“Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo”. Esta era a frase com que o lendário locutor de futebol Fiori Gigliotti iniciava a narração dos jogos lá nas décadas de 50 e 60 do século passado. Embora poucas vezes eu tenha acompanhado ao vivo esse palmeirense gênio do microfone, de vez em quando seu famoso bordão me vem à mente. Agora por exemplo, encerradas as convenções partidárias, definidos os candidatos para todos os cargos em disputa, não há melhor proclamação do que esta: abrem-se as cortinas e começa o espetáculo da democracia.

Largada e segundo turno

O elenco dos pretendentes aos cargos de Presidente da República, Governador do Estado, Senador, Deputado Federal e Estadual já passou pelos testes internos dos partidos e das convenções. Aqui no nosso Estado, nove cidadãos (e nenhuma cidadã) estão agora prontos para começar o show cujo final dará a um deles o título de Governador de Santa Catarina. Os astros começam a função divididos em três blocos. No primeiro estão cinco candidatos bastante conhecidos do público e que pertencem a partidos, federações e coligações de tamanho médio a grande. São eles, por ordem alfabética, Carlos Moisés, Décio Lima, Esperidião Amin, Gean Loureiro e Jorginho Mello. A seguir, dois de partidos menores, mas que são medianamente conhecidos do eleitorado: Jorge Boeira e Odair Tramontin. Finalmente, no terceiro grupo, Alex Alano e Leandro Brugnago de partidos com escassas pretensões, mas que querem usufruir de seus segundos de rádio e TV. Nove ao todo. Como são muitos candidatos e há cachorros grandes em profusão, por certo teremos segundo turno.

Fatos significativos

1.       Apesar das múltiplas manobras palacianas de Jorginho, Amin conseguiu segurar sua candidatura e sai para a corrida bem mais apetrechado que seu suposto rival nas hostes intensamente bolsonaristas.

2.       Décio ganhou a queda de braço com o PSB e, como consequência, Dário Berger corre de novo para o Senado, presumivelmente pouco à vontade com a parceria.

3.       Mesmo assim, a esquerda ficou dividida em SC porque lá em cima já estava separada. O PDT vai aqui de candidato próprio porque os trabalhistas têm seu próprio presidenciável. E Ciro não é um pé rapado com zero na pesquisa.

4.       Gean reuniu, no ato da formalização de sua candidatura, mais de seis mil apoiadores, realizando, até onde se sabe, a maior convenção da história de Santa Catarina. Sinal claro de que está forte para uma das vagas no segundo turno.

5.       Bolsonaro é o primeiro presidente da história a disputar a reeleição em “chapa pura”. Devido à sua crença de que o vice deve ser um militar de sua confiança, a escolha premiou o general Walter Braga Netto, filiado, assim como o Chefe, ao PL. E é inédito também o fato de um presidente trocar de vice para concorrer a novo mandato.

6.       A reiterada negativa do PT em admitir a existência de corrupção nos seus governos, apesar da opinião contrária de petistas como Gilberto Carvalho, ex-Chefe de Gabinete do Presidente Lula, leva as pessoas a acreditar que PT e Lula não se arrependem do que aconteceu. E acham realmente que os fins justificam os meios.