Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

Hoje o Partido Liberal realiza a sua convenção em Florianópolis, sob a desconfiança de sua própria base. O senador Jorginho Mello será homologado como candidato ao Governo do Estado, tendo como vice na chapa a ex-delegada regional de Joinville, Marilise Bohen, e ao Senado, Jorge Seif Júnior.

Ontem ao conversar com lideranças do PL, ficou perceptível o sentimento de surpresa com o isolamento de Jorginho. A impressão que dá, é que o anúncio de quem será a vice na chapa foi um choque de realidade, para lideranças que esperavam uma chapa com mais peso.

Pessoalmente, não há críticas a postura de Marilise, porém, o entendimento de algumas fontes é que ela não agrega por não ter força política e, também, consideram um erro escolher um nome ligado a segurança pública que é uma pauta já contemplada pelos bolsonaristas. “Era preciso ter focado em um outro nicho, a exemplo do setor empresarial”, destacou uma fonte. Para piorar, também há uma preocupação em relação a Jorge Seif, que é considerado por alguns candidatos da proporcional, como pesado para carregar.

Também tem lideranças que criticaram a dificuldade de fechamento da nominata, sem todas as mulheres. A leitura feita por algumas fontes é de que o planejamento não foi articulado e, alguns chegaram a considerar a situação como difícil. “Até o Pros e o PTB conseguem fechar nominata. O cara tá no partido do Bolsonaro, com a militância mais forte do estado e, é incapaz de montar uma nominata”, afirmou.

Jorginho Mello não deve ser menosprezado, é um dos nomes importantes da política estadual, porém, disputar uma eleição tão difícil com chapa pura e pouco tempo de rádio e TV, tendo candidatos a vice e ao Senado pouco conhecidos, fazem da campanha do senador do PL um grande desafio.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!!

https://chat.whatsapp.com/EiucJ4cDnICHX4spB3x5yz

Amin no jogo

O senador Esperidião Amin (Progressistas) está de volta ao jogo. Apesar das suspeitas de que ao final do prazo ele recuaria, Amin manteve o que me disse há algum tempo. “Na eleição vai ter o 11 na telinha”. Uma das principais lideranças do estado, Amin que já governou Santa Catarina por duas oportunidades, tentará a terceira eleição para assumir o comando da Casa D’Agronômica. Hoje de manhã em uma reunião entre o Progressistas e o PSDB, ficará definido quem será o primeiro suplente de Kennedy Nunes (PTB). O nome seria o de Leonel Pavan, porém, é possível que não aceite.

Escolha

Ontem a convenção da Federação PSDB/Cidadania, escolheu o ex-senador Dalírio Beber, para vice na chapa do candidato ao Governo do Estado, Esperidião Amin (Progressistas). Beber venceu com 8 votos dos 11, sendo que Leonel Pavan recebeu dois votos e o ex-prefeito de Caçador, Saulo Sperotto (PSDB), um. Ao final, a vereadora de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, filha de Leonel, entrou na sala e iniciou uma discussão com Dalírio. Ela chamou o colega de partido de traidor e disse para ele não pisar na campanha em Balneário. Ouça um trecho:

Reforçou as críticas

A vereadora de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSDB), após a convenção, me disse que fez pouco e que apenas falou o que estava guardado desde 2010. “Só nós da minha família sabemos da traição que o seu Dalírio fez para o meu pai. Meu padrinho de casamento, amigo nosso, desde 2010 muita gente tentando nos alertar e nós não dávamos ouvido. Hoje (ontem) ficou a prova do traidor, da armação que fizeram”, afirmou. Juliana chamou de armação o resultado da convenção e, afirmou que os votos que mais doeram, foram o do próprio Dalírio e de Gilmar Knaesel.

Ruim para Moisés

Há alguns dias divulguei que o PSDB disputaria a eleição ao Governo do Estado, como vice de Esperidião Amin (Progressistas) e, ontem confirmou. O resultado foi uma grande derrota para o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), pois, segundo algumas lideranças tucanas, ele poderia ter batido no peito como governador e optado para quem lhe foi fiel. A falta de habilidade, ou de maneira premeditada, tirou o espaço dos tucanos da chapa. A situação gerou um grande incômodo para o deputado estadual, Marcos Vieira, que foi a ponte de entrada do PSDB no governo, inclusive, ele trabalhou com força contra o processo de impeachment, além de ter apoiado votações a favor do governo. Vieira que tem uma boa base para buscar a reeleição, viu a sua tentativa de manter a aproximação com Moisés naufragar, pelos gestos do próprio governador.

Desconforto em Blumenau?

A entrada do ex-senador, Dalírio Beber (PSDB), como vice na chapa de Esperidião Amin (Progressistas), coloca o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), que é um dos coordenadores da campanha do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), numa situação desconfortável. A sua vice, Maria Regina Soar (PSDB), já demonstrou internamente entre os tucanos que seguirá o comando de seu partido. Hildebrandt que já fazia contas sobre essa possibilidade, revelou aos mais próximos que, entre se expor e preservar a governabilidade, ele prefere a harmonia dos seus últimos dois anos de mandato em Blumenau.

Apoio a Bolsonaro

Ontem o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), candidato ao Governo do Estado, fez o seu primeiro gesto mais contundente a favor do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Loureiro disse que não se pode voltar ao tempo, onde valores e a sociedade privada não era respeitada e destacou a sua torcida por ter Bolsonaro na Presidência. “A gente tem que lutar aqui em Santa Catarina e aqui no Alto Vale não é diferente, para ter novamente o presidente Bolsonaro na presidência”, disse Loureiro, seguido de fortes aplausos. Quem comemorou a fala foi o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que será o coordenador da campanha de Gean Loureiro.

Encontro em Jaraguá

Ontem o presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Jair Pedri (PSD), reuniu um seleto palanque no Norte do estado. Entre os presentes, o ex-prefeito e candidato a deputado estadual, Antídio Lunelli (MDB), o deputado federal Carlos Chiodini (MDB), o candidato a vice-governador, Eron Giordani (PSD) e o deputado federal, Darci de Matos (PSD), entre outros. Durante o tempo que estiveram no local, Eron, Antídio e alguns outros, não desgrudaram.

Lançamento

A ex-delegada regional de Joinville, Tânia Harada (Novo), lançará a sua candidatura a deputada federal, no próximo dia 16. O evento acontecerá às 19h no bairro América em Joinville.

Mais um candidato

Hoje de manhã o PRTB deve definir se fará parte da coligação formada pelo Progressistas, PSDB e PTB, ou se disputará com chapa pura. Neste segundo caso, Joel Schmidt, de São Francisco do Sul será o candidato ao Governo do Estado.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta