Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no botão para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

Um nome bem conhecido no setor elétrico é o provável próximo presidente da Celesc. Ênio Branco, que já ocupou o cargo de diretor econômico-financeiro da companhia catarinense, além do cargo de diretor de Relações com Investidores, é o preferido dos empresários que participaram de um almoço no sábado passado em Florianópolis, que relatei com exclusividade. No encontro que contou com a presença de um enviado do governador eleito, Jorginho Mello (PL), a pauta foi a nomeação de um nome que trabalhe pela mudança do controle para os acionistas privados.

O que chama a atenção é que desde 2018, quando deixou a Celesc, Branco passou a trabalhar para a Energias de Portugal (EDP), um dos grupos empresariais mais expressivos do mundo e que, se tornou o maior acionista privado da Celesc, detendo 33% das ações ordinárias e 20% do capital total da estatal catarinense. Tudo isso, a partir da constituição do Consórcio Aliança, representado pela EDP que tem uma participação de 90%, enquanto que 10% são da Celesc.

Não é de hoje que a EDP e o segundo maior acionista privado, o empresário Lírio Parisotto, que, aliás, esteve no almoço de sábado, querem a mudança do controle acionário. Vale lembrar que em março passado, a EDP ameaçou vender a sua participação caso a Celesc não fosse privatizada. Portanto, se Ênio for confirmado para a presidência, será um passo em direção a privatização. Uma fonte que tem relações próximas ao empresário, me disse que ele é o nome certo para preparar a empresa, para a missão de mudar o controle para os acionistas privados. “É o mesmo que ele fez com a Companhia Energética de Goiás (CELG) ”, afirmou a fonte.

Para acontecer a mudança do controle acionário da Celesc, é preciso que o presidente seja a favor e que, se tenha a maioria no conselho que já estaria formada a favor da mudança. Além disso, tem a necessidade de uma mudança na Constituição do Estado, que hoje veda a mudança do controle. Para isso, seriam necessários 24 votos, no mínimo, na Assembleia Legislativa. Vale lembrar que Jorginho assinou um compromisso durante a campanha, se comprometendo a não mexer no controle acionário, mantendo o Estado como o principal acionista.

Almoço da bancada

Hoje a bancada do PL na Assembleia Legislativa se reúne para um almoço com o governador eleito, Jorginho Mello (PL). É grande a expectativa em relação aos encaminhamentos.

Assistência Social

Um nome que agrada muito ao governador eleito, Jorginho Mello (PL), é o de Alice Kuerten, para ocupar a Secretaria de Estado da Assistência Social. Alice é mãe do ex-tenista Guga Kuerten e preside um instituto que leva o nome do filho. A princípio, Jorginho deseja ter um nome não político no social. Quanto a Alice, algumas movimentações já teriam sido feitas. Vale lembrar que em 2019, Jorginho entregou para Alice no Senado, a comenda Zilda Arns.

Não pegou bem

O governador eleito, Jorginho Mello (PL), confirmou presença, mas não compareceu ao seminário de 20 anos do Sapiens Park. Organizadores aguardavam a presença do próximo governador para às 18h, mas ele não compareceu e não enviou justificativa. O setor lamentou o ocorrido.

Contas aprovadas

O senador eleito, Jorge Seif Júnior (PL), teve as suas contas de campanha aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Apesar de aprovarem por unanimidade, os magistrados apresentaram algumas ressalvas.

UPA de Itapema

Ontem a prefeita de Itapema, Nilza Simas (PSD), entregou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para os munícipes. Segundo ela, essa é a primeira etapa do complexo hospitalar. A UPA recebeu o nome de Antônia Maria Bernardes, que foi a precursora das primeiras-damas de Itapema. Neste primeiro momento o espaço será para receber pacientes com síndromes respiratórias, todos os dias das 8h à meia noite.

Candidato em Joinville

O deputado federal, Rodrigo Coelho (Podemos), que não se reelegeu, anunciou ontem em entrevista à Jovem Pan News de Joinville, que será candidato a prefeito de Joinville. Coelho também disse que não há motivo para mudar de partido.

TRF 4

Ontem o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) empossou 12 novos desembargadores federais em sessão solene realizada em Porto Alegre. O evento contou com a presença de autoridades, magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região, além de familiares e convidados dos novos desembargadores. Duas catarinenses foram empossadas. Pelo Quinto Constitucional, Ana Blasi, enquanto que pela vaga aos juízes de carreira, Gisele Lemke, que nasceu em Blumenau, mas fez carreira no Paraná.

Leia a coluna

Aproveite para ler a coluna do Paulo Gouvêa. Acesse:

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta