Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

Três movimentos realizados ontem foram suficientes para inviabilizar o projeto do PL e do Progressistas, para o comando da Assembleia Legislativa. Em suma, os planos do governador eleito, Jorginho Mello (PL), que durante um almoço na terça determinou que a bancada liberal fechasse questão em torno de Zé Milton Scheffer (Progressistas), teve como resultado o enfraquecimento de seus deputados e o isolamento do Progressistas.

Em clara e rápida resposta, ontem na hora do almoço, PSD, União Brasil e PTB fecharam um bloco que terá sete parlamentares. Ao final da tarde, PT, PSOL e PDT fecharam mais um, que terá seis, e a noite fechou o bloco do MDB com o PSDB, que terá oito deputados. Todos os movimentos coordenados e unidos para chegar no total a 21 parlamentares, que somados ao bloco Podemos, Republicanos e Novo que tem mais cinco deputados, fecha até o momento 24 cadeiras. Somente não fecha 26, pelo fato de Camilo Martins (Podemos) e Matheus Cadorin (Novo) não estarem garantidos no grupo, mesmo assim, já há uma ampla maioria.

Segundo deputados ouvidos, os movimentos de ontem foram para valer, não se tratando de um mero recado a Jorginho. Entre os passos do futuro governador que contribuíram para a reação, estão o fechamento de questão em torno de Zé Milton, além dos convites para Alice Kuerten assumir a Assistência Social, e Mário de Aguiar para a Infraestrutura, neste caso, inviabilizando qualquer possibilidade de o MDB participar efetivamente do governo.

Outro ponto é que lideranças deixaram claro que, não é o momento de discutir nomes para a presidência e, que, o objetivo foi alcançado através de uma grande manifestação de força de um grupo que, mesmo sendo a maioria, não recebeu o tratamento adequado. “O Jorginho quis lançar o Zé Milton e a Ana (Campagnolo), sem ter voto, acreditando que o resto iria seguir. Errou”, afirmou um parlamentar.

Em suma, o PL corre o risco de ficar de fora da mesa diretora da Alesc, além de não ter votos suficientes para presidir as comissões. Os liberais querem de qualquer forma o comando das comissões de Finanças e Constituição e Justiça.

Aguiar na Infraestrutura

O presidente da Fiesc, Mário de Aguiar, foi convidado para ser o próximo secretário de Estado da Infraestrutura. Aguiar é engenheiro civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em construção civil pela FURB, em marketing pela Univille, e em gestão empresarial pela Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos. É um nome que dificilmente terá qualquer objeção e, se aceitar, terá todo o apoio do setor produtivo. Além disso, seria mais um nome de Joinville no governo de Jorginho Mello (PL).

Adjunta da Educação

A secretária de Educação de Blumenau, Patrícia Luerdes, deve ser a secretária-adjunta da Educação do governo de Jorginho Mello (PL). O que chama a atenção, é que ela foi indiciada numa investigação que culminou com a operação Agricultor Fantasma, que apura supostas irregularidades envolvendo a merenda escolar. As investigações apontaram que os valores dos alimentos adquiridos teriam supostamente sido superfaturados. Patrícia chegou a ser afastada, mas após a eleição, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), mesmo com o indiciamento, a reconduziu ao cargo. Ela é investigada por ter deixado de agir para evitar supostos crimes, a exemplo de fraude no processo licitatório.

Afastamento de delegado

Chamou a atenção que o delegado do caso, Lucas Almeida, acabou sendo removido de Blumenau, após ter começado a investigar o caso e chegar em nomes ligados a Prefeitura, incluindo o da secretária, Patrícia Luerdes. Nos bastidores, é dito que uma forte interferência política pode ter provocado a transferência de Lucas.

Setor penitenciário

Foi aprovado por unanimidade, na sessão de ontem, de autoria do Governo do Estado, o Projeto de Lei Complementar que estabelece uma nova proposta de legislação para os fundos rotativos penitenciários, utilizados principalmente para a aquisição, transformação e revenda de mercadorias no âmbito das penitenciárias, além de auxiliar no custeio e na manutenção dos estabelecimentos prisionais. Segundo o deputado, Valdir Cobalchini (MDB), a matéria também tratava de remoção de servidores do sistema prisional. Em plenário, os deputados fizeram alterações que possibilitarão que a remoção de policiais penais e agentes socioeducativos que, estejam em estágio probatório, seja feita por permuta.

Vitória de Topázio

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (Republicanos), conseguiu uma grande vitória política, ontem na Câmara da Capital. Ele conseguiu a aprovação da Reforma Administrativa com 17 votos a favor, de um total de 21 vereadores. O placar só não foi maior, porque o vereador Marquinhos da Silva e Renato da Farmácia, não votaram. Alguns nomes se destacaram no projeto, a exemplo do secretário da Casa Civil, Carlos Eduardo Mamute, que fez um esforço concentrado na Câmara, além do atual presidente, Roberto Katumi (PSD), e do próximo presidente, João Cobalchini (UB), que encontrará uma base sólida. A leitura que se faz, é que Topázio terá tranquilidade para trabalhar as suas pautas na Câmara, devido ao diálogo construído com os vereadores. Amanhã abordarei alguns pontos da reforma.    

Câmara de Joinville

O vereador Diego Machado (PSDB) é o novo presidente da Câmara Municipal de Joinville. Com apenas 34 anos, foi o segundo vereador mais votado do município. Ontem, ele recebeu 19 votos.

Oficiais

Acontece hoje a posse da nova diretoria da Associação Barriga Verde dos Oficiais Militares de Santa Catarina (ABVO). O ato será às 20h, na sede da entidade. A coronel da reserva, Claudete Lehmkuhl, que foi reeleita, será empossada. Também serão empossados os coronéis da reserva: 1º vice-presidente, Givanildo Ferreira de Arruda Filho; 2º vice-presidente, Daiany Alves dos Anjos Fernandes; diretor financeiro, Rogério Luiz Zatariano e como diretor administrativo, capitão André Canever.

Artigo

O que podemos esperar

“Santa Catarina é um estado que se destaca no cenário nacional pela sua economia pujante, índices invejáveis, e pelo seu povo extremamente empreendedor, culto e trabalhador. Mesmo com todas essas características, também temos as nossas deficiências, muitas delas por falta de investimentos federais. De tudo que repassamos ao Governo Federal não recebemos mais que 8% de retorno para investimentos na nossa infraestrutura.

Nossas estradas federais são precárias e deixam a desejar no quesito segurança. Estão congestionadas e sem manutenção adequada. E ainda temos outras grandes necessidades de infraestrutura, como saneamento básico, carências em saúde e segurança, e tantos outros quesitos.

Em relação ao Governo Estadual, não tenho dúvida que teremos uma gestão por resultados, com secretários competentes e preparados para suas funções. O governador eleito Jorginho Mello tem grande habilidade política. Seu histórico como homem público, íntegro e do bem nos dá a direção que estaremos muito bem representados. Tudo indica que o governador Jorginho possa ter resistência no contexto Federal por fazer parte de uma ala oposicionista ao Governo PT. Sua habilidade de tratar questões difíceis, politicamente falando, só o tempo dirá. Nossa intenção é trabalharmos juntos e estarmos unidos na construção de uma sociedade catarinense cada vez mais próspera e justa.

Na esfera Federal muitas dúvidas pairam no ar. Nosso histórico de Governo PT não traduz aquilo que precisamos: uma economia aberta e menos dependente da política. Temos grandes riscos de não conseguirmos avançar nas inúmeras conquistas que já tivemos em relação a reformas, concessões e privatizações. O Brasil tem recursos naturais incalculáveis. O agronegócio brasileiro alimenta o mundo. Não podemos correr o risco de perdermos nossas conquistas por falta de segurança jurídica e constitucional. Passaremos por momentos difíceis e de muita incerteza” – presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta