Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

A reunião de ontem à noite no hotel Castelmar em Florianópolis, promovida pelos deputados estaduais do MDB, para ouvir os prefeitos e vices do partido, encerrou com a definição de que, o momento é de união e construção de um projeto realmente viável. É ponto pacífico entre os parlamentares que a pré-candidatura de Antídio Lunelli a governador, não viabilizou e, que uma demora de mudança de rumo pode determinar o isolamento do partido. “Muitas pessoas saíram do partido por causa da condução que tem sido feita. O momento agora é de união e decisão”, afirmou uma fonte, após o encontro.

Sobraram elogios à organização da reunião, que contou até mesmo com um relógio para cronometrar as falas dos prefeitos, que tiveram um tempo máximo de 4 minutos, por região, para fazer a defesa do que pensam sobre o projeto eleitoral. Como era de se esperar, a grande maioria afirmou que o desejo é de estar com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), mas, também disseram que apoiarão se o partido optar por ter candidatura própria, pois, acima de tudo está o MDB.

Hoje a bancada voltará a se reunir em um almoço na Assembleia Legislativa, para fazer uma análise do encontro de ontem e, estabelecer uma agenda. A palavra de ordem é ação, para que até o final do mês haja uma clara manifestação sobre estar, ou não com Moisés. Vale lembrar o que revelei há alguns dias, que o governador estabeleceu um prazo até o final de abril, para que haja uma definição do MDB, caso contrário, ele retomará as conversas iniciadas com o Progressistas e o PSDB.

O fato é que o resultado do encontro, dá força a um movimento que até então era desconhecido. Ontem durante o tradicional almoço das terças da bancada estadual, o deputado Luiz Fernando Vampiro, revelou que no sábado o governador recebeu na Casa D’Agronômica, uma visita de Antídio Lunelli e do deputado federal, Carlos Chiodini. Numa conversa a portas fechadas, Antídio disse a Moisés que aceita declinar de sua pré-candidatura, desde que o nome de Chiodini esteja na majoritária, seja como vice, ou ao Senado. A informação foi confirmada por uma fonte ligada ao deputado e ao ex-prefeito de Jaraguá do Sul.

Nos próximos dias, a agenda dos deputados estaduais com Antídio, Chiodini e Celso Maldaner, confirmará a informação que trago agora em primeira mão. O processo terá duas frentes: a primeira será a de consolidar a aliança com Moisés tendo Carlos Chiodini de vice e, a segunda, encontrar uma saída honrosa para Antídio, pois, conforme me disse um parlamentar, nada será feito a fórceps, a ideia é de integrar e encontrar o que chamou de um bom caminho, onde todos se sintam valorizados.

Chiodini quer

A mesma fonte que confirmou a informação do encontro entre o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e os emedebistas Antídio Lunelli e Carlos Chiodini, me fez a seguinte pergunta: Chiodini deve disputar ao Senado, ou ser o vice de Moisés? A leitura deve ser feita da seguinte forma: com a saída de Luciano Hang do cenário, o campo ficou aberto para a eleição ao Senado e, ter o apoio de um partido com a grandeza de um MDB, dá uma certa vantagem. Por outro lado, se Chiodini pensa em futuramente ser o governador, ou, pelo menos, disputar com força, chegar em 2026 na condição de vice, caso sejam eleitos, também pode dar uma boa vantagem em relação aos demais.

A saída

A construção do declínio do ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, de sua pré-candidatura ao Governo do Estado, será feita a várias mãos. A ideia é dar a Antídio uma saída honrosa, pois, afinal, ele renunciou ao seu mandato. Uma das linhas estudadas é de que o ex-prefeito ao anunciar, credite ao gesto, a intenção de ajudar no processo de união do partido. Neste caso, Antídio poderá ir a deputado federal, aproveitando que Carlos Chiodini abrirá espaço ao se candidatar a vice. O ex-prefeito sairá já dobrando com a sua ex-chefe de gabinete em Jaraguá, Emanuella Wolf, que deixou a presidência local do Podemos para se filiar ao MDB. Ela é pré-candidata a deputada estadual. Manu como é conhecida, é ex-esposa de Chiodini.

Último debate na Pan News

Hoje a partir das 16h, você acompanha o último debate do Jogo do Poder com Maga Stopassoli, Maria Helena e eu, Marcelo Lula. Durante o programa explicaremos o motivo de nossa saída. Você pode acompanhar através das rádios Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma, 101,5 FM. Além de ouvir, também pode assistir pela Panflix, ou pelo perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Enquanto isso no PSD…

Ontem o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), entrou em contato para negar a informação que divulguei na coluna, de que ele viria a Florianópolis para anunciar apoio à pré-candidatura de Raimundo Colombo (PSD) ao Governo do Estado. Acontece que em um evento na segunda-feira (11) à noite em Rio do Sul, o presidente estadual dos pessedistas, deputado Milton Hobus, anunciou aos presentes que Rodrigues faria o gesto. A questão é: o prefeito desistiu de dar o apoio?

Convite a Topázio

Na capital o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), acompanhado do ex-chefe da Casa Civil, Eron Giordani, visitou o prefeito Topázio Neto (sem partido). Ambos não puderam comparecer à posse de Topázio e disseram que foram apenas fazer uma visita de cortesia. Acontece que durante a conversa, Rodrigues fez um convite ao prefeito de Florianópolis, para que se filie ao PSD. Topázio ficou de pensar.

Vignatti se manifesta

De acordo com o presidente estadual do PSB, Cláudio Vignatti, a apresentação de uma chapa majoritária pelo petista Décio Lima, pegou de surpresa outros partidos que participam da construção da chamada Frente Popular Democrática. Para Vignatti, apresentar um chapa com nomes definidos antes de se esgotarem todas as conversas entre os partidos, é atropelar a unidade que vem sendo construída desde o ano passado e favorecer o bolsonarismo em Santa Catarina.  Ele acredita que o momento é de construção, sem excluir nenhum nome da majoritária. “Todos devem ser bem-vindos no projeto, que deve ter como única meta derrotar o negacionismo e, as forças de opressão e atraso que estão no poder”, afirmou Vignatti.

Isolamento

A manifestação do presidente estadual do PSB, Cláudio Vignatti, é uma reação a um processo de isolamento do senador, Dário Berger, pré-candidato dos socialistas ao Governo do Estado. Nos últimos dias se intensificaram as conversas entre Décio Lima (PT), Gelson Merisio (Solidariedade) e Jorge Boeira (PDT). A única vaga que o grupo aceita abrir para Berger, é ao Senado. Merisio que chegou a se aproximar do senador, agora é um dos que barram o nome de Dário para ser o candidato da frente de esquerda ao Governo do Estado. Merisio quer ser o vice de Décio.

Correção da tabela

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), informou que apoia o posicionamento da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que defende a correção das tabelas do Simples Nacional. A edição da Folha de São Paulo de sexta-feira (08), trouxe o artigo “Correção não é aumento”, assinado pelo presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto. Segundo o presidente da Facisc, Sérgio Alves, o texto é uma resposta ao editorial do mesmo jornal, que no último domingo, 03 de abril, criticou um dos principais pleitos da atual gestão da Confederação: a atualização das tabelas do Simples Nacional. Cotait Neto se diz surpreso com a posição da Folha, já que, ao longo dos anos, o jornal reconhecia que defasagens na tabela de impostos em relação aos índices inflacionários, elevavam de forma tortuosa a carga do Imposto de Renda de trabalhadores e contribuintes.

Não é renúncia

O presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, bate ainda numa tecla que há muito, o Sistema CACB defende, a de que o Simples não é renúncia fiscal, pois sua alíquota média efetiva, é maior do que a do lucro presumido, tese que o presidente da CACB, credita a um estudo do economista, José Roberto Afonso, de dezembro de 2021.

Desrespeito

Ontem durante a sessão da Câmara de Vereadores de Florianópolis, uma cena no mínimo lamentável foi registrada pela transmissão da sessão. Durante uma discussão, o vereador João do Bericó (UB), faltou com respeito aos autistas. O fato ocorreu quando o vereador, Maikon Costa (PL), revelou durante uma fala que recebeu um diagnóstico de autismo. Bericó que preside a Comissão de Pessoas com Deficiência, foi ao microfone e disse de forma jocosa: “Questão de ordem, senhor presidente. Agora eu fiquei mais assustado. Além de maluco é autista”, afirmou se dirigindo a Costa. A Câmara precisa se posicionar sobre o assunto. Assista:

Posse

Acontece hoje, ás 10h, a solenidade de posse do novo corregedor-geral do Ministério Público de Santa Catarina, o procurador de Justiça, Fábio Strecker Schmitt. Ele terá a procuradora de Justiça Cristiane Rosália Maestri Böell como subcorregedora-geral. A solenidade acontecerá no Auditório do Edifício Sede do Ministério Público, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do MPSC.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta