Sempre que acontecem desastres como o que estamos vivenciando há três dias em Santa Catarina em razão das chuvas e ventos,  os serviços da defesa civil são acionados e são fundamentais no atendimento à população e nos encaminhamentos necessários para a recuperação dos municípios atingidos. Acontece que há municípios em Santa Catarina que não possuem serviço de defesa civil estruturado, atualizado e em constante atuação, em alguns casos por mudanças na administração municipal.

É necessário que se destaque que a defesa civil tem por objetivo reduzir os riscos de desastres atuando na prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, nos governos federal, estadual e municipal.

Sem desmerecer a atuação da Defesa Civil estadual e as ações de governo que, inclusive, acionou sala de situação para monitorar o Estado, é necessário dizer que todo o município deve estar estruturado e em casos de desastres criar suas próprias salas de situação, sob a coordenação da defesa civil e com o envolvimento de diversas áreas da administração pública.

Conversei com Julio Germano Marcelino, coordenador da Defesa Civil de Palhoça e presidente do Colegiado Regional de Defesa Civil da Grande Florianópolis. Ele defende que a defesa civil dos municípios seja ocupada por servidores efetivos, com a estrutura necessária para atuar em caso de desastres e preventivamente. Com desastres naturais cada vez mais frequentes, atuar na prevenção evitará muitas perdas, principalmente de vidas.

Assim que as chuvas reduzirem é preciso verificar as fragilidades dos municípios catarinenses e a Defesa Civil estadual deve atuar mais efetivamente com orientações e apoio às gestões municipais, defende.

Jorginho Mello fechado com Bolsonaro e vice e versa?

O mês de maio começou dando um gás a pré-candidatura de Jorginho Mello, presidente estadual do PL, ao governo de Santa Catarina. A manifestação comemorativa ao 1º de maio – Dia do Trabalho e do Trabalhador, realizada na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, serviu não somente para captar boas imagens em verde e amarelo para a futura campanha, com a participação de um bom número de  apoiadores do presidente Jair Bolsonaro mas, também, para uma demonstração de que o Presidente da República até poderá ter outros pré-candidatos ao governo em Santa Catarina que o apoiam, porém, Jorginho Mello tem aproveitado bem cada momento e mesmo dito “isolado” tem a força de quem aproveitou a onda em 2018 e chegou ao Senado da República com 1.179.757 votos (18,07%).

Em contrapartida Bolsonaro destaca a atuação incontestável de Jorginho Mello pelas micro e pequenas empresas. Nesta quarta-feira (4), durante almoço da Frente da Micro e Pequena Empresa presidida por Jorginho, Bolsonaro foi só elogios ao catarinense e disse: “Assim como nós sabemos que a família é a base da sociedade, as micro e pequenas empresas são a base da sociedade. E vocês foram fantásticos. Tomamos medidas importantes, uma delas com o apoio especial do Jorginho e tudo passa por vocês, o Pronampe e o Bem, terminamos 2020 com um pequeno saldo nas carteiras assinadas” disse o presidente.

O Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe) é de autoria do senador Jorginho Mello.

PMSC comemora 187 anos

Criada por Feliciano Nunes Pires em 5 de maio de 1835 a Polícia Militar de Santa Catarina completa, portanto, nesta quinta-feira (5), 187 anos de criação. Estão previstas solenidades em todo o Estado em comemoração à data, bem como entrega de condecorações.

Em Florianópolis, serão entregues a medalha do Mérito Policial Militar – coronel Lopes Vieira, entrega do título honorífico Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina, medalhas de mérito por tempo de serviço, medalha Cruz de Bravura e Comenda Barriga Verde da Polícia Militar. A solenidade acontece pela manhã, a partir das 10h, na Academia da Polícia Militar da Trindade. Em caso de chuva será transferida para o Teatro Pedro Ivo, na SC-401.

A data também marca a promoção de 157 praças e 23 oficiais por todo o estado. O comandante-geral da PMSC é o coronel Marcelo Pontes.

TVAL no ar com muita tecnologia

Em outubro deste ano completará 23 anos de operações a TVAL – TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Foi em 1999 que oficialmente a primeira transmissão da emissora aconteceu e tornou o sonho de muitos em realidade e eu estava lá. Por isso comemoro até hoje cada avanço e cada novo canal legislativo que se consolida porque sei da importância de levar à sociedade  as informações do Parlamento catarinense de forma clara, com transparência e isenção.

Por meio de licitação de nova empresa a TVAL já está operando com novos equipamentos de última geração instalados em tempo recorde. O presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB) foi conferir os equipamentos e até pousou de cinegrafista.

Está de parabéns a Alesc, sua diretoria de Comunicação e equipe TVAL.