Os deputados estaduais Bruno Souza (Novo) e Jessé Lopes (PL), denunciaram hoje na Assembleia Legislativa o uso do avião ambulância Arcanjo 06, pelo governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), enquanto uma criança precisava ser socorrida com urgência.
De acordo com os parlamentares que tiveram acesso ao diário de bordo, na segunda-feira (18) passada um bebê de três meses em estado grave, após ter sido espancado, precisou ser transferido de ambulância de Caçador a Florianópolis. O avião ambulância não foi utilizado, pelo fato de estar em Caçador, mesma cidade da criança em estado grave. Pasmem, a aeronave estava a serviço de autoridades.
A viagem da criança até a Capital durou cerca de 6 horas. As equipes envolvidas no atendimento tentaram a transferência por transporte aéreo, mas, pelo menos, o Arcanjo 06 estava indisponível, tanto para o dia 18 de julho, como para a manhã seguinte. Os responsáveis mesmo sabendo que o avião estava em Caçador, não ofereceram a aeronave para o transporte do bebê enquanto Moisés cumpria a sua agenda.
Segundo o diário de bordo, o Arcanjo 06 chegou na tarde de segunda-feira, 18 de julho, em Caçador e saiu às 01h da madrugada de 19 de julho. Durante o mesmo dia 18, a equipe médica após concluir que o quadro da criança era gravíssimo, decidiu pela transferência, porém, tentaram sem sucesso a disponibilidade do avião. “Enquanto uma criança brutalmente espancada precisava de transporte, o avião ambulância, que deveria estar disponível para uso da saúde, estava com o governador e alguns deputados fazendo campanha. Isso é absurdo”, denunciou o deputado Bruno Souza.
Quem estava no voo
De acordo com o deputado, Jessé Lopes, os seus colegas de parlamento, Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), e Valdir Cobalchini (MDB), usaram o avião neste dia acompanhando o governador. Paulinha voou junto com Moisés os trajetos de ida e volta entre Florianópolis e Caçador, enquanto Cobalchini voou apenas no retorno à Capital. Integrantes do governo, a exemplo do secretário da Casa Civil, Juliano Chiodelli, também estavam a bordo.