Bolsonaro volta à SC; Lula deve vir na última semana da eleição; Investigação contra Tasca deve ir para a 1ª instância entre outros destaques
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Entre os dias 19 e 21 deste mês, servidores da Procuradoria Geral do Estado, incluindo o procurador-geral, Alisson de Bom de Souza, participarão em São Paulo da maior Feira-Congresso para o setor jurídico da América Latina. Ao todo, 16 procuradores foram autorizados a participar.
O parecer do diretor de Administração da PGE, Yuri Carioni Engelke, favorável a ida dos procuradores, gerou contestações dentro da própria procuradoria, uma vez que, segundo alguns servidores que falaram na condição de anonimato, somente os ocupantes de cargos de chefia foram chamados, sem nenhum critério técnico. “Somente ocupantes de cargos comissionados”, afirmou uma fonte.
De acordo com um levantamento feito internamente na PGE, o custo deve chegar à casa dos R$ 100 mil, entre passagens, hotel e outros gastos. Procurado, Alisson de Souza explicou que os custos são da própria procuradoria, uma vez que o órgão tem uma receita própria através dos honorários das ações defendidas em favor do Estado.
Além disso, Souza destaca que a capacitação é de extrema importância para a PGE, uma vez que será revertido ao próprio cidadão. A questão é que o procurador não lembrou que é provável que muitos dos atuais servidores, não seguirão na procuradoria.
Bolsonaro em BC
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participa hoje de manhã de um evento com prefeitos que apoiam a sua reeleição. A organização acredita que um pouco mais de 200 prefeitos devam comparecer ao evento que acontecerá no Expocentro, a partir das 09h. Bolsonaro vem a Santa Catarina a convite do senador eleito, Jorge Seif Júnior (PL), e deve reforçar o seu apoio à eleição do senador, Jorginho Mello (PL), ao Governo do Estado.
Lula em SC
Recebi a informação que deve ser confirmada nos próximos dias, a vinda do ex-presidente Lula (PT) a Santa Catarina. A visita deve acontecer na última semana da eleição em apoio ao candidato a governador, Décio Lima (PT).
Força de BC
Com a eleição a deputado estadual do vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto (PL), a Dubai brasileira ganha mais musculatura no cenário político estadual. Humberto sai do cenário local, já que por questões óbvias não deverá disputar a Prefeitura na próxima eleição. Por outro lado, terá a oportunidade de estadualizar o nome, o que fará com que Balneário amplie a sua força política, uma vez que o prefeito Fabrício Oliveira (PL) também deverá ter um espaço de destaque, futuramente, em um possível governo de Jorginho Mello (PL).
Campanha impulsionada
Matéria do Valor Econômico aponta para um suposto uso da estrutura de comunicação e assessoria de imprensa das lojas Havan, que pertencem ao empresário Luciano Hang, para a divulgação de eventos, fotos, entrevistas, discursos e agenda de campanha do então candidato Jorge Seif Júnior (PL), eleito ao Senado. Segundo a matéria, releases de divulgação da campanha foram disparados do e-mail imprensa@havan.com.br, uma conta corporativa da marca. Distribuídos durante o período de campanha, os releases de promoção do candidato traziam o logotipo da Havan e ofereciam os telefones da própria empresa para quem precisasse de mais informações sobre os eventos com Seif. Conforme advogados especializados em direito eleitoral, a prática pode configurar financiamento de campanha por parte de pessoa jurídica, o que é proibido.
Convite
A matéria do Valor Econômico destaca que em 19 de setembro passado, veículos de comunicação cadastrados receberem do e-mail da Havan o release “Luciano Hang e Jorge Seif convidam para coletiva de imprensa”. O material informava que o candidato e o empresário visitariam cinco municípios catarinenses no dia seguinte: Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Mafra e São João Batista. Em cada parada seriam recebidos por empresários, prefeitos e “lideranças locais”. Um trecho do release reproduzia uma fala de Hang pedindo votos a Seif: “É o meu candidato e o candidato do presidente Bolsonaro. Precisamos eleger o presidente e também levar para Brasília candidatos que estão comprometidos com as mudanças do nosso país”. Além do logo da Havan com os telefones da empresa, o e-mail oferecia uma foto posada de Seif com Hang, ambos fazendo “V” com os dedos a formar um 222, o número eleitoral do então candidato.
Contraponto
Segundo o Valor Econômico, procurado, o advogado do senador eleito, Jorge Seif Júnior (PL), Lucas Zenatti, não negou o uso da estrutura de comunicação da Havan na divulgação da campanha de seu cliente. Afirmou ainda que Seif não teve conhecimento da situação e que “se foi feito, foi por liberalidade da Havan” e “à revelia da campanha”. Hang, segundo ele, “se colocou à disposição como ativista” e a campanha “seguiu estritamente a legislação eleitoral”.
Faltou humildade
Ontem conversei com uma liderança que tentou ajudar a campanha do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Segundo a fonte, faltou humildade a Moisés que superestimou a própria força. A liderança foi além, ao destacar o caso dos respiradores da Veigamed como um dos grandes responsáveis pelo fracasso do atual governador na eleição. “Eu defendia que ele se mostrasse humilde, que falasse com a sociedade e pedisse desculpas, mesmo que não tenha sido ele o responsável. Se tivesse tido a humildade e a coragem de fazer isso, a sociedade o teria visto com outros olhos”, afirmou.
Caso Tasca
A partir da exoneração do coronel Jorge Eduardo Tasca do cargo de Secretário de Estado da Administração e, sua posterior nomeação como Assessor Especial do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), foi pedido o envio da segunda investigação contra ele, a qual informei ontem, para o primeiro grau. É que ao deixar a Secretaria, Tasca perde a chamada prerrogativa de função. A investigação está sendo presidida pelo delegado, Jeferson Prado, que retornou para a titularidade da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), por decisão do delegado-geral, Marcos Ghizzoni. Prado é conhecido no meio policial por ser um dos melhores em atuação e, segundo uma fonte, ele chegou a ser afastado da DEIC por causa da investigação envolvendo pessoas ligadas ao governo.
Retorno
Além do delegado Jeferson Prado, quem também foi convidada a retornar ao cargo foi a delegada Beatriz Ribas, que havia sido afastada da Delegacia de Repressão aos Crimes Ambientais. Ela foi afastada após uma operação em que prendeu seis construtores da Capital e, cumprido mandados de busca e apreensão de documentos contra dois agentes públicos, sendo um servidor estadual, e outro comissionado da Prefeitura de Florianópolis. Beatriz não aceitou e segue no Norte do estado. A informação é que as investigações retomaram o seu ritmo com o delegado, Fábio Faustino.
Conquista
O senador Esperidião Amin (Progressistas) e a deputada federal, Angela Amin (Progressistas), participaram de uma reunião remota com diretores da Companhia de Participações em Concessões Aeroportos (CCR Aeroportos), para tratar sobre o terminal de Navegantes. O diretor de Operações da CCR, comandante Miguel Dau, informou a Amin que foi aprovado o novo projeto que recoloca a segunda pista no Masterplan do terminal. “Nós tínhamos razão em dizer que seria um grave prejuízo para a economia de Santa Catarina e do Brasil. Não preservarmos no projeto do aeroporto de Navegantes a segunda pista, em função da vitalidade do nosso vale do Itajaí, da nossa capacidade catarinense de exportação de produtos de valor agregado com tecnologia. Tudo isso, justificava e, agora se confirma com a preservação da segunda pista”, disse Amin.
Aeroporto de Chapecó
A empresa Socicam está pagando uma multa diária ao município de Chapecó, por causa do atraso nas obras do novo terminal do aeroporto Serafin Enoss Bertaso. A equipe jurídica da Prefeitura está atenta a situação e, a informação é que o Ministério Público deverá ser informado. Além do atraso, a empresa causou um verdadeiro transtorno aos inúmeros passageiros que usam diariamente o terminal.
Doação de cavalos
A Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) de Palhoça, informa que 10 cavalos estão disponíveis para adoção, dentro do projeto articulado junto com a Cavalaria da Polícia Militar. “São cavalos vítimas de maus tratos ou que foram abandonados e nós efetuamos o recolhimento, dentro do que prevê a nossa legislação e os termos do convênio firmado com a PM”, informou o diretor da Dibea, Fabiano Souza. Quem tiver interesse em adotar um animal deve contatar a Diretoria de Bem-Estar Animal pelo telefone 3242-1512 ou pelo WhatsApp 99634-2260. Há alguns requisitos para que o cidadão possa receber a doação, como oferecer um espaço adequado para o animal e não utilizar o cavalo para realizar trabalhos.
Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |