Fontes ligadas ao setor empresarial entraram em contato para relatar que, o nome preferido do setor produtivo para assumir a nova Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, é o de um empresário especialista em comércio exterior e logística. Na coluna de hoje escrevi que o deputado estadual reeleito, Jerry Comper (MDB), também teria sido convidado, mas o parlamentar nega qualquer possibilidade de assumir a nova secretaria.

Liderança próxima a Jerry, me contou que ele ainda analisa o cenário antes de definir se irá para a Infraestrutura, ou se ficará na Alesc.

Quanto ao empresário, o nome ainda não foi revelado. Segundo as fontes, a ideia é deixar que o próprio governador anuncie, caso a indicação seja aceita. As fontes fizeram questão de destacar que o indicado também tem grande conhecimento no setor de Portos. O currículo que mostra especializações no exterior agradou ao governador Jorginho Mello (PL).

De acordo com empresários, o nome indicado é o ideal, devido ao trânsito com as principais entidades empresariais e industrial de Santa Catarina. O empresário tem longa vivência na gestão de comércio exterior em todos os modais, inclusive, prestando consultoria para empresas de vários estados. “Ele se enquadra no discurso de se ter um governo técnico”, afirmou um dos empresários.

Outra fonte me explicou que o indicado tem pensado em ações, para todos os modais, porém, demonstrou uma preocupação especial com a questão do transporte aéreo de cargas e com os portos. Um exemplo é o Porto de Itapoá, onde podem atracar navios de 18 metros de calado, porém, nos últimos quatro anos por falta de cuidado com o canal de acesso, o espaço foi assoreado, o que fez com que outras linhas fossem utilizadas via outros portos.