...
Alesc Almir Vieira Ivan Naatz Jair Bolsonaro Jorginho Mello Mário Hildebrandt MDB

Naatz gera descontentamento no MDB; Ministro virá a SC para avaliar estragos das chuvas; MP quer a prisão de homens acusados de tortura por divergência política, entre outros destaques

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

O MDB catarinense mira no líder do PL na Assembleia Legislativa, Ivan Naatz, como o principal articulador da candidatura do deputado, Zé Milton Scheffer (Progressistas), para presidir o parlamento nos dois primeiros anos da próxima legislatura. Fontes emedebistas não negam a contrariedade em relação a Naatz.

Vale lembrar que o líder dos liberais é o homem da confiança do governador eleito, Jorginho Mello (PL), para os assuntos do parlamento e, tem simpatia pela candidatura de Scheffer, ao mesmo tempo que tem conversado com Mauro De Nadal (MDB) visando construir um entendimento.

Uma das lideranças do MDB com quem conversei, destacou que mesmo apoiando Scheffer, Naatz tem dialogado com Mauro. Já outro parlamentar me disse que a atitude do deputado do PL em relação ao deputado do Progressistas, no futuro pode dificultar a relação entre a bancada emedebista e o governo. “O Jorginho precisa respeitar a Assembleia para que nós façamos a escolha da mesa diretora sem interferências. O parlamento tem que ter autonomia. Além disso, será muito mais fácil construir uma base se não entrar em bola dividida”, afirmou.

O fato é que Mauro e Zé Milton seguem trabalhando para construir. De Nadal tem conquistado a simpatia de alguns partidos, enquanto que o deputado do Progressistas trabalha calado.

Procurei Ivan Naatz que negou que esteja fazendo qualquer movimentação pró-Scheffer. Segundo ele, a bancada do PL tem os seus interesses e, quem os atender, ganhará os votos. “São interesses republicanos. Pode ser o Zé Milton, ou o Mauro”, disse o líder do PL.

Enchentes

O governador eleito, Jorginho Mello (PL), anunciou que o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, virá a Santa Catarina na próxima segunda-feira, para se reunir com deputados e senadores da bancada federal catarinense, para avaliar os estragos feitos pelas chuvas dos últimos dias. A reunião está prevista para acontecer na sede da Defesa Civil estadual, em Florianópolis às 10h. Ferreira acompanhará a situação dos municípios atingidos e ouvirá os pleitos dos representantes do estado. O pedido da visita surgiu na reunião do fórum parlamentar catarinense, coordenado pelo deputado Darci de Matos (PSD), com representantes da Defesa Civil nacional, que aconteceu nesta semana, em Brasília. O Ministério do Desenvolvimento Regional é a pasta responsável pela liberação de recursos por perdas em desastres naturais. 

Secretariado

Por causa da visita do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, o anúncio dos nomes do secretariado do próximo Governo do Estado, que estava previsto para acontecer às 10h, na segunda-feira, foi antecipado para as 9h no auditório da Defesa Civil em Florianópolis, mesmo local da reunião com o ministro.

Futuro de Hildebrandt

Algumas lideranças do PL aguardam por uma decisão do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), sobre a sua filiação ao Partido Liberal. Hildebrandt que não conseguiu eleger nenhum dos candidatos que apoiou, teria dado sinais de que se filiaria ao PL. Com a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) o prefeito se calou. Uma liderança me disse que, se Hildebrandt não se filiar, a atitude poderá ser vista como oportunismo, como se a ida para o partido estivesse condicionada a vitória de Bolsonaro.

Senadora envia nota

“A senadora Ivete da Silveira, por meio da assessoria de imprensa, nega que esteja com algum problema de saúde. A parlamentar está sim em Brasília, desde a semana passada, participando ativamente das sessões plenárias do Senado, atendendo as pessoas que a procuram no gabinete, presidindo sessões solenes do Congresso Nacional como aconteceu nesta segunda-feira dia 28, além de manter encontros de trabalho junto a ministros em busca de recursos para Santa Catarina. Sobre o plano de trabalho da parlamentar, a intenção é se dividir entre as atividades no Senado Federal representando o estado e ter um escritório em Joinville para atender a população” – Assessoria da senadora Ivete Appel da Silveira

Suposto pagamento indevido

O ex-prefeito de Tangará, Nadir Baú (UB), enviou cópia dos cheques utilizados para o pagamento de Leocenira Alves de Góes, contratada para entregar panfletos para a sua campanha. Baú disputou uma vaga à Assembleia Legislativa e na prestação de contas, aparece um pagamento de R$ 106 mil para a panfletista, além de constar no contrato que ela era a coordenadora geral da campanha. O assunto foi abordado pela coluna no dia de ontem. Segundo o ex-candidato, não passou de um erro contábil que será corrigido. Leocenira que mora numa casa humilde na Linha Gruta em Fraiburgo, afirma que o dinheiro nunca entrou na sua conta. Ela chegou a tirar um extrato de uma conta que usa para receber o Auxílio Brasil, para comprovar que o valor nunca lhe foi depositado. A Justiça Eleitoral e o Ministério Público ainda não se manifestaram. Em contato, Nadir Baú escreveu que tem 20 anos de vida pública, que sempre fez as coisas corretamente e que nunca mancharia o seu histórico.

Federação das Indústrias

Na próxima quarta-feira (07), a direção da Fiesc concederá uma coletiva à imprensa para apresentar o balanço econômico do ano e, as perspectivas para 2023. O encontro será na sede da entidade em Florianópolis e será transmitido pelo canal da Fiesc no Youtube.

TCE fiscaliza

O Tribunal de Contas está realizando uma megaoperação na área de resíduos sólidos. A chamada Fiscalização Ordenada tem 20 equipes em campo até o fim da semana, buscando informações em 80 municípios de todas as regiões do Estado. Os dados serão validados no retorno do trabalho de campo e servirão para que o Tribunal tenha base ampla para saber como está a prestação destes serviços em Santa Catarina.

Câmara de Blumenau

O vereador Almir Vieira (Progressistas) é o presidente eleito da Câmara de Vereadores de Blumenau, para o biênio 2023-2024. Também irão compor a Mesa Diretora como vice-presidente, Maurício Goll (PSDB), primeiro-secretário Ailton de Souza, o Ito (PL) e, segunda-secretária, Cristiane Loureiro (Podemos). A votação teve chapa única.

Posse da Acafe

Devido aos transtornos gerados pelas fortes chuvas, o Sistema Acafe informou a transferência do ato de posse de seus novos dirigentes, para o próximo dia 12, às 19h, no Auditório da Univali, em Florianópolis.

Tortura 1

O Ministério Público denunciou dois homens pela suposta prática do crime de tortura na Comarca de Itapema. O juiz negou o pedido de prisão preventiva dos acusados, o que levou a 2ª Promotoria de Justiça a recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça, que ainda não se pronunciou sobre o caso. De acordo com o MP, no dia 20 de novembro dois homens teriam constrangido a vítima com violência e grave ameaça, seguido de sequestro. A vítima havia publicado um vídeo desdenhando dos ocupantes de um acampamento de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Tortura 2

Ainda de acordo com a denúncia do Ministério Público, ao tomar conhecimento de vídeo gravado pela vítima, os denunciados, acompanhados de outras pessoas ainda não identificadas, combinaram com a vítima um frete fictício de um sofá. Eles levaram o homem a um endereço em Meia Praia, Itapema, onde passaram a constrangê-lo com violência e grave ameaça, por meio de tapa no rosto, imobilização, empurrões e intimidações verbais. A vítima ainda foi forçada a ir até o acampamento às margens da BR-101, onde foi obrigada a ficar no local pelo período de cinco horas. Diz o MP que durante este período, os acusados forçaram o homem a adotar comportamentos contra a sua vontade, o obrigando a pedir desculpas pelo deboche, além de ter que proferir palavras de apoio ao presidente. Ele também foi forçado a balançar uma bandeira às margens da rodovia, sendo tudo filmado e exposto em redes sociais.

Café Cultural

O Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), com apoio do Núcleo de Ética da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej) e da Associação Fraterna Santo Ivo, promoveu ontem no Hotel Quinta da Bica D’água, em Florianópolis, mais uma edição do tradicional Café Cultural. No prestigiado evento, personalidades, intelectuais e jurídicas acompanharam a palestra do colunista do SCemPauta, Thiago de Miranda Coutinho, que abordou a temática “Ética e Responsabilidade na Mídia Brasileira: um olhar jurídico”. Coutinho foi muito aplaudido no final.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta