Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Uma imagem registrada pela colega Maria Helena, ontem em Rancho Queimado, mostra que a possibilidade de uma aliança entre o MDB e o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), volta a ganhar força. O fato é que Moisés precisa do MDB para manter vivo o seu projeto de reeleição.
Nos bastidores o governador rechaça o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, aceita outros nomes já ventilados, a exemplo dos deputados estaduais, Mauro De Nadal e Valdir Cobalchini, porém, a foto de ontem pode ter mostrado, quem deve ser alçado à posição de vice, no caso, o deputado federal Carlos Chiodini. Eles mantiveram a discrição durante o evento de inauguração da reforma da praça central Leonardo Sell, mas a deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha, quebrou o gelo durante a sua fala, ao dizer olhando para Moisés e Chiodini que estavam sentados lado a lado, que era essa a imagem que ela gostaria de ver na eleição. Chiodini olhou para baixo constrangido e o evento seguiu.
Logo após, Moisés e Chiodini seguiram para um canto. Blindados por seguranças e integrantes do governo conversaram longamente e, o governador disse que deseja ter o MDB e que, Chiodini seria o vice ideal para acabar com as resistências que ainda persistem no partido. O deputado tem simpatia pela ideia, mas analisa com calma a questão de Antídio, já que não deseja atrapalhar o seu apadrinhado político. O fato é que, enquanto Antídio não desistir, Chiodini não dará o primeiro passo na direção de Moisés.
É importante destacar que o governador está disposto a abrir as vagas de vice e ao Senado para os emedebistas, mas conforme já escrevi, não quer Antídio na chapa. Entre algumas lideranças do MDB chegou a se cogitar uma chapa com Chiodini de vice e Antídio ao Senado, porém, é preciso fazer leitura política e, no caso, se é impossível ter na chapa duas lideranças da mesma região, imagine se disputarão dois nomes da mesma cidade, neste caso, Jaraguá do Sul, como vice e ao Senado. É possível que um nome do Sul, ou até mesmo Celso Maldaner, se coloque na condição de pré-candidato a senador.
Reunião esperada
Se tem uma coisa que a reunião marcada para hoje entre a bancada estadual do MDB, com prefeitos e vices do partido, conseguiu, foi o de agitar os bastidores. A promessa é de que um bom número de prefeitos que foram convidados via WhatsApp, compareçam ao encontro que iniciará às 19h, no Hotel Castelmar. Fontes do partido me disseram que os deputados querem ouvir o que os prefeitos e vices desejam para a eleição deste ano. A partir da conversa, a bancada pretende se reunir com a executiva e provocar um posicionamento. “Se os prefeitos disserem que desejam o Moisés (governador), não teremos outro caminho”, me disse uma liderança.
Até domingo
Deputados do MDB entendem que até o próximo domingo, é possível já ter o posicionamento do partido quanto a eleição ao Governo do Estado. Dependo do resultado da reunião, as articulações se intensificarão a partir de amanhã até sábado. “Marcar o movimento foi muito inteligente, pois antecipou tudo. Eu acredito que o MDB, não passa de domingo, e terá o posicionamento dele”, afirmou um parlamentar.
Antídio a deputado
Se a ala “antidista” no MDB segue confiante que ele poderá ser o candidato ao Governo do Estado, por outro, as apostas é de que sobrará para o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, disputar a deputado estadual ou a federal. Essa leitura ganha peso com a possibilidade de o deputado federal, Carlos Chiodini, ser o vice, o que abriria um bom espaço para Lunelli tentar uma vaga à Câmara dos Deputados. Pelos lados de Jaraguá há muita resistência a essa proposta, mas é a que parece mais viável caso Antídio deseje continuar ativamente na política.