Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

As pesquisas ligaram a luz amarela para o Partido dos Trabalhadores, pois, mesmo mostrando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na frente, ele tem se mantido inerte, sem apresentar melhora, enquanto que o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), começa a diminuir a diferença crescendo em alguns estados, sobretudo em São Paulo.

Algumas lideranças de partidos que orbitam a pré-candidatura de Lula, ao mesmo tempo em que se preocupam, começam a entender esse cenário como uma oportunidade de ganhar mais espaço, pois, com Lula liderando com folga nos últimos meses, o PT endureceu a conversa e se colocou como prioridade também nos estados.

Aqui em Santa Catarina os petistas exigem que Décio Lima seja o pré-candidato do partido ao Governo do Estado, liderando uma ampla aliança de partidos de esquerda. Após algumas falas mais contundentes de que Lima não poderia abrir mão da cabeça, para o senador, Dário Berger (PSB), o próprio Lima se reaproximou dos socialistas e retomou a conversa a respeito da aliança. Uma fonte petista chegou a justificar a aproximação, após o rechaço a uma candidatura de Berger, atribuindo a uma “correção de rumo”, no caso, do PSB, o que pode colocar Dário no páreo.

Ontem uma liderança do PSB me disse que o ex-presidente Lula tem pedido um palanque amplo nos estados. Para o pessebista, somente Dário Berger é capaz de dar um palanque robusto para o líder petista, podendo até mesmo num eventual segundo turno, atrair o apoio de siglas consideradas de centro. “O Décio teria muita dificuldade”, afirmou.

Questionada se Berger estaria disposto a disputar algum outro cargo que não seja ao Governo, a resposta foi de que essa possibilidade nunca foi discutida pelo PSB.

Primeira forte aliança

Ontem o PSD confirmou o seu compromisso de se aliançar ao União Brasil e, apoiar o pré-candidato ao Governo do Estado, Gean Loureiro. Valeu a construção da bancada estadual que, não impôs, respeitou as demais lideranças e construiu através do deputado Júlio Garcia, um entendimento para que o partido saísse unido. Garcia em seu discurso fez um relato dos gestos feitos pelo PSD em apoio ao ex-governador, Raimundo Colombo, além de uma leitura dos últimos anos. Ele destacou ainda que o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) somente está no patamar atual, pensando numa reeleição, pelo fato de que teve Eron Giordani no comando da Casa Civil, como a pessoa que esteve à frente de todas as ações, no caso, foi praticamente quem governou.

Em falar…

O ex-chefe da Casa Civil, Eron Giordani, pode ser uma forte aposta do PSD para ser o vice de Gean Loureiro (UB). Uma fonte pessedista me disse que o nome de Giordani, está entre alguns outros possíveis candidatos a vice, porém, o ex-secretário é visto com bons olhos. Os outros nomes, a liderança não quis adiantar. Giordani é muito próximo ao prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que deve ter um papel importante no projeto eleitoral na coordenação da campanha.

Colombo

Após a fala do presidente estadual do PSD, Milton Hobus, que abriu o encontro de ontem no Hotel Faial, o ex-governador Raimundo Colombo discursou em tom de conciliação. Colombo entendeu que a vontade do partido era a de estar ao lado de Gean Loureiro (UB), por isso declinou de sua pré-candidatura a governador. Mas Colombo deixou em aberto uma vontade de disputar ao Senado e, parece ter um bom apoio do partido, já que foi muito aplaudido quando se colocou à disposição para tentar uma vaga à Câmara Alta. “Nosso gesto é para buscar a unidade, fortalecer a compreensão, somar as forças. Este é o caminho e ninguém se diminui. A concessão só é feita por quem encontra na sua alma a paz de querer fazer o bem”, afirmou Colombo, que se torna um dos mais fortes pretendentes a uma vaga ao Senado.

Moisés em Chapecó

O governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), estará hoje em Chapecó onde participa do evento de aniversário da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), que completa 75 anos. O início está marcado para às 19h30, na sede da Fasul. Além de acompanhar a posse da nova diretoria, Moisés assinará alguns convênios com o município, para a construção de um pavilhão com 8.800m², uma arena multiuso com 4.100m² no Parque da Efapi e o elevado da Praça da Bandeira.

Afastamento

O que chamou a atenção em Chapecó, foi o fato de que o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), não falou com o prefeito João Rodrigues (PSD) sobre a sua visita e as assinaturas dos convênios. Pessoas próximas a Rodrigues viram como uma retaliação de Moisés ao fato de o prefeito não ter declarado apoio a ele, casado com o posicionamento de ontem do PSD, que se comprometeu a estar com o União Brasil.

Indeciso

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), está indeciso sobre qual projeto se aliar. Hoje, Fabrício não sabe se a exemplo de seu partido, se alinha ao governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), ou se dedica ao projeto do senador Jorginho Mello (PL) ao Governo do Estado. Ontem durante a reunião do colegiado, Fabrício externou a sua indecisão e disse que pretende apoiar o que for melhor para o município.

Atritos

Em que pese o pré-candidato a governador, Gean Loureiro (UB), queira ajudar a Paulinho Bornhausen (PSD), que é pré-candidato a deputado federal, ele terá que se dividir para também apoiar o seu ex-secretário, o vereador Ed Pereira (UB), que também tentará uma vaga à Câmara Federal. Caso não apoie Pereira, Gean corre um sério risco de ter problema com a executiva nacional do União Brasil. Uma das principais lideranças do partido, Antônio Rueda, é amigo de Ed, tanto, que virá a Florianópolis para participar do evento de lançamento da campanha do vereador à Câmara Federal. Ed e Paulinho tem brigado para ter o apoio do grupo de Gean.

Oriente Médio

Os investimentos a serem realizados em infraestrutura em Santa Catarina chamaram a atenção do embaixador do Reino do Bahrein, Bader Abbas Hasan Ahmed Alhelaibi, que esteve na sede da Facisc para estreitar as relações comerciais com o Brasil, em especial com o Estado catarinense. O evento reuniu empresários que representam diversas regiões, como o Extremo Oeste, Sul, Oeste, Norte, Planalto Norte, Vale e Litoral. O presidente da Facisc, Sérgio Alves, atendeu a sugestão da deputada federal, Caroline De Toni (PL), e organizou o evento para aproximar as duas nações. Segundo o líder empresarial, o Brasil indiscutivelmente se torna uma das excelentes opções de investimentos e, Santa Catarina se destaca e desponta em todo este cenário.

Cenário catarinense

O presidente da Facisc, Sérgio Alves, descreveu ao embaixador do Reino do Bahrein, Bader Al-Helaibi, dados que evidenciam o Estado, como a maior expectativa de vida do Brasil, 82 anos. Também é o estado com maior índice de crianças matriculadas em escolas. Quando o assunto foi economia, Alves destacou que Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil, além de ser o maior produtor de alho, cebola, maçã e ostras, entre outros produtos. “11 vezes consecutivas o melhor roteiro turístico do país. Nossa diversificação é nosso maior ativo”, afirmou. Já o embaixador destacou que quer estreitar laços com Brasil. O encontro teve como objetivo contribuir para integração entre os dois países.

Novos colunistas

Hoje o SCemPauta ganha mais dois colunistas, profissionais de primeira grandeza em suas áreas, a exemplo dos colegas que já atuam no site. Eles estreiam hoje. Sejam bem-vindos!!

Paulo Gouvêa

Nascido em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1943, Paulo Gouvêa é um ex-deputado federal por dois mandatos pelo antigo PFL: o primeiro mandato foi de 1995 a 1999, e o segundo de 1999 a 2003. Advogado com atuação em Santa Catarina, Gouvêa é mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Política Pública Internacional (MIPP) pela Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos e ex-professor de Direito Constitucional da USP e da Universidade Mackenzie. Paulo Gouvêa também contribuiu com o Estado de Santa Catarina na condição de Secretário-Adjunto do Planejamento, Secretário de Estado da Educação, Administração, Transportes, Desenvolvimento Econômico e Integração ao Mercosul. Também ocupou o cargo de Secretário de Planejamento do Município de Blumenau.

Henry Quaresma

Henry Uliano Quaresma é um executivo, consultor e conselheiro de empresas e entidades empresariais. Atuou na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por de 23 anos em diversos cargos, sendo o maior período como Diretor de Relações Industriais e Institucionais. Coordenou e participou em mais de 90 missões internacionais para mais de 50 países. Foi professor universitário, ocupou posições em áreas de governo e iniciativa privada. Graduado em engenharia, com MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa, com especialização pela Fundação Getúlio Vargas. Também se graduou em programas executivos em Estratégia e Gestão pela Wharton School e INSEAD. Autor de artigos e livros, dentre eles, “O Fator China e os Novos Negócios” (2021).

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta