Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148
O Tribunal de Contas do Estado, após inspeção feita no SCPar Porto de Imbituba durante os dias 23 e 25 de maio passado, constatou que servidores comissionados foram nomeados sem necessidade, pois, segundo constatado por técnicos do TCE, eles realizam a mesma função já assumida por servidores concursados.
Também de acordo com a Área Técnica da Corte de Contas, não há previsão na estrutura administrativa do porto de cargo comissionado na direção, chefia ou assessoramento. “Além disso, as atribuições previstas para alguns cargos comissionados são semelhantes às desenvolvidas pelos empregados efetivos, e por isso não justifica a nomeação de empregado estranho aos quadros de pessoal da estatal, o que pode configurar burla a regra do concurso público, previsto no art. 37, II, da Constituição Federal”, diz o documento assinado pelo conselheiro relator, José Nei Ascari.
Além dos responsáveis pela gestão do porto que devem ser convocados para uma audiência, onde serão cobradas as adoções de medidas para corrigir as irregularidades, o mesmo também poderá ocorrer em relação ao governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e com o diretor-presidente da SC Participações e Parcerias, Alexandre Amin Salum Júnior.
Tanto Moisés, como Salum Júnior deverão explicar as suspeitas de interferência política nas nomeações dos comissionados, o que também é vedado. As indicações teriam sido feitas por meio de ofício da Casa Civil, assinado pelo subchefe da secretaria e pelo presidente da SCPar. “Nesse sentido, a conclusão da Área Técnica é de que a contratação provém do Governador do Estado, pois o Subchefe da Casa Civil assina os Ofícios por delegação de competência – Portaria nº 019/2021”, diz outro trecho do documento do TCE.
Num relatório de 6 de junho passado, consta que o governador seria comunicado acerca da impossibilidade de ser determinada a nomeação dos empregados em comissão no âmbito da SCPar Porto de Imbituba S.A. “Tal ação só é possível em razão da influência que a holding exerce sobre o Porto de Imbituba e causa conflito na gestão da SCPar Porto de Imbituba S.A., ferindo sua autonomia e independência, em afronta aos princípios da impessoalidade, da moralidade administrativa e da eficiência”, diz parte do documento assinado por técnicos do TCE. Com a palavra, o Governo do Estado.
Lula em SC

Está confirmada a agenda do ex-presidente Lula (PT), que disputa mais uma vez a Presidência da República a Santa Catarina. Ele vem no próximo dia 18, para um ato marcado para o Largo da Alfândega em Florianópolis. O ato terá início às 11h e contará com a participação os candidatos a governador e a vice, Décio Lima (PT) e Bia Vargas (PSB), além do candidato ao Senado, Dário Berger (PSB).