A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina comemora hoje 51 anos de história. A Facisc, é o maior sistema empresarial voluntário do estado, devido a sua ampla atuação e aos diversos setores que abrange. Ao todo, são mais de 35 mil empresas distribuídas em todo estado, através de suas 149 associações empresariais. Confira o artigo do presidente da Facisc, Sérgio Alves, a respeito da data:

Após a comemoração do jubileu de ouro em 2021, iniciamos um novo tempo na Facisc rumo ao seu centenário. Neste dia 26 de junho comemoramos 51 anos. Um ano singular para a Federação, para as suas 149 afiliadas, suas mais de 35 mil empresas presentes em mais de 220 municípios. Uma conta que se ampliada aos seus colaboradores chega a mais de 2,1 milhões de pessoas. Estamos em sete de cada 10 municípios catarinenses. Uma força, sem dúvida, principalmente quando se fala nas bandeiras do desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina, nas demandas do setor produtivo e nas reais necessidades levantadas por cada um desses representantes no nosso Programa Voz Única. 

O Voz Única, que vai levantar, integrar e monitorar o que o Estado precisa para crescer, é um instrumento que norteia os investimentos do Estado para o desenvolvimento catarinense, democratiza a informação e ao mesmo tempo valoriza o papel do setor produtivo. O Voz Única já está na quarta edição que em 12 anos já contribuiu para que muitos pleitos fossem concretizados e este ano, além do raio-x das necessidades, também vai acontecer o monitoramento dos pleitos. O Voz Única traz da base as demandas regionais de forma relevante. É uma bússola para os representantes catarinenses. São as demandas reais, necessidades que são vividas no dia-a-dia por quem vive nas cidades. 

Além do Voz Única, a Facisc atua de forma paralela em muitos outros temas e necessidades dos empresários, trazidas a nós pelas associações empresariais. Quando falamos em representatividade de todo esta público, falamos em ações com importantes atores como o Fórum Parlamentar Catarinense, parceria estratégicas com diversos parceiros como a Federação Catarinense dos Municípios e com as Federações empresariais que compõem o COFEM. Chegamos a vice-presidência da CACB com a eleição do nosso ex-presidente Ernesto Reck. Fortalecemos a atuação e cada um dos nossos Conselhos, da Mulher, do Jovem, das Imobiliárias, de Inovação e de Automecânicas. 

Potencializamos a integração e o diálogo com o nosso associado, com instituições importantes como o Instituto do Meio Ambiente (IMA), reforçamos nossas equipes de atendimento regional através da consultoria de Atuação Regional, do Programa Empreender e nosso comercial. E ainda combatemos um dos maiores males do nosso país, a corrupção, através do incentivo à Rede Catarinense de Compliance.

Também acreditamos que a capacitação pode sim mudar a realidade do nosso estado e do nosso Brasil e começamos com a tarefa dentro de casa. Somente neste ano já realizamos mais de150 ações de capacitação para o Sistema, realizamos o Seminário de Gestão Associativista para líderes empresariais e para presidentes de ACIs, criamos um guia com as capacitações realizadas ou apoiadas pela Facisc, apoiamos a realização do Programa de Getsão e Vivência Empresarial da Fundação Empreender (PGVE), e ainda, com o foco no empresário, criamos um setor de missões para incentivar a troca de experiências nos mais diversoso segmentos. Acabamos de realizar uma Missão de Líderes das Asscoiuações Empresraiais para São Paulo e em setembro teremos uma missão para Minas Gerais com foco em inovação. Quando falamos em liderar para o exemplo, falamos no Geração Empreendedora, que está na oitava edição, e movimenta voluntários do Ceme e do Cejesc, para capacitar jovens que sonham em empreender. E o resultado é surpreendente com estudantes do Ensino Médio planejando e abrindo empresas.  

A inovação, a grande vedete dos negócios, também está na Facisc, tanto através do Núcleo Estadual, quanto através de ações que fazemos para incentivá-la no nosso Sistema. Em agosto promoveremos a quinta edição da Semana dos Núcleos, estamos a todo vapor com o Programa de Aceleração de Núcleos e com o Programa A +, que promove a constante capacitação nas associações com a realização de diagnósticos completos, constatação do nível de maturidade e profissionalização e a realização de lives técnicas. 

A atuação da Facisc não para por aí. São inúmeras ações na área de soluções e projetos. Só neste ano mais cinco novas soluções foram criadas, iniciamos com o Útil Saúde, que era uma necessidade antiga das entidades, assim como o Faciscred, que traz ao empresário possibilidade de acesso ao crédito. E o incentivo ao Turismo, uma das nossas grandes riquezas, através da aceleração do convênio com Alemanha para a implantação do DEL Turismo em todo Brasil. Um turismo organizado e planejado, que muda a concepção das cidades e traz novos olhares para esse turismo sustentável que só gera benefícios ao turista e ao morador da cidade. 

Ações não falta para celebrar mais este ano de vida da nossa Federação. Parabenizo a cada um que atua neste Sistema, que se dedica voluntariamente para que tenhamos cada vez mais voz e vez, e faz das nossas cidades, do nosso estado e do nosso país, lugares melhores para vivermos e prosperarmos! 

Parabéns Facisc pelos seus 51 anos

Sérgio Rodrigues Alves – Presidente da FACISC