Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

O Programa Gente Catarina e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), promovem hoje em Florianópolis, a capacitação para a metodologia DEL – de fomento das ações para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas cidades de Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Leoberto Leal e Major Gercino.

O papel da Facisc no Gente Catarina será implementar a Agenda de Desenvolvimento territorial nos municípios. Na prática, a Facisc vai dar ferramentas e ajudar para que os próprios moradores e lideranças das cidades desenvolvam estratégias de dentro para fora, destaquem os potenciais dos municípios e com isso elevem os seus IDHs.

Segundo o presidente da Facisc, Sérgio Alves, a finalidade é elevar a capacidade local para melhorar o futuro econômico e a qualidade de vida para todos os cidadãos”. É um processo em que parceiros dos setores público e privado trabalham coletivamente para criar condições melhores para o crescimento econômico”, explica.

O encontro vai contar com a participação dos atores envolvidos na construção da agenda mútua, para a potencialização das ações do programa e do desenvolvimento nos territórios dos 61 municípios-alvos do Gente Catarina. “As ações vão valorizar ainda mais esta região que é extremamente importante para o estado. Nós já percebemos que o trabalho nas áreas da saúde e da educação vem avançando bem e com a parceria da Facisc vamos potencializar os resultados”, destaca Frederick Rambusch, da coordenação do programa.

Recentemente, a Facisc passou a atuar no programa Gente Catarina, implementando a metodologia DEL, através de uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. A metodologia que será utilizada no programa tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses, a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortaleça a economia local e melhore a qualidade de vida dos moradores das cidades.

A equipe de campanha do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), resolveu mudar a estratégia do programa eleitoral. Moisés deve seguir falando em números, mas subindo um pouco o tom. A ideia é fazer com que pareça que ele está conversando olho a olho com o eleitor, por isso, ele aparecerá num enquadramento de meio plano.

Sopelsa no governo

O presidente da Assembleia Legislativa, Moacir Sopelsa (MDB), assume amanhã o Governo do Estado. Em uma cerimônia para cerca de 2 mil pessoas, será feita a transmissão do cargo. Após, Sopelsa realizará um evento fechado para comemorar o seu aniversário.

Não aderiram

Uma fonte relatou que os prefeitos emedebistas não aderiram à campanha do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Segundo ele, todos receberam o PIX, mas não estão apoiando o governador conforme haviam prometido. A preocupação é tamanha, que Celso Maldaner que disputa uma vaga ao Senado, reassumiu a presidência estadual do partido e dividiu as tarefas com o vice, Edinho Bez. Ontem encontrei Edinho no aeroporto. Ele admitiu que há uma preocupação e, mais, que não se restringe aos prefeitos emedebistas. “Os prefeitos de todos os partidos estão de braços cruzados. Dizem que apoiam, mas não estão convertendo isso em voto”, afirmou preocupado. Edinho defende que seja criada uma coordenação para atuar junto aos prefeitos.

Parada para um café

O candidato a deputado federal, Paulinho Bornhausen (PSD), acompanhou o candidato ao Governo do Estado, Gean Loureiro (UB), em uma caminhada pelo centro de Brusque. Deram uma parada para um café e falaram do cenário estadual. Brusque é o município onde a esposa de Paulinho morou.

Salvaro com Amin

Em vídeo publicado ontem em suas redes sociais, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), reforçou o apoio a Esperidião Amin (Progressistas) na corrida ao Governo do Estado, e, também, à reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). “Não basta querer fazer, é preciso saber fazer. Por isso, vote Esperidião Amin e Jair Bolsonaro”, destacou. Nos últimos dias, Salvaro cumpriu agendas com Amin em municípios da Amurel, da Amrec e da Amesc.

Justiça suspende contrato

Segundo a colega Dagmara Spautz, da NSC, a Vara da Fazenda Pública de Itajaí suspendeu o processo seletivo simplificado aberto pelo Porto de Itajaí, para um contrato de arrendamento transitório na área pública do terminal, nos berços 3 e 4. A juíza Sonia Moroso Terres atendeu a um pedido de liminar da SC Portos, empresa que opera cargas no Porto de Itajaí. A alegação para o pedido é que o prazo para o recebimento de propostas, que durou uma semana e encerrou na quarta-feira (31), às 19h, era insuficiente para as empresas interessadas realizarem estudos de avaliação econômica. A magistrada considerou que o prazo curto “limitou a concorrência e resultará em uma contratação possivelmente menos vantajosa à administração”.

Poder perpétuo?

Ao que parece, o atual presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Roberto Katumi (PSD), quer presidir a Mesa Diretora pela terceira vez consecutiva. Fala-se, inclusive, que Katumi está em plena articulação com seus pares para antecipar a eleição já para a semana que vem. Um ato da presidência já foi protocolado. Há um acordo político pluripartidário para que o próximo a presidir a Câmara, seja o vereador, João Cobalchini (UB). Em Brasília Rodrigo Maia tentou a manobra e perdeu. Será que em Florianópolis acontecerá o mesmo?

Comitê

Hoje às 19h, será o lançamento do Comitê do ex-presidente Lula e da vereadora de Florianópolis, Carla Ayres (PT), candidata à deputada federal, na Avenida Hercílio Luz, em Florianópolis, região da cidade que concentra inúmeras manifestações culturais, sobretudo da juventude. Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carla é a vereadora mais jovem da atual legislatura em Florianópolis e, a principal aposta do Partido dos Trabalhadores na região metropolitana da Capital.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta