Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp : 49985048148

O governador Jorginho Mello (PL) revelou que o ex-prefeito de Imbituba e atual primeiro suplente de senador, Beto Martins (PL), será o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, porém, a situação não estaria tão definida assim.

De fato, Martins é um nome que agrada a Jorginho, não somente por ser de seu partido, mas também pela experiência no setor de portos. Ontem uma fonte próxima a Beto me disse que há boas chances de ele assumir, porém, antes terá que conversar com seus parceiros no setor privado, para alinhar uma eventual ida para o governo, sobretudo, com uma empresa belga. “Esse seria o entrave, a questão privada”, relatou a fonte, destacando que o empresário passa por um bom momento em seus negócios e que, pode ser esse o único fator que o faça declinar.

Enquanto não toma uma decisão, Beto Martins já tem servido para Jorginho manter o MDB longe de uma secretaria, a qual o governo entende que precisa ser estritamente técnica devido a importância do setor logístico para Santa Catarina. A fonte revelou que lideranças emedebistas chegaram a pedir que a nova secretaria não fosse criada. Neste caso, a sugestão foi de que portos, aeroportos e ferrovias ficassem sob a responsabilidade da Infraestrutura, a qual já foi entregue para o MDB. Jorginho não só negou o pedido, como decidiu externar o nome de Martins para, conforme me disse uma liderança, segurar a pressão dos emedebistas.

O fato é que se Beto Martins não aceitar o convite, um empresário com grande conhecimento em logística deverá assumir o comando da nova secretaria. O nome até agora mantido em segredo, é defendido por grandes entidades empresariais.

Contas do Estado

O governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, concedem hoje às 14h, uma coletiva à imprensa no Centro Administrativo. Eles apresentarão o diagnóstico das contas do Estado, com base na última década. “Detectamos um comportamento atípico durante e após a pandemia da Covid-19 e julgamos importante mostrar que estamos apropriados dos números e que precisaremos trabalhar em conjunto para enfrentar a nova realidade que se apresenta”, disse Jorginho.

Questionamentos

Conversei com alguns técnicos da Fazenda. Sobre a questão da arrecadação fora da curva, ouvi que até 2017 a receita crescia o PIB mais a inflação, só que de 2018 a 2022, além do PIB mais a inflação, teve a revisão de benefícios fiscais e uma melhoria da fiscalização. “O que resultou num crescimento extraordinário de arrecadação, e o desafio de 23 a 26 é manter esse resultado”, explicou, destacando que o grande desafio é acabar com a sonegação. A preocupação mostrada por um dos técnicos é que o governo poderá parar obras pelo Estado, para dizer que as finanças não estão bem. É preciso lembrar que, além do trabalho da Fazenda que não pode ser desconsiderado, o governo passado recebeu vultuosos recursos do Governo Federal por causa da pandemia, além de não ter precisado pagar a dívida do Estado com a União por um bom período de tempo.

Lamentável

Ontem ocorreu uma importante reunião entre o governador, Jorginho Mello (PL), e os presidentes dos demais poderes. O setor de comunicação do Governo do Estado não teve a capacidade de perceber que, o encontro era de interesse público. O fato é que o setor passou as informações apenas para um veículo deixando os demais sem informação. A diretora de Comunicação Aline Vaz precisa tratar a todos com respeito. Encontros como o ocorrido ontem merecem uma comunicação de acordo com o seu tamanho, se não for pedir demais.  

Encontro com a bancada

Hoje às 10h os deputados estaduais eleitos do PL, se reúnem com o governador, Jorginho Mello. Na pauta, os primeiros dias do governo. Na verdade, esse é o motivo externado, porém, a questão da mesa diretora da Assembleia Legislativa estará na mesa. Por causa disso, o encontro dos deputados que ocorreria na hora do almoço, foi transferido para às 14h, na sala da vice-presidência do parlamento.

Bênção

O governador Jorginho Mello (PL) e sua vice, Marilisa Boehm (PL), receberam a visita do Padre Renato dos Santos, de Joinville, na tarde de ontem, no gabinete do Centro Administrativo. O padre deu a benção aos dois e reforçou o pedido de que o novo governo olhe para os menos favorecidos. “Olhem pelas pessoas. Fico muito contente com a proposta do senhor e da nossa vice de cuidarem das pessoas, ainda mais os mais necessitados. Não tenham medo de nada e de ninguém, pois Deus está convosco”. Jorginho e Marilisa possuem em comum a devoção por Nossa Senhora Aparecida. Padre Renato é um proeminente religioso que realiza um trabalho social que merece a atenção, sobretudo em relação as crianças carentes. Além disso, ocupou um lugar de destaque no setor de comunicação do Vaticano, período em que se manteve muito próximo do Papa Francisco.  

Eleição da Fecam

Ontem as duas chapas inscritas para a presidência da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), não foram homologadas. A da prefeita de Vargem, Milena Becher (PL), o motivo foi a situação irregular na entidade, do prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato, que estaria inadimplente. Já a chapa liderada pelo prefeito de Penha, Aquiles da Costa, foi indeferida pelo fato de que o prefeito de Urupema, Evandro Frigo, informou que teve o seu nome registrado sem autorização. A Comissão Eleitoral, então, autorizou a eventual formação de chapa de consenso, que deverá conter exclusivamente nomes dentre aqueles já indicados à candidatura. A nova composição deve ser apresentada até às 12h de hoje.

Recurso

O advogado Alessandro Abreu deve entrar com recurso, contra a não homologação da chapa da prefeita de Vargem, Milena Becher (PL). A alegação é que todos que foram inscritos constavam em uma lista disponibilizada pela Fecam, contendo o nome de todos os prefeitos indicados pelas associações que estavam aptos a participar da disputa. Consta na lista o nome do prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato, pivô do indeferimento. Confira:

Nova secretária

Ontem assumiu a nova secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten. Ela destacou a importância da doação ao próximo e agradeceu a oportunidade. “Eu tenho um lema de ser alguém para alguém na vida. Então, o meu grande desafio é continuar, por meio da Secretaria de Estado, a servir as pessoas. É ouvindo as pessoas, a demanda delas que a gente vai construir um estado cada vez melhor”, disse Alice.

Policiais penais

O presidente da Associação dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos do Estado de Santa Catarina (APPS-SC), Ferdinando Gregório, se reuniu com a Comissão de Excedentes Aprovados do Concurso para Policiais Penais do Estado. O encontro teve como objetivo reforçar para a Comissão a intenção da Associação em ajudar a acelerar as nomeações. “Ao todo são 458 aprovados e nós estaremos empenhados para que todos sejam nomeados o mais rápido possível”, disse o líder da categoria.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta