As eleições deste ano são nacionais e estaduais. No entanto, nas três esferas, várias categorias programam e deflagram paralisação. Nenhuma novidade, certo?

É certo também que, com a inflação em alta há 5 anos, o nosso poder de compra está em torno de 31,32% menor. Sem entrar nas razões do aumento da inflação, até mesmo porque são inúmeras, questiono se é o momento de greves. Todos nós estamos na mesma situação e temo que os movimentos grevistas acabem em prejuízo dos próprios trabalhadores.

Tomemos como exemplo a situação na região da Grande Florianópolis que demonstra o que poderá vir a acontecer no restante do País nos próximos meses.

Transporte Público Grande Florianópolis

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Sintraturb) a categoria não acatou a proposta das empresas e da Prefeitura de 15% de reajuste nos salários e 15% no vale alimentação e, se não houver nova proposta, a categoria deverá deflagrar greve do transporte público na Capital para esta quarta-feira (8).

Em São José oitavo dia de greve dos servidores 

No quarto município de Estado a valorização do serviço público é uma das metas da gestão do prefeito Orvino Coelho Ávila. Além do índice nominal de reposição salarial de 12,47% a todos os servidores, referente à data base de 2021 e 2022, o Executivo concedeu no ano passado uma revisão anual de 9,32% dos quais 2,39% referem-se a 2019 -2020 e outros 6,75% ao período 2020-2021.

Para o magistério houve reajuste de 33,24% para professores da Educação e extensão do vale alimentação a todos os servidores e foi ampliado o quadro de servidores da Saúde e da Assistência Social. Nenhuma destas medidas impediu a greve que entrou no oitavo dia.

Multa para quem ameaçar serviço público

Depois que alguns servidores invadiram a Prefeitura de São José na semana passada, o Tribunal de Justiça determinou que os grevistas não podem realizar qualquer ato vinculado ao movimento grevista a uma distância menor de 200 metros das repartições e edifícios públicos municipais. Caso descumpram a determinação, os grevistas estão sujeitos à multa diária de R$50 mil.

Na decisão, a desembargadora Denise de Souza Luz Francoski determinou, também, a continuidade dos serviços públicos essenciais de saúde em, no mínimo, 50% de funcionamento, e manutenção dos serviços públicos essenciais de assistência social em, no mínimo, 50% de funcionamento.

Lançamento do Inspire

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Rede Catarinense de Centros de Inovação da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações (DCTI), lança na tarde desta terça-feira (7), às 15h, em evento híbrido, o Inspire – Programa Catarinense de Inovação Social. A iniciativa ​​tem como objetivo fomentar a inovação social em Santa Catarina por meio da formação, da geração de pesquisa e conhecimento e do incentivo a projetos que possam responder aos desafios socioambientais das regiões do Estado a partir da Rede de Centros. Estão previstos mais de R$2 milhões em investimentos para as diferentes etapas de ação.

O programa terá o apoio da Rede Laço e resulta da parceria a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Núcleo de Inovações com Sociais na Esfera Pública (NISP), do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).