Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

No encontro de ontem em um restaurante de Florianópolis, os tucanos voltaram a discutir o posicionamento do partido em relação a eleição deste ano. O que chamou a atenção foi uma suposta “coincidência”, já que um dos motivos da reunião, o pré-candidato ao Governo do Estado, senador Esperidião Amin (Progressistas), apareceu para almoçar com integrantes do DNIT, que estão fiscalizando algumas obras.

Os tucanos aceitam compor com Amin, porém, tentam conquistar mais do que a vaga de vice, que deve ficar entre Leonel Pavan e Dalírio Beber. O PSDB também quer a vaga ao Senado e isso foi dito a Amin no dia de ontem. Os tucanos, inclusive, já têm o nome do ex-senador, Paulo Bauer, para indicar.

Acontece que o deputado estadual, Kennedy Nunes (PTB), também aparece como candidato ao Senado em aliança que está sendo costurada com Amin, agora, como o progressista vai construir um cenário que agrade a tucanos e a Kennedy, ainda não é possível prever.

Fontes reforçaram que, mesmo com alguns prefeitos e os deputados estaduais, Marcos Vieira e Vicente Caropreso, querendo compor com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), as demais lideranças tucanas, entre as quais, alguns prefeitos, preferem compor com Amin. Como a decisão caberá à federação PSDB/Cidadania, não aos partidos de forma isolada, soube que dos 11 delegados, pelo menos 8 são a favor de indicar o vice do Progressistas.

Hoje acontecerá um novo encontro entre as lideranças do PSDB e Amin. A expectativa de lideranças tucanas é de que possa haver um entendimento, já para encaminhar o projeto eleitoral.

Atenção

É expressamente PROIBIDA A CÓPIA (Print) dos textos do SCemPauta para o compartilhamento sem dar o devido crédito. É PERMITIDO compartilhar somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Encaminhamentos na esquerda

A chamada Frente Democrática formada pelos partidos de esquerda que ontem definiram em convenção, os nomes do ex-deputado Décio Lima (PT) ao Governo do Estado, e do senador, Dário Berger (PSB), que tentará à reeleição, busca atrair entre os dissidentes, pelo menos o PDT. Trabalhistas e o PSOL não gostaram do acordo entre petistas e socialistas, já que almejavam a vaga ao Senado. Caso não dê certo a tentativa de reaproximação, nomes como o de Gelson Merisio (Solidariedade), ou da vereadora de Chapecó, Marcilei Vignatti (PSB), crescem no cenário e se tornam os principais para ocupar a vaga de vice de Décio Lima.

Merisio, o coordenador

O ex-deputado estadual, Gelson Merisio (Solidariedade), não fala abertamente, mas é claro que ele deseja ser o vice na aliança. O sangue doce se deve a promessa de que, se não for candidato, coordenará a campanha da esquerda aqui no estado, além da já acertada coordenação da campanha do ex-presidente Lula (PT), aqui em Santa Catarina. Conforme disse Merisio para lideranças do PSB há alguns meses, quando quase se filiou ao partido, ele só quer ganhar a eleição, independentemente da posição em que estiver. Resta saber, o quanto de musculatura Merisio manteve da eleição passada, quando, conforme já escrevi por diversas vezes, teria sido o vencedor se a eleição tivesse sido normal, sem a onda que elegeu Carlos Moisés da Silva (Republicanos).

Reunião com comissionados

Ontem em pleno horário de expediente, o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e a sua equipe de governo, realizaram um evento para apresentar aos ocupantes de cargos comissionados do Estado, os resultados do governo. Denúncia foi apresentada ao Ministério Público e, a acusação é de que o encontro teve um caráter eleitoreiro. “O governo não precisa prestar contas de seus números a seus servidores. Foi um claro treinamento dos ocupantes de cargos comissionados, que serão usados como cabo eleitorais”, relatou um servidor que ficou incomodado com o convite.

Pode esquentar

Hoje tem reunião às 9h, das lideranças de bancada com a mesa diretora da Assembleia Legislativa. Fontes ligadas ao deputado estadual, Ivan Naatz (PL), me disseram que se o deputado, Zé Milton Scheffer (Progressistas), comparecer ao encontro como o líder do governo, que Naatz tentará impedir a participação. O questionamento do líder do PL, se deve ao fato de Scheffer ter declarado apoio ao senador, Esperidião Amin (Progressistas), na disputa ao Estado. A curiosidade é se, há algum impedimento previsto no regimento interno.

Nos apoie!

Aos inúmeros empresários e empresárias que acompanham o nosso trabalho, os convido a anunciar no SCemPauta. Aposte num trabalho que tem credibilidade e que divulga informações em primeira mão. Apoie o nosso trabalho anunciando a sua marca. Um veículo como o nosso, depende do seu patrocínio para se fortalecer, o que renderá ainda mais informações que você precisa saber!!! Entre em contato através do WhatsApp: 49 985048148.

Antídio à Alesc

Recebi a informação de que o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), anunciará que disputará uma vaga à Assembleia Legislativa. Se confirmar, Lunelli disputará voto com os deputados estaduais, Fernando Krelling e Vicente Caropreso (PSDB).

Suprapartidário

Teve início um movimento suprapartidário para indicar o vice-prefeito de Biguaçu, Alexandre de Souza (Podemos), para ser um dos suplentes de Celso Maldaner (MDB) em sua chapa ao Senado. Souza seria um representante da Grande Florianópolis. Ele já conta com o apoio das prefeitas Solange Back (MDB) de Anitápolis e Cleci Veronese (MDB) de Rancho Queimado, além dos prefeitos Omero Prim (MDB) de Águas Mornas, e do vice-prefeito de Antônio Carlos, Filipe Schmitz (MDB). O prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva (MDB), também já anunciou que apoia a iniciativa.  

Dobradinha

O deputado estadual, Felipe Estevão (UB), fechou uma dobradinha com Paulinho Bornhausen (PSD), que disputará uma vaga a deputado federal, enquanto Estevão buscará a reeleição. Tudo com a bênção de uma das maiores lideranças da política nacional, Jorge Bornhausen (PSD).

De volta à política

Após quatro anos dedicados à iniciativa privada e ao doutorado em direito público, o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSD), disputará pela primeira vez uma vaga à Assembleia Legislativa. Napoleão destaca que a decisão é fruto do entendimento de que a ascensão política deve ocorrer de forma gradual. “Já fui vereador e prefeito, então sei onde o calo aperta e quero ajudar muito no fortalecimento dos municípios. Aos 39 anos me sinto absolutamente preparado para este desafio e, acredito que posso unir renovação e experiência administrativa em favor da população catarinense”, afirmou.

Briga por espaço

Em Chapecó duas lideranças do MDB brigarão pelo mesmo espaço à Assembleia Legislativa. O vereador, Derli Maier, e o ex-vereador, Cleiton Fossá, que já foi candidato a prefeito. Já o empresário, Leandro Sorgatto (MDB), optou por disputar uma vaga a Federal.

Judiciário

O presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Juiz Marcelo Pizolati, recebeu em seu gabinete o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Leopoldo Augusto Bruggmann. O encontro teve como objetivo aproximar as duas instituições e criar uma parceria, para a disseminação de informações sobre segurança e transparência no processo eleitoral. O assessor especial da presidência da AMC, Juiz Marcelo Carlin, o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo André Agostini Ribeiro, e a secretária de Controle Interno e Auditoria do TRE-SC, Denise Goulart Schlickmann, acompanharam o encontro.

Urnas eletrônicas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Leopoldo Augusto Bruggmann, apresentou diversas campanhas que estão sendo realizadas pela Justiça Eleitoral, em defesa da democracia e das urnas eletrônicas. “Temos a certeza que apenas a comunhão entre instituições sérias e comprometidas, produzirão os efeitos desejados por toda a sociedade catarinense”, argumenta Bruggmann. O presidente da AMC, Juiz Marcelo Pizolati, destacou que a Associação atuará no combate à propagação de informações falsas e, contribuirá para a divulgação das ações realizadas pela Justiça Eleitoral. “Temos 99 Juízes e Juízas em Santa Catarina que, além de suas funções nas comarcas, exercem a função eleitoral. Acredito que a parceria com o TRE-SC vai mostrar ainda mais o trabalho dos magistrados em prol da democracia e da Justiça”, explica Pizolati.

Terminal de Florianópolis

Hoje, às 14h, acontece a sessão pública de abertura das propostas para a concessão do Terminal Rodoviário Rita Maria em Florianópolis. O evento é aberto ao público e será realizado no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo. O processo escolherá a empresa que ficará responsável por explorar a ferramenta pelos próximos 30 anos. Quem vencer o certame terá de investir quase R$ 40 milhões em melhorias e modernização previstos no Processo de Manifestação de Interesse que antecedeu o edital.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta