Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

GRUPO 3 –  https://chat.whatsapp.com/JPB8riQQicgCz3XsZE1xFu

A assessoria de comunicação do Ministério Público de Contas do Estado, enviou nota em resposta a informação que divulguei na sexta-feira (19) passada, sobre uma consulta do Governo do Estado ao Tribunal de Contas.

Na coluna, escrevi que o TCE negou a possibilidade de o Estado conceder um reajuste com indexador acima do IPCA, para as empresas que estão realizando obras em rodovias catarinenses. A justificativa usada pelo secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, era a de restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato.

Após a análise, os integrantes do Tribunal de Contas do Estado deram parecer contrário ao pedido, sendo que, o único a se posicionar a favor do governo, foi o procurador do MP de Contas, Diogo Roberto Ringenberg, situação que gerou a suspeita de que teria sido para agradar o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Isso se dá, pelo fato de que ele em um primeiro momento, se manifestou contrário ao reajuste acima do IPCA, mas em sessão mudou o entendimento ao apresentar uma alternativa, passando a clara impressão de que estaria fazendo um gesto a Moisés.

Se há um erro na nota, foi o de que, Ringenberg, teria feito um gesto para conseguir uma vaga no TCE, o que também é um desejo dele, fato que é de conhecimento de todos na Corte de Contas. Acontece que, o que está em jogo neste momento, é o cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas, cuja a lista já está na mesa do governador e que também interessa a Ringenberg.

Também de acordo com a nota do MPC, as manifestações apresentadas pelo procurador em sessão plenária foram de ordem técnica e, estão disponíveis à sociedade, que pode assistir aos vídeos disponibilizados pelo TCE/SC em seu canal no Youtube.

Notícia falsa?

A nota da assessoria do Ministério Público de Contas afirma ainda que, a sua manifestação teve como objetivo, “contribuir para o jornalismo de qualidade e para combater a disseminação de informações falsas”. Primeiro que não se trata de uma informação falsa, de fato, seja por voto, ou por manifestação, a verdade é que o procurador Diogo Roberto Ringenberg mudou o seu entendimento do caso. Segundo, sobre o desejo de ser o indicado pelo governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), ao cargo de Procurador-Geral, não de conselheiro como de fato, erroneamente divulguei, é baseada numa leitura política embasada em informações de bastidores. Independente do cargo, o que vale é a possível intenção que foi revelada. Terceiro, a assessoria de comunicação do MP de Contas, não tem competência para avaliar o que é um “jornalismo de qualidade”, por estar diretamente envolvida com a situação ao ter que se manifestar a pedido do procurador. Por fim, se Ringenberg será o nomeado por Moisés, isso saberemos em alguns dias. A informação que divulguei menciona uma vontade do procurador, agora, se irá realmente acontecer, isso não é possível saber.

Errou o alvo?

A manifestação do candidato ao Senado, Jorge Seif Júnior (PL), em uma rede social, gerou rumores de uma possível briga interna no Partido Liberal. Ele escreveu: “Quem hoje diz que apoia o Presidente Bolsonaro, ontem apoiava Dilma, Lula e seus aliados. Cuidado: quem puxa-saco, também puxa tapete”, escreveu. Nos bastidores foi levantada a hipótese de um possível descontentamento de Seif com o fato do candidato ao Governo do Estado, Jorginho Mello, que também é presidente do PL no estado, ter proibido o uso do Fundão Eleitoral. A questão é que Jorginho foi aliado dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, ambos do PT, o que fez com que adversários apontassem para um possível fogo amigo no gesto de Seif.

Tebet em SC

A candidata do MDB, Simone Tebet, chega hoje a Santa Catarina em campanha pela Presidência da República. Ela tem roteiro de campanha pelo Norte do estado, em Joinville e Itajaí, junto ao presidente estadual do partido, Edinho Bez. Esta é a primeira passagem da campanha pelo estado, mas Tebet já confirmou que retorna em setembro para nova agenda. O roteiro de Simone prevê visitas à Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, à Universidade do Vale do Itajaí e ao Porto de Itajaí. Além do presidente Bez, estarão ao lado de Tebet outras autoridades do MDB, como os deputados federais Celso Maldaner, e Carlos Chiodini, além do candidato a vice-governador, Udo Döhler.

37 mil empresas

Após mais de dois anos de pandemia onde muitas empresas enfrentaram dificuldades, o sistema associativista de Santa Catarina, formado pela Facisc e 149 associações empresariais, acaba de alcançar uma marca recorde: 37 mil empresas. O aumento representa mais de 2 mil empresas no último trimestre. Segundo o presidente da Federação, Sérgio Alves, o aumento no número de associados transparece o que vem acontecendo na economia catarinense. “Somos o sexto estado que mais abriu empresas em 2022. Este movimento positivo da economia se reflete também nas associações empresariais e na Facisc. Com isso aumentamos nosso número de associados”, destacou.

União das empresas

O presidente da Facisc, Sérgio Alves, explica que quando as empresas estão associadas a uma entidade, elas estão unidas em prol de um bem maior, que é o desenvolvimento socioeconômico, que reflete na geração de empregos e na construção de uma cidade melhor para se viver, evidenciando os potenciais e trabalhando lado-a-lado com o poder público. “As associações empresariais trabalham para melhorar o ambiente que vivemos. É através das nossas associações que lutamos pela redução de impostos, por aquela estrada que precisa ser duplicada, pela ponte que precisa ser construída, pela melhoria na educação, para termos mais segurança, pela melhoria no atendimento da saúde, pela proteção do meio ambiente, entre tantas outras questões, que só quem vive nas cidades”, afirmou.

Na estrada

A deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), fez o lançamento de sua candidatura à reeleição em Balneário Camboriú. Um grande público acompanhou o ato que contou com a presença do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), candidato à reeleição. Quinta candidata mais votada em 2018, Paulinha é tida como um dos nomes mais fortes da proporcional.

Lançamento

Acandidata a deputada federal, Giovana Mondardo (PCdoB), fez o lançamento de sua candidatura. Em Içara, a mobilização contou também com a presença de lideranças de outras cidades de Santa Catarina que reforçaram o apoio à candidata. Vereadora de Criciúma em primeiro mandato, teve 17 projetos de Lei aprovados em pouco mais de 18 meses.

Na disputa

O advogado Leandro Ribeiro Maciel que, ao lado do candidato ao Governo do Estado, Ralf Zimmer Júnior (Pros), foi um dos autores do primeiro processo de impeachment contra o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), agora é oficialmente candidato a Deputado Federal, pelo Pros. Parceiro de Zimmer e um dos criadores do Plano de Governo, cravou na tribuna da Alesc durante o julgamento do governador: “Neste país, as leis são apenas para pretos, pobres e mulheres de vida difícil”. Maciel anunciou que suas bandeiras são a transparência e a luta contra a corrupção.

Candidaturas negras

O PSOL de Santa Catarina vai investir 52% dos recursos do Fundo Eleitoral em candidaturas negras à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. Serão quase R$ 750 mil disponibilizados a 10 candidaturas, buscando fortalecer a representação negra no parlamento. Em 2020, o PSOL foi o único partido do país a distribuir os recursos igualitariamente entre candidaturas brancas e negras. Dentre os principais nomes do PSOL à Alesc, estão o professor Pedro Cabral, que concorreu ao Senado em 2018 e, Lívia do Coletivo Raízes, que é uma das integrantes do primeiro mandato em conjunto de Santa Catarina.

Castração em São José

A Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) encerra o primeiro semestre com 4.800 castrações de cães e gatos em São José. A próxima edição do Mutirão será no dia 14 de setembro, na Ponta de Baixo e Área Industrial. Os moradores das duas regiões poderão realizar o pré-cadastro nos dias 12 e 13, online ou presencialmente na Unidade Básica de Saúde da Ponta de Baixo. O mutirão vai ofertar 200 vale-castrações. A medida faz parte do plano de gestão municipal, que considera a castração um dos métodos mais eficazes para o combate ao abandono de cães e gatos.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

GRUPO 3 –  https://chat.whatsapp.com/JPB8riQQicgCz3XsZE1xFu

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta