A assessoria jurídica do ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, aguarda a decisão do partido a respeito do pedido de impugnação da inscrição do ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, na convenção.

Segundo o pedido apresentado pelo advogado, Gustavo Pacher, a inscrição de Udo não seguiu o que determina o edital de convocação da convenção, que diz o seguinte:

  1. – Deliberação sobre participação no pleito majoritário com indicação e candidato para o cargo de governador e/ou vice-governador, bem como senador…

Alerta-se que, nos termos do art 2º, § 1º da Resolução nº 01/2022 da Comissão Executiva Nacional do MDB que o pedido de registro de candidatura será requerido pelo próprio candidato ou pela Comissão Executiva até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização da convenção partidária ou da reunião competente..

O arti. 2º, § 1º, da mencionada Resolução nº 01/2022 reitera essa informação (alerta), avançando para informar que o “pedido de registro de candidatura” será “requerido pelo próprio candidato ou pela Comissão Executiva”.

Na alegação apresentada pela assessoria de Lunelli, a inscrição de Udo Döhler é inexistente, pois, foi feita pela bancada, a qual, segundo Pacher, não tem a legitimidade para isso. Também é apontado que Udo apenas teria autorizado a inclusão de seu nome como candidato a vice, sem requerimento ou pedido de registro, conforme exige o edital.

“Senhor presidente

Na condição de filiado e membro do Diretório Estadual, autorizo a inclusão de meu nome, como candidato do partido ao cargo de vice-governador, na Convenção Estadual do MDB/SC, dia 23 de julho de 2022, a ser realizada em Florianópolis.

Atenciosamente

Udo Döhler” (doc. Anexo)

Bez vai analisar

Liguei para o presidente estadual do MDB, Edinho Bez. Ele me disse que soube durante a convenção, mas que não viu o requerimento. Em conversa com assessores de Lunelli, Bez disse que não foi informado que o pedido de impugnação de Udo Döhler, havia sido protocolado no partido e que, na segunda-feira, analisará para dar uma rápida resposta.

Edinho Bez aproveitou para informar que o pedido de intervenção na executiva estadual apresentado em Brasília pelo advogado de Antídio Lunelli, foi indeferido. Por fim, comemorou o que considerou a maior convenção da história do MDB. Liguei para a assessoria de Udo, que não atendeu. O ex-prefeito de Joinville venceu a convenção para ser o vice na chapa do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos).