Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

Conforme escrevi ontem, a executiva estadual do MDB se reúne hoje às 09h, na sede do partido, para discutir os encaminhamentos para a convenção. Ao contrário do que defende o presidente estadual, deputado Celso Maldaner, deve ser decidido que não haverá imposição de nomes, portanto, Antídio Lunelli seguirá como pré-candidato ao Governo do Estado, mas o apoio ao governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) também será levado para à discussão na convenção de 5 de agosto.

Algumas lideranças chegaram a pensar em pedir o afastamento, ou até mesmo a destituição de Maldaner da presidência do partido, porém, venceu a defesa da diplomacia e, por enquanto, nenhum passo será dado nessa direção. Mas é um fato que não há mais a confiança em Maldaner e, até uma certa estranheza em relação a alguns atos do líder emedebista, os quais, segundo algumas fontes, não são considerados normais para um presidente.

Na reunião preparatória para hoje, realizada ontem no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, Moacir Sopelsa, houve a constatação de que o parecer jurídico do advogado do partido, Ramirez Zomer, está equivocado quando diz que o encontro de hoje será nulo. Para fazer essa análise foi chamado, Adélcio Machado, um dos maiores conhecedores do estatuto do MDB. Também foi através de um parecer dele, que os presentes decidiram questionar a validade das prévias, pois, segundo as lideranças, as desistências do senador, Dário Berger, e do deputado estadual, Valdir Cobalchini, provocaram a anulação.  

Durante a conversa também foi feita uma forte cobrança à bancada, pela falta de uma ação mais contundente. E também foi observado que a comunicação com as bases não está sendo adequada. Uma liderança disse que a visão que está sendo passada para fora, é que há os que se venderam para o governador, enquanto que há os que apresentam a oportunidade ao eleitor de votar no 15. “Isso é que é vendido lá fora e é natural. Quem, de nós não quer votar no 15? Acontece que não estão levando em conta os problemas do Antídio, só pensam na tese de Moisés, a qual realmente é difusa e confusa, mas é o caminho menos pior”, afirmou. Também foi levantado o fato de que Antídio ainda não conseguiu, um partido para apoiar uma eventual candidatura do MDB

Por fim, no encontro de hoje deve ser feita uma defesa pela apresentação de nomes para o pleito. Celso Maldaner está descartado, Carlos Moisés não o quer, porém, o deputado federal Carlos Chiodini, e os deputados estaduais, Ada de Luca e Moacir Sopelsa aparecem como opções. O ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler também foi lembrado, porém, a questão da idade pesou segundo alguns participantes, porque o partido teria que criar um novo nome para 2026. Pelo que tem sido visto nos últimos dias, Sopelsa é quem ganhou a preferência do governador para vice.

Convite a Udo

Udo foi mais um emedebista convidado para ser o vice de Moisés

Ontem o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) recebeu na Casa D’Agronômica, para um almoço, o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB). Moisés reiterou a Udo o convite aos emedebistas para indicarem o seu vice e, foi além, convidou o próprio Udo para ser o seu vice. O convite foi confirmado por uma fonte do Norte do estado, que não respondeu quando perguntei qual foi a resposta do ex-prefeito.

ALERTA!!

É expressamente proibida a cópia dos textos do SCemPauta para o compartilhamento. É PERMITIDO compartilhar, somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Risco de judicialização?

Já pelo lado do presidente estadual do MDB, deputado Celso Maldaner, há uma tranquilidade surpreendente quanto a reunião de hoje. Uma liderança me disse que tanto o deputado estadual, Valdir Cobalchini, quanto o senador Dário Berger, legitimaram as prévias. Também me foi dito que não terá qualquer pedido de destituição de Maldaner do cargo, pelo fato de que seria trocar seis por meia-dúzia. Acontece que se Maldaner for tirado do cargo, caberá à executiva nacional nomear uma comissão provisória, a qual provavelmente seria presidida pelo deputado federal, Carlos Chiodini, apoiador de Antídio Lunelli. Chiodini além de ser o primeiro vice-presidente nacional, também é amigo do presidente Baleia Rossi “Não tem saída. Essa reunião de hoje não passa de um blefe para entregar um fato político ao Moisés”, afirmou a fonte.

Evento

Uma liderança pró-Antídio Lunelli, me disse que toda a movimentação que está sendo feita, é para tentar o cancelamento do evento do próximo dia 11 em Curitibanos, quando Lunelli será lançado como o pré-candidato a governador pelo MDB. Segundo a fonte, há um temor em uma ala do partido que está preocupada com o evento, o qual prevê que será um sucesso, ao ponto de dar musculatura para o ex-prefeito de Jaraguá do Sul.

Pressa de Moisés

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) quer viajar a Brasília nesta semana, para conversar com o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi. Moisés que deve ir acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Moacir Sopelsa (MDB), quer definir de cima para baixo o apoio do MDB. Acontece que além do movimento desagradar até mesmo lideranças que desejam apoiá-lo, Moisés não conseguirá mudar o fato de que somente na convenção haverá uma decisão. Neste caso, o governador somente saberá se poderá contar com os emedebistas, após 5 de agosto. A pergunta é: e se a tese que defende o apoio a Moisés perder na convenção, o que fará o governador com apenas o Republicanos e o Podemos?

Susto

O deputado estadual, Valdir Cobalchini (MDB), levou um susto ontem em Rancho Queimado, quando o veículo em que estava perdeu o controle e saiu da pista, após um desvio. A sorte foi que algumas árvores impediram o carro de cair numa ribanceira de cerca de 50 metros. Ninguém se feriu. Estavam com o parlamentar, o filho Lucas Cobalchini, o assessor Marcelo Kampf, além do motorista somente identificado como Wilson.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele seja cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148. Contamos com você!

No primeiro turno

O senador Jorginho Mello (PL), pré-candidato ao Governo do Estado, vai acelerar as movimentações. Ele quer adiantar a conversa com o Progressistas para ter o partido indicando o seu vice, que pode ser a deputada federal, Ângela Amin (Progressistas). Jorginho entende que se fechar a aliança, terá a chance de vencer o pleito ainda no primeiro turno.

Lula não vem

O cancelamento da visita do ex-presidente Lula (PT) ao estado, tem duas versões. Primeiro a da nota oficial, a qual diz que não foi possível reservar locais adequados, além das condições climáticas que impedem a realização de um evento público em ambiente aberto. Porém, o que ocorreu é que o PSB catarinense pediu ao pré-candidato a vice de Lula, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), para que intervisse junto ao líder petista pelo cancelamento. Alckmin falou com Lula e explicou que o senador Dário Berger (PSB) se encontra internado na capital paulista, após ter passado por uma cirurgia e, para completar, ontem testou positivo para o Coronavírus. Alckmin pediu para que Lula venha somente quando Dário puder participar da agenda, a exemplo o pré-candidato petista, Décio Lima, que ontem em São Paulo conversou com o ex-presidente. Os petistas negam que a situação de Dário seja o motivo do cancelamento da agenda

Alckmin e o Sul

Caberá ao ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), as discussões sobre as composições entre PSB e PT nos três estados do Sul. Ontem Alckmin ligou para o presidente estadual dos socialistas, Cláudio Vignatti, para se inteirar da situação no estado e o impasse com os petistas.

Cardeal catarinense

Entre os novos Cardeais que o Papa Francisco escolheu, está o catarinense, Dom Leonardo Ulrich Steiner de 71 anos. Natural de Forquilhinha, o religioso que é da Congregação Ordem dos Frades Menores, tem a sua formação em Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis, é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena e, obteve a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. Steiner será nomeado no Consistório que será realizado em 27 de agosto no Vaticano. Entre outras tarefas como a administração da Cúria Romana, são os cardeais que elegem o Papa no Conclave. Eles também são conhecidos diplomaticamente como os “Príncipes da Igreja”.   

Presidente imortal

O ex-ministro e atual Secretário de Turismo de São Paulo, o catarinense Vinícius Lummertz, fez um emocionado registro em seu blog depois de ter prestigiado na última quinta-feira (26), a sessão solene da Academia Paulista de Letras que empossou o ex-presidente Michel Temer (MDB) como novo membro da entidade. “Amigo, político e jurista brilhante, com quem tive a honra de trabalhar como Presidente da Embratur e como Ministro do Turismo, foi homenageado e reconhecido pelos maiores nomes da literatura paulista e brasileira, tornando-se novo imortal. Parabenizo-o e desejo-lhe muito sucesso em sua jornada, sempre agradecendo sua imensa e qualificada atenção ao Brasil”, escreveu Vinicius.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta