Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

O Partido Liberal vai trabalhar para que o deputado estadual reeleito, Zé Milton Scheffer (Progressistas), seja o presidente da Assembleia Legislativa nos primeiros dois anos da próxima legislatura. A informação foi confirmada por um membro do Progressistas, destacando que o parlamentar que estará em seu quarto mandato, tem habilidade para conduzir a Alesc.

Segundo a fonte do Progressistas, deve ser anunciada na próxima semana a formação de um bloco com o Podemos, Novo e Republicanos, o que deve garantir pelo menos, oito votos a favor de Scheffer, que somados aos do PL chegariam a 19. Pelos liberais a condução tem sido feita pelo atual líder da bancada do partido na Alesc, Ivan Naatz, que também já estaria em conversa com os deputados, Rodrigo Minotto (PDT), que foi reeleito, e o delegado Egídio Ferrari que é do PTB, partido que após a fusão com o Patriota, deverá se chamar Mais Brasil. O apoio do tucano Vicente Caropreso (PSDB) é dado como certo. A surpresa é que o Partido dos Trabalhadores também deverá ser procurado nos próximos dias para engrossar a lista. Neste caso, já estão sendo previstas dificuldades devido a questão ideológica, muito embora, o espírito de corpo na Assembleia e a negociação de espaços é visto como um fator de superação de divergências.

A costura que, segundo informações de bastidores, está sendo conduzida pelas futuras bancadas, agrada ao governador eleito, Jorginho Mello (PL), que pensa na governabilidade sem precisar negociar espaços com partidos como o PSD e o MDB. Os movimentos também, contrapõem a busca de Mauro De Nadal (MDB) que deseja voltar à Presidência da Alesc.

Adversário

Quem deseja a todo custo assumir uma secretaria no governo de Jorginho Mello (PL), é o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB). O sonho dele é assumir a Secretaria de Estado da Infraestrutura, porém, segundo fontes do PL, Lunelli deseja o cargo para se promover pensando na próxima eleição estadual, o que o torna um adversário natural de Jorginho. Por causa disso, acreditam ser praticamente impossível que qualquer espaço de primeiro escalão seja dado a ele.

Segurança Pública

A possibilidade do atual diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasquez, vir a se tornar secretário de Estado da Segurança Pública, deverá causar algumas dores de cabeça ao governador eleito, Jorginho Mello (PL). Corre nos bastidores que a nomeação de Vasquez seria um pedido do presidente, Jair Bolsonaro (PL), porém, já há reações contrárias dentro das forças de segurança de Santa Catarina. Além disso, alguns advogados ameaçam entrar na justiça contra a nomeação, caso Silvinei Vasquez seja afastado do cargo que atualmente ocupa, a pedido do Ministério Público Federal, que aguarda uma decisão do judiciário. Segundo o MP, Vasquez teria usado a PRF na eleição em favor de Bolsonaro. Outra questão, é que para nomear um secretário para a Segurança, Jorginho terá que mudar o atual modelo de colegiado criado pelo governo de Carlos Moisés da Silva (Republicanos).  

Novo partido

Conforme já divulguei o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, está amadurecendo a ideia de deixar o PSD e partir para um novo projeto. Ele deve ir a Brasília nesta semana conversar com o presidente, Jair Bolsonaro (PL). O Partido Liberal é um dos caminhos estudados e um encontro com o governador eleito, Jorginho Mello (PL) também está previsto. Antes de tomar uma decisão, Rodrigues pretende reunir prefeitos e demais lideranças ligadas a ele, para construir o que chamou de novo projeto político.

Cargos em gabinete

O deputado estadual eleito, Matheus Cadorin (NOVO), abriu processo seletivo para a contratação da equipe que vai atuar em seu gabinete. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20. O processo seletivo inclui as seguintes etapas: inscrição no site oficial e envio do currículo, análise das informações pelo conselho de seleção, entrevista online e entrevista presencial em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.matheuscadorin.com.br

Nova ponte

Licitada desde setembro, a ponte sobre o Rio Uruguai que liga Itapiranga em Santa Catarina e Barra do Guarita no Rio Grande do Sul, terá o seu projeto elaborado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu a ordem de serviço. O projeto é licitado em três escopos, e somente dois receberam ordem de serviço para o lado catarinense. A parte do RS ainda não recebeu a ordem, o que deve acontecer futuramente. A ponte é um pleito da Facisc.

Neonazismo

Oito homens suspeitos de integrar uma célula neonazista interestadual tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva, no final da tarde de ontem, após manifestação da 40ª Promotoria de Justiça da Capital, especializada no combate aos crimes de racismo, de ódio e intolerância.  O grupo foi preso em uma operação que contou com o apoio do Ministério Público. Os criminosos estavam reunidos para um suposto encontro anual da célula em um sítio na cidade de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. Os policiais apreenderam revistas, panfletos e outros objetos com símbolos de grupos supremacistas, além de telefones celulares e computadores. Os presos têm entre 22 e 48 anos e foram autuados pela prática dos crimes de associação criminosa e racismo.

Os integrantes

Quatro dos envolvidos com Nazismo são do Rio Grande do Sul, um de Santa Catarina, um do Paraná, um de Minas Gerais e um de Portugal. Entre os presos, há integrante de um grupo skinhead internacional. Um outro ainda foi autuado por porte ilegal de arma de fogo por ter sido flagrado com munições. O material apreendido irá agora passar pela perícia técnica. Após concluir o inquérito policial, a Delegacia o encaminhará para a 40ª Promotoria de Justiça para as medidas cabíveis. O promotor de Justiça, Luiz Fernando Pacheco, ressalta que as investigações até o momento indicam que o grupo age com forte exaltação à ideologia fascista e apologia ao nazismo.

Palestra

O Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), junto do Núcleo de Ética da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC), da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ) e a Associação Fraterna Santo Ivo, realizará para um público formado por advogados e acadêmicos, um tradicional “Café Cultural”. Nesta edição, o prestigiado evento terá como tema: “Ética e a Responsabilidade da Mídia Brasileira: um olhar jurídico”, a ser ministrado pelo colunista do SCemPauta, Thiago de Miranda Coutinho. Ele é graduando em Direito e Especialista em Inteligência Criminal, tendo destacada atuação no meio acadêmico e jurídico. Thiago também é coautor de três livros sobre direito e escritor de diversos artigos reconhecidos nacionalmente. O evento será em prol da Associação Fraternidade Santo Ivo e vai acontecer no próximo dia 1º de dezembro, às 18h, no Hotel Quinta da Bica D’Agua, na Capital. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail iascsecretaria@gmail.com e custam R$50,00 (incluso café colonial). As vagas são limitadas!

Combate as drogas

No próximo dia 19 o Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN) irá comemorar 40 anos de criação. A foto é da Sessão Solene realizada na Alesc, na segunda-feira (14), que teve como proponente o deputado estadual, Ismael dos Santos (PSD), que se elegeu a deputado federal. Quem recebeu a placa foi o advogado, Fernando Henrique da Silveira, que preside o conselho.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta