Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

Santa Catarina chega à reta final de uma das campanhas mais disputadas. O fato que ajudou neste equilíbrio é que o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), ao contrário de governadores anteriores que disputaram à reeleição, chega à disputa em um patamar de intenção de votos muito menor, se comparado a outros pleitos.

Moisés não conseguiu ter o mesmo desempenho dos que o antecederam e se reelegeram, apresentando sempre um percentual aquém do limite aceitável, para quem tenta se reeleger. Além disso, nenhuma grande aliança foi construída, ao ponto de desequilibrar o pleito.

Portanto, Moisés nesta sexta-feira, entra na reta final brigando para não ser o primeiro governador que busca à reeleição, a ficar no primeiro turno. Para isso, a palavra de ordem na campanha é não baixar a guarda até o último minuto. A leitura feita é que hoje o senador, Jorginho Mello (PL), já pode aparecer na frente de Moisés, situação que gerou uma certa tensão na campanha do atual governador.

Outro nome que a campanha está de olho é Gean Loureiro (UB), devido à baixa rejeição e o crescimento que o ex-prefeito de Florianópolis tem apresentado nas últimas semanas. Tanto é verdade, que os ataques da campanha de Moisés focaram em Loureiro e, na avaliação de assessores, essa situação impediu o que consideram que seria um desastre, que seria chegar na última semana muito atrás nas pesquisas.

Quem também não pode ser esquecido é o senador, Esperidião Amin (Progressistas). Acontece que a dificuldade imposta a uma das maiores lideranças da política catarinense, é justamente o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que pende a favor de Jorginho Mello (PL). Vale lembrar que Amin, assim como o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que apoia Gean, também são apoiadores do presidente. A questão é que ao aceitar vir ao estado participar de um evento político em prol de Jorge Seif Júnior (PL), Bolsonaro abre espaço para um efeito favorável a Jorginho, que também participará da agenda em Joinville.

Por fim, entre os nomes com chance, o petista Décio Lima é uma grande incógnita. Acontece que o ex-presidente Lula (PT) que disputa mais uma eleição à Presidência da República, tem mais de 20% de intenção de votos aqui no estado. Resta saber o quanto disso chegará a Décio, dependendo da situação, poderia mudar o cenário. Acontece que, pelos levantamentos apresentados até o momento, o cenário aponta para um teto já alcançado pelo petista, por causa de um comportamento de parte do eleitor de Lula. Votam no líder petista para a Presidência, mas não no PT aqui em Santa Catarina. Será um final de semana movimentado.

Voto útil 1

Uma fonte do PT me relatou que o crescimento do candidato ao Senado, Jorge Seif Júnior (PL), tem sido considerado perigoso por muitas lideranças petistas e de esquerda, que já se mobilizam para fazer o voto útil no ex-governador, Raimundo Colombo (PSD). Um dirigente partidário admitiu que a tendência já foi detectada, porém, a falta de sintonia no alto comando das campanhas majoritárias da Frente Democrática, no caso, Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB), está dificultando a operação para estancar esse movimento migratório de votos e apoios. Outra fonte consultada foi além, ao afirmar que ao sentir que Décio não chegará ao segundo turno, é possível que ocorra o mesmo movimento na disputa ao Governo do Estado.

Fake é rechaçada

Ontem circularam algumas informações plantadas, de que o deputado estadual, Júlio Garcia (PSD), não apoiaria a eleição do ex-governador, Raimundo Colombo (PSD), para apoiar a reeleição do senador, Dário Berger (PSB). Em rápida conversa, Colombo e Júlio decidiram esclarecer que não passou de fake news e que, ambos seguem unidos na disputa. Durante a conversa, lembraram da amizade superior a 40 anos e que não haveria motivo para qualquer distanciamento. Garcia aproveitou para destacar que segue trabalhando pela sua reeleição, além das eleições de Colombo ao Senado, e Gean Loureiro (UB) ao Governo do Estado.

Confusão

Assessores destacaram que algumas pessoas se aproveitaram de uma informação divulgada ontem, por esta coluna, para disseminar informações falsas contra o deputado estadual, Júlio Garcia (PSD). Acontece que o vereador de São José, Matso Cé (PSD), realizou um evento de apoio ao senador Dário Berger (PSB), e também ao deputado estadual, Júlio Garcia (PSD). No evento, Berger anunciou apoio a Garcia a estadual e a Décio Lima (PT) ao Governo do Estado. Por sua vez, Júlio Garcia reforçou o seu apoio ao candidato ao Senado, Raimundo Colombo (PSD), e a Gean Loureiro (UB) a governador. Falando a apoiadores, Garcia lembrou que o seu material de campanha mostra quem ele apoia, no caso, Colombo e Gean.   

Apoio ao jornalismo

O Ministério Público firmou ontem, uma parceria com a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), para a criação de um canal complementar para denúncias a fim de combater ataques e agressões a jornalistas e profissionais de imprensa no exercício da profissão durante as eleições gerais. A parceria ocorre em meio ao processo eleitoral e foi resultado de uma série de conversas que a ACI manteve nas últimas semanas com outras instituições e entidades como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) e com o MP.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta