...
Aeroporto de Navegantes Alesc BR-470 Esperidião Amin Jorginho Mello MDB Política SCemPauta

BR-470 sem prazo para a conclusão; Revisão do Plano Diretor é aprovada em Florianópolis; Capital terá consulado da Itália entre outros destaques

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Coluna em áudio

A convite do senador Esperidião Amin (Progressistas), o Governo do Estado, representado pelos secretários de Portos, Aeroportos e Ferrovias Beto Martins, e de Articulação Nacional, Vânia Franco, participou da reunião com o ministro de Portos e Aeroportos do Governo Federal, Márcio França. O objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de duplicação da pista do aeroporto de Navegantes e, ainda, um novo acesso ao local.

O argumento dos parlamentares é de que Santa Catarina precisa de um aeroporto de cargas e o de Navegantes seria uma boa opção para esta finalidade. Além disso, foi citado também o potencial turístico da região, que tem o município de Balneário Camboriú e o Parque Beto Carrero World.

França afirmou que vai marcar uma audiência com a concessionária responsável pelo aeroporto, para falar sobre a segunda pista para o transporte de cargas. Já no que diz respeito a um novo acesso ao local, a ideia é de que haja investimento da União, do Estado e do município de Navegantes.

Plano Diretor

Ontem a Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou em primeiro turno a revisão do Plano Diretor. Dos 23 vereadores, 19 foram favoráveis ao projeto. Em uma semana deve acontecer a votação em segundo turno. Quatro figuras tiveram um papel fundamental nos bastidores para garantir a aprovação. O líder do governo, Renato da Farmácia (PSDB), que junto do ex-presidente Roberto Katumi (PSD), articulou com os demais vereadores evitando que houvesse qualquer defecção. O secretário da Casa Civil, Carlos Eduardo Mamute, que deu todo o suporte e também participou das articulações, além do presidente da Câmara, João Cobalchini (UB), que acabou cumprindo com o acordo de fazer com que o trâmite fosse a seu tempo e na forma legal. A Capital ganhará, enquanto que as ocupações irregulares sofrerão um grande revés.

CDL se manifesta

Através de nota a CDL de Florianópolis comemorou o resultado da votação em 1º turno, do Projeto que altera o Plano Diretor da Capital. Segundo a entidade, o resultado consolida um processo de revisão iniciado há 7 anos, numa jornada marcada por intensos e produtivos debates no âmbito do Conselho da Cidade e incontáveis audiências, oficinas e consultas públicas. “Os 19 vereadores que deram aval às alterações lançaram seus nomes em mais uma página da rica história da nossa Capital, pavimentando o caminho para um futuro que possibilita, a um só tempo, desenvolvimento social e econômico e cuidados com o meio ambiente”, diz um trecho da nota.

BR-470: sem prazo para conclusão

Sem o aporte significativo de recursos, as obras de duplicação da BR-470, no trecho de 73,2 quilômetros entre Navegantes e Indaial, não têm prazo para a conclusão. É o que mostra estudo da Federação das Indústrias (Fiesc), realizado pelo engenheiro Ricardo Saporiti e apresentado ontem, durante reunião no Centro Empresarial de Blumenau (CEB). Para a Fiesc, a mobilização junto ao Governo Federal e a alocação de emendas parlamentares são fundamentais para concluir a duplicação. Dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mostram que são necessários R$ 458,6 milhões para a conclusão dos quatro lotes da rodovia.

Obras na SC-370

A prefeita de Urubici, Mariza Costa (Progressistas), se reuniu em Florianópolis com o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper. O deputado estadual Altair Silva (Progressistas), que intermediou o encontro, também participou, além de lideranças do município. Ficou definido que as obras na SC-370, que liga Urubici à Rio Rufino, serão retomadas assim que os trâmites forem concluídos. A empresa responsável pela obra parou as atividades e agora precisa, em reunião no próximo dia 29 na Secretaria de Infraestrutura, definir se continua, ou se o Governo do Estado licita a obra novamente.

Cidades inteligentes

Em missão organizada pela Unesc, os deputados estaduais, Ivan Naatz (PL) e Rodrigo Minotto (PDT), além do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), viajaram para Portugal. Eles foram conhecer cidades inteligentes em Lisboa, Setúbal, Mafra e Cascais. Oportunidades de negócios para catarinenses em Portugal e, uma vista ao Consulado Brasileiro em Lisboa estão no roteiro. Na foto, as lideranças aparecem na sede da TratoLixo, empresa que recolhe o lixo da região e produz energia elétrica para 32 mil famílias.

Consulado da Itália

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) anunciou na Tribuna da Assembleia Legislativa, a abertura de uma representação consular da Itália em Florianópolis. O espaço será voltado, principalmente, ao fomento do intercâmbio comercial e cultural entre Santa Catarina e o país europeu. A informação foi repassada ao deputado pelo cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia. O Governo do Estado cederá duas salas para a instalação do escritório no Espaço da Articulação Internacional, que funcionará onde tem a Junta Comercial do Estado (Jucesc).

Praia de Jurerê

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) entregará a Licença Ambiental Prévia (LAP), para a obra de alargamento da faixa de areia da Praia de Jurerê, no Norte da Ilha. É a primeira das três autorizações que são concedidas pelo órgão ambiental estadual para a obra, que possui investimento aproximado de R$ 25 milhões. A proposta de engordamento da Praia de Jurerê, uma das mais procuradas do Litoral catarinense, consiste na execução de um aterro hidráulico, ao longo da orla, numa extensão total de 3.380 metros. Com isso, a faixa de areia chegará a ter cerca de 30 metros.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta