grupo Condá de Comunicação, sempre às 12h40.

Tramontin na disputa

Questionei o promotor de Justiça, Odair Tramontin, se ele disputará a Prefeitura de Blumenau. Segundo ele, ainda é cedo para dizer, mas adiantou que os indicativos são muito fortes no sentido de ser candidato a prefeito. “Tanto o presidente estadual do partido como o presidente nacional, que mora em Blumenau, tem me incentivado e me oferecido estrutura para a disputa e aí terei dificuldades de dizer não”, afirmou Tramontin, que é filiado ao Novo. Vale lembrar que na eleição municipal passada, por muito pouco, o promotor não foi para o segundo turno.

O futuro de Salvaro

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), almoçou na semana passada com o governador, Jorginho Mello (PL), na Casa D‘Agronômica. Acompanhado de seu secretário de Fazenda, Vagner Espíndola, Salvaro discutiu a continuidade de obras em Criciúma, que estão sendo realizadas com recursos do Estado. Durante a conversa, o cenário político também entrou na pauta e surgiu até mesmo, uma sondagem de Jorginho a Salvaro, sobre a possibilidade de o prefeito se filiar ao Partido Liberal. Salvaro tem mantido conversas com o PSD e o Progressistas e, não ficará no PSDB.

Entrave

É praticamente impossível uma filiação do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), ao Partido Liberal. O governador Jorginho Mello (PL) encontraria resistências, sobretudo da presidente do PL em Criciúma, a deputada federal, Júlia Zanatta, que é pré-candidata a prefeita. Salvaro tem no secretário Geral, Arleu da Silveira, o seu nome para a disputa municipal, portanto, os projetos são conflitantes impedindo a filiação.

Convite no Oeste

O secretário adjunto de Administração Prisional, Neuri Mantelli, convidou o radialista, Ivan Carlos Agnoletto, para se filiar ao Partido Liberal. A ideia é ter Agnoletto como candidato a prefeito em Chapecó, ou em Guatambu. O comunicador que está filiado ao Progressistas, se animou com o convite.

Atravessado

Não caiu bem, no Centro Administrativo, o nome de João Cavallazzi, indicação do ex-governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), para assumir interinamente a Direção de Comunicação do Tribunal de Contas de Santa Catarina. O órgão será responsável por julgar as contas do Governo do Estado na gestão de Moisés em 2022. O governador Jorginho Mello (PL) tem dito que as contas não fecharam “essa belezura”, mas o ex-governador defende sua gestão. A indicação também causa constrangimentos entre os conselheiros próximos ao presidente, Herneus de Nadal, que procuram uma alternativa que não gere atrito com o governo.

Posse na Adepol

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina (ADEPOL-SC) empossou em cerimônia realizada no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, sua nova diretoria executiva, tendo à frente o delegado John Vieira como presidente. A nova gestão terá como vice-presidente o delegado Gustavo Kremer. Representantes do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética também foram empossados na solenidade, que contou com grande participação do quadro associativo da entidade. O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, e os deputados estaduais, Maurício Eskudlark (PL), Egídio Ferrari (PTB) e Ana Caroline Campagnolo (PL), prestigiaram o evento.

Cláudia Brincas se inscreve

A advogada Claudia Bressan Brincas fez a sua inscrição para a vaga de desembargadora pelo Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Com atuação profissional intensa, principalmente no Direito Público, Administrativo e Eleitoral, dedicou-se também a servir à Advocacia em várias frentes. Foi membro das Comissões Estadual e Nacional de Direito Eleitoral da OAB, havendo organizado e participado como palestrante dos maiores Congressos da área. Perante o Tribunal de Justiça do Estado, representou a OAB em vários momentos, tais como no processo de migração do ESAJ para o Eproc e, em 2019 quando, por nove meses de trabalho, integrou a equipe técnica do TJSC que criou o novo sistema da Assistência Judiciária Gratuita (AJG). Atualmente, a AJG permite que mais de 21.000 advogados prestem serviços à população carente de Santa Catarina e seus honorários sejam pagos pelo Estado. Cláudia foi acompanhada de seu marido, o ex-presidente da OAB/SC, Paulo Brincas.

Nossos colunistas

Confira a coluna de hoje do Gabriel D’Ávila: Imaginação e felicidade

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta