Santa Catarina possui uma base empresarial forte, construída com muito trabalho, durante os anos. No segundo trimestre de 2022, foram totalizados 4,1 milhões de trabalhadores, com 96,1% de ocupação e 87,4 % tendo carteira assinada, sendo o maior percentual do país.

Temos uma importante distribuição dos tamanhos e setores empresariais, gerando um consistente tecido econômico. Isso proporciona resiliência ao enfrentamento dos grandes problemas, como a recente pandemia do Coronavírus e o conflito Rússia-Ucrânia.

No entanto, temos muitas áreas que necessitam de atenção:  infraestrutura de transportes, energia, telecomunicações e saneamento, além da necessidade de incentivos específicos para que setores estratégicos produtivos e empreendedores possam se consolidar e crescer. Mas é fundamental melhorar as rodovias que interligam o sistema produtivo, ou seja, a origem-destino dos produtos, bem como a conexão aos portos. Como consequência, os custos dos produtos poderão ser reduzidos, aumentando a competitividade de nosso estado. 

Com relação à energia, ainda temos o desafio de ampliar a rede elétrica bifásica e trifásica em regiões industriais, bem como incentivar a geração de energia sustentável e distribuída, como é o caso da energia solar, por exemplo. De igual forma, também precisamos de avanços com relação ao gás natural em SC, principalmente sobre os custos tarifários, e a interiorização da rede de distribuição.  Torna-se urgente reavaliar os valores das tarifas praticadas, já que estamos com uma das mais altas do país. 

A disponibilização do gás em regiões mais distantes da rede principal poderá ser feita pelo sistema de small gás, ou seja, a distribuição do gás em pequenas quantidades, utilizando caminhões, como é realizada em Portugal, Chile e também no estado de São Paulo. Ainda sobre os incentivos que muitos consideram benesses para os empresários, eles são, na verdade, mecanismos que tentam corrigir as distorções da excessiva tributação no setor produtivo. Portanto, esses incentivos e uma boa infraestrutura são fortes elementos para a melhoria do ambiente de negócios e tornam-se combustíveis para a atração de novos investimentos e crescimento dos atuais negócios.