Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

Ontem à noite o PSD realizou um grande evento no Lira Tênis Clube no centro de Florianópolis, para receber o prefeito, Topázio Neto, como o seu mais novo filiado. Para o partido a entrada de Topázio não representa somente ganhar a Capital, o que já é um grande feito para qualquer sigla. Desde ontem, os pessedistas conforme antecipei, passam a governar a maior população de Santa Catarina.

Chamou a atenção a forma como o pré-candidato a governador, Gean Loureiro, filiado ao União Brasil, foi recebido pelos pessedistas. Ele disse que mesmo estando em um evento de outro partido, que mesmo assim, se sentia em casa. Pelo visto, como o próprio Loureiro gosta de falar, o sangue já misturou, PSD e União Brasil estão mais firmes do que nunca em seu projeto eleitoral.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que será o coordenador da campanha de Gean, pela primeira vez fez um discurso forte, destacando que o ex-prefeito da Capital tem currículo e um bom resultado para mostrar. “A minha opção de estar com Gean publicamente se torna hoje. Estarei em sua campanha e o nosso partido vai te indicar o seu vice-governador”, afirmou Rodrigues, que completou olhando para Loureiro: “faça o que fez em Florianópolis por Santa Catarina, que estaremos com certeza absoluta, bem servidos de governador no nosso estado. Estamos tudo contigo Gean. E Topázio, você veio com certeza para um grande grupo político”, completou.

Antecedendo a fala de Topázio, Gean Loureiro destacou as qualidades de seu sucessor e, falou sobre as ações em Florianópolis, as quais, segundo ele, foram feitas junto com Topázio. “Hoje ele traz uma bandeira partidária que respeita a liberdade, que respeita a livre economia, que defende o emprego, que busca cada vez ter menos impostos e não aceita aumentar impostos, um partido que tem princípios, que tem líderes”, afirmou.

Topázio se fortalece

Estimulado pelo deputado estadual, Júlio Garcia, pelo ex-chefe da Casa Civil do Estado, Eron Giordani, e pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, se filia ao PSD que oferece uma estrutura muito maior do que oferecia o Republicanos. Isso quer dizer que Topázio ganha musculatura política e um partido que lhe dá sustentabilidade, inclusive para pensar na eleição de 2024.

Bornhausen

Kassab e Bornhausen antes do evento

As lideranças presentes ao evento de ontem do PSD no Lira Tênis Clube, renderam homenagens ao ex-senador, Jorge Bornhausen, que também assinou ficha no partido. Bornhausen já era um importante conselheiro, mesmo sem estar filiado, agora, terá uma atuação ainda mais forte. Perguntei ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, se o ex-senador terá espaço na executiva. Kassab respondeu que sim, que Bornhausen será integrado às executivas estadual e nacional, porém, não soube dizer em quais cargos.

O oráculo

O deputado estadual, Júlio Garcia (PSD), preferiu a discrição, mesmo assim, foi procurado pelas lideranças presentes ao evento que fizeram questão de dar um abraço no parlamentar, que é uma das maiores lideranças políticas de Santa Catarina. Garcia é um verdadeiro oráculo, pois é constantemente procurado para aconselhar lideranças dos mais diversos partidos.

ALERTA!!

É expressamente proibida a cópia dos textos do SCemPauta para o compartilhamento. É PERMITIDO compartilhar, somente através do link! Quem compartilhar o texto sem o devido crédito ao SCemPauta, responderá judicialmente pelo uso indevido de nossos conteúdos!

Maldaner não ouvirá deputados

O documento assinado por deputados estaduais e dois ex-governadores do MDB, Eduardo Pinho Moreira, e Paulo Afonso Vieira, pedindo a autoconvocação da executiva estadual do partido para definir um apoio ao governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), será olimpicamente ignorado, conforme me relatou uma fonte emedebista durante o dia de ontem. Segundo a liderança, as prévias e as convenções, estão previstas no estatuto do partido como as únicas instâncias de decisão. “O que alguns querem não tem embasamento legal. A decisão do diretório não se sobrepõe as prévias e a convenção”, afirmou. Por sua vez, o pré-candidato a governador, Antídio Lunelli, manterá a sua agenda e será lançado como o nome do MDB, no evento marcado para o dia 11 do próximo mês em Curitibanos.

Visitas na Alesc

O pré-candidato do MDB ao Governo do Estado, Antídio Lunelli, esteve na Assembleia Legislativa ontem à tarde. Ele foi acompanhado de sua assessora que também é pré-candidata a deputada, Emanuella Wolff, a Manu, e de seu assessor jurídico, aos gabinetes do deputado estadual, Júlio Garcia (PSD), e depois no gabinete do deputado Fernando Krelling (MDB), o único da bancada estadual que não assinou a carta pró-Moisés. No gabinete de Garcia, quem também participou da conversa foi o ex-chefe da Casa Civil, Eron Giordani. Antídio teria se mostrado confiante durante as visitas, chegando a dizer que se alguém quiser mudar a situação posta no partido, que dispute a convenção. Em suma, Antídio manterá a sua pré-candidatura.

Inviabilidade de Moisés

O governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) deu a última cartada, ao realizar um jantar para mais de 80 prefeitos do MDB, dando um sinal de força, porém, uma força que pelo visto é limitada quando confrontada com o estatuto do MDB. Enquanto fotos são feitas na Casa D’Agronômica, o presidente estadual dos emedebistas, deputado Celso Maldaner, joga com o regulamento debaixo do braço e, segue levando Antídio Lunelli rumo à candidatura. Vale lembrar que até o momento, Moisés só tem o seu próprio partido, o Republicanos, e o Podemos, nada mais, situação que fragiliza o seu projeto. A pergunta é: se não der certo com o MDB, o governador disputará a eleição com apenas esses dois partidos, ou deverá declinar?

Gastos na Agronômica

O deputado estadual, Ivan Naatz (PL), reagiu em plenário a nota e foto que publiquei ontem na coluna, que mostra o encontro político do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), com um grande grupo do MDB na residência oficial. Naatz questionou a maneira como está sendo usada a estrutura pública. “Está sendo usada de forma deselegante e antidemocrática, uma pressão sutil para assinar apoio político”, destacou. Naatz fez ainda um alerta ao Ministério Público Eleitoral, tendo em vista que as reuniões políticas realizadas na Agronômica tratam de eleição, mas são bancadas com dinheiro público.

Napoleão disputará

O ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, bateu o martelo e confirmou a sua pré-candidatura a deputado estadual. Há alguns meses já haviam rumores, porém, ele ainda não havia confirmado. Ontem Bernardes me disse que vai encarar a eleição. Ele tem sido estimulado por lideranças políticas e empresariais de Blumenau e do Vale Europeu, que desejam ter nele, um representante na Alesc. Ontem Napoleão participou do evento de filiação do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, ao PSD. Na foto, está ao lado do ex-chefe da Casa Civil do Estado, Eron Giordani, e dos ex-presidentes do Badesc, Wellington Bielecki, e José Caramori, que também tentará uma vaga na Alesc, além do empresário do ramo de hotelaria, Adriano Palma, que também se filiou ao PSD. Zena Becker e Octávio Lebarbechon, que não estão na foto, também se filiaram.

Apoie o SCemPauta

Fazer jornalismo de qualidade, com notícias exclusivas dos bastidores da política não é fácil. Por isso, faço um convite a vocês para que anunciem as suas empresas no SCemPauta. Apoie o nosso trabalho para que ele seja cada vez mais forte. Além de nos apoiar, você terá a sua marca sendo divulgada para todas as regiões do estado e, o melhor, em um site que tem credibilidade junto ao público. Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 98504.8148. Contamos com você!

Na mesa diretora

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) foi eleita como titular da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. É a segunda vez que a parlamentar conquista uma vaga entre os 11 responsáveis pela direção da casa legislativa. A representante catarinense em Brasília vai ocupar a função de terceira secretária. Ela é a terceira mulher a alcançar a vaga. Anteriormente, Geovania havia sido eleita no biênio 2019-2020 para compor o cargo de segunda suplente de secretário.

Pautas de Dário

Por onde tem passado, o senador Dário Berger (PSB), que busca a candidatura ao Governo do Estado por uma frente de oito partidos de esquerda, afirma que já elegeu quatro prioridades para um possível governo: saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. Para ele, a saúde continua sendo o grande drama da população. “Nestes 27 anos que estou na política ouço os candidatos ao governo prometendo acabar com a ‘ambulâncioterapia’, mas até hoje tem paciente que continua saindo de São Miguel do Oeste para ser atendido em Florianópolis, por exemplo”, afirmou.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê. Você também pode ativar as notificações no “Alerta do Google” e receber as nossas informações.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta