Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

O PSDB indicará o vice do senador, Esperidião Amin (Progressistas). Ontem lideranças tucanas se encontraram com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e a conversa não tem mais como evoluir.

Moisés tentou convencer algumas lideranças do MDB a rifar o deputado federal, Celso Maldaner, da candidatura ao Senado para encaixar o PSDB, tanto, que a ata do Republicanos não menciona o parlamentar como candidato, mas, em resposta, ouviu que os emedebistas não abrem mão dos espaços na majoritária. Sem outra alternativa, Moisés propôs aos tucanos as duas suplências de Maldaner, porém, o PSDB já havia avisado que não aceitará ficar de fora da majoritária.

Como o partido se encaminha para fechar com Amin, decisão que será oficializada na próxima quinta-feira (04) pela Federação PSDB/Cidadania, mais um nome se apresentou para vice na chapa com o Progressistas. O ex-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), e ex-prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, me confirmou que ontem disponibilizou o seu nome para compor de vice de Amin. Ele se junta ao ex-senador Dalírio Beber e ao ex-governador, Leonel Pavan, como pretendentes à vaga.

Acordo com Maldaner

O deputado federal, Celso Maldaner (MDB), também esteve na Agronômica na terça-feira acompanhando o presidente estadual de seu partido, Edinho Bez, e o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler. Eles se reuniram com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Foi quando houve um armistício entre Maldaner e Moisés para a eleição. Por isso, Maldaner apareceu ontem em Mafra ao lado de Moisés num ato de campanha.

A questão:

Após bater forte no governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), o deputado federal Celso Maldaner (MDB) sairá para pedir voto para Moisés? E o governador, apoiará a candidatura de Maldaner ao Senado, sabendo que entre as críticas de que foi alvo do emedebista, está a de estar comprando os prefeitos?

Deixou a liderança

Conforme antecipei em primeira mão, o deputado estadual Zé Milton Scheffer (Progressistas) deixou a liderança do governo na Assembleia Legislativa. Entre os possíveis líderes estão dois emedebistas: Luiz Fernando Vampiro ou Valdir Cobalchini. Além dos dois parlamentares, apesar da desinformação, é possível sim afirmar, de acordo com integrantes do governo, que a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), também poderá voltar para a liderança, muito embora, ela esteja mais voltada à sua reeleição e a coordenação da campanha de Moisés, que é compartilhada com o seu esposo, Paulo Müller, e com o seu fiel escudeiro, Fábio Fiedler.

Em cima do prazo

O senador Jorginho Mello (PL), pré-candidato ao Governo do Estado, deve fechar neste final de semana o nome para compor como vice na sua chapa. A preferência é por uma mulher ligada à iniciativa privada, porém, não está conseguido encontrar. O fato é que o tempo começa a jogar contra Jorginho que, por falta de opção, poderá optar pela vice-governadora, Daniela Reinehr (PL), para ser o nome.

Dário na convenção

Confirmado candidato ao Senado pela Frente Democrática, o senador Dário Berger viajou a Brasília acompanhado do presidente do PSB catarinense, Cláudio Vignatti e de Gelson Albuquerque, pré-candidato a deputado estadual. Eles participam nesta sexta-feira (29) da convenção nacional do partido, que homologará a candidatura de Geraldo Alckmin como vice na chapa do ex-presidente Lula (PT). A dupla ainda se reunirá com a direção nacional do PSB para tratar de apoio às candidaturas proporcionais do partido em Santa Catarina. Ontem, Dário e Vignatti jantaram com Alckmin.

Briga com Chapecó 1

Ontem o colega Rodrigo Goulart do Diário do Iguaçu, divulgou uma informação que lhe foi repassada pelo ex-prefeito de Chapecó e ex-secretário do Governo do Estado, Luciano Buligon (Republicanos), candidato a deputado federal. Segundo Buligon, o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) decidiu permitir a Chapecó, a participação nos Joguinhos Abertos. No final da tarde, Goulart conversou com o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, que explicou que foi encontrada uma brecha e que a decisão é que os atletas serão autorizados a participar, mas sem citar o município de Chapecó. O que gerou estranheza é que a Capital do Oeste aguarda uma decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), do recurso contra a suspensão imposta pelo Estado ao município. Em suma, ou Moisés toma a decisão e, assim, não é preciso que se tenha o TJD, ou o Tribunal, caso tome uma decisão diferente a do governador, é a prova que as decisões de Moisés têm sido políticas, tanto, que anunciou o que não poderia. Seria uma grave intromissão.

Briga com Chapecó 2

Vale lembrar que, pelo fato de o Governo do Estado não cumprir com a promessa de liberar recursos para Chapecó organizar os joguinhos, o município desistiu num primeiro momento de sediar e, quando voltou atrás, já havia uma ordem dentro do governo para encontrar qualquer outro município, menos Chapecó. Na sequência veio a decisão de suspender o município e, agora, o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) toma uma decisão política, passando por cima do TJD, autorizando os atletas desde que não usem o nome do município.

Homenagem

Sete deputados estaduais que representaram Tubarão e a região Sul foram agraciados em sessão especial na Assembleia Legislativa. Atendendo a uma proposição do deputado estadual, Pepê Collaço (Progressistas), o presidente estadual do MDB, Edinho Bez, recebeu a placa com o emedebista Miguel Ximenes e, em memoriam, os membros do manda brasa Genésio Goulart, Nilton Jacinto e Stélio Boabaid. Também foram homenageados o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (Progressistas), e o arenista Milton Carlos de Oliveira. O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) prestigiou e fez elogios a Bez.

Licença

O deputado estadual, Ivan Naatz (PL) informou que vai se licenciar do cargo por 60 dias, para tratar de assuntos particulares e que, em seu lugar, a partir de 1º de agosto assumirá a suplência o empresário de Quilombo, Jaksom Castelli (UB).

Souza sofre ataques

Alguns dias após ter denunciado o uso indevido do avião ambulância pelo governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e outras autoridades, números anônimos começaram a disparar ataques contra o deputado estadual, Bruno Souza (Novo). O deputado, há meses denuncia o desvio de finalidade do Arcanjo 06, pago com recursos da saúde, mas utilizado inúmeras vezes por autoridades. Souza fez denúncia à Polícia Federal que deve abrir inquérito para investigar os ataques e as informações difamatórias que, há alguns dias são repassadas pelas redes sociais.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta