Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Uma imagem registrada pela colega Maria Helena, ontem em Rancho Queimado, mostra que a possibilidade de uma aliança entre o MDB e o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), volta a ganhar força. O fato é que Moisés precisa do MDB para manter vivo o seu projeto de reeleição.

Nos bastidores o governador rechaça o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, aceita outros nomes já ventilados, a exemplo dos deputados estaduais, Mauro De Nadal e Valdir Cobalchini, porém, a foto de ontem pode ter mostrado, quem deve ser alçado à posição de vice, no caso, o deputado federal Carlos Chiodini. Eles mantiveram a discrição durante o evento de inauguração da reforma da praça central Leonardo Sell, mas a deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha, quebrou o gelo durante a sua fala, ao dizer olhando para Moisés e Chiodini que estavam sentados lado a lado, que era essa a imagem que ela gostaria de ver na eleição. Chiodini olhou para baixo constrangido e o evento seguiu.

Logo após, Moisés e Chiodini seguiram para um canto. Blindados por seguranças e integrantes do governo conversaram longamente e, o governador disse que deseja ter o MDB e que, Chiodini seria o vice ideal para acabar com as resistências que ainda persistem no partido. O deputado tem simpatia pela ideia, mas analisa com calma a questão de Antídio, já que não deseja atrapalhar o seu apadrinhado político. O fato é que, enquanto Antídio não desistir, Chiodini não dará o primeiro passo na direção de Moisés.

É importante destacar que o governador está disposto a abrir as vagas de vice e ao Senado para os emedebistas, mas conforme já escrevi, não quer Antídio na chapa. Entre algumas lideranças do MDB chegou a se cogitar uma chapa com Chiodini de vice e Antídio ao Senado, porém, é preciso fazer leitura política e, no caso, se é impossível ter na chapa duas lideranças da mesma região, imagine se disputarão dois nomes da mesma cidade, neste caso, Jaraguá do Sul, como vice e ao Senado. É possível que um nome do Sul, ou até mesmo Celso Maldaner, se coloque na condição de pré-candidato a senador.

Reunião esperada

Se tem uma coisa que a reunião marcada para hoje entre a bancada estadual do MDB, com prefeitos e vices do partido, conseguiu, foi o de agitar os bastidores. A promessa é de que um bom número de prefeitos que foram convidados via WhatsApp, compareçam ao encontro que iniciará às 19h, no Hotel Castelmar. Fontes do partido me disseram que os deputados querem ouvir o que os prefeitos e vices desejam para a eleição deste ano. A partir da conversa, a bancada pretende se reunir com a executiva e provocar um posicionamento. “Se os prefeitos disserem que desejam o Moisés (governador), não teremos outro caminho”, me disse uma liderança.

Até domingo

Deputados do MDB entendem que até o próximo domingo, é possível já ter o posicionamento do partido quanto a eleição ao Governo do Estado. Dependo do resultado da reunião, as articulações se intensificarão a partir de amanhã até sábado. “Marcar o movimento foi muito inteligente, pois antecipou tudo. Eu acredito que o MDB, não passa de domingo, e terá o posicionamento dele”, afirmou um parlamentar.

Antídio a deputado

Se a ala “antidista” no MDB segue confiante que ele poderá ser o candidato ao Governo do Estado, por outro, as apostas é de que sobrará para o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, disputar a deputado estadual ou a federal. Essa leitura ganha peso com a possibilidade de o deputado federal, Carlos Chiodini, ser o vice, o que abriria um bom espaço para Lunelli tentar uma vaga à Câmara dos Deputados. Pelos lados de Jaraguá há muita resistência a essa proposta, mas é a que parece mais viável caso Antídio deseje continuar ativamente na política.

JMDB com Maldaner

O presidente estadual do MDB, deputado Celso Maldaner, esteve ontem à noite em Florianópolis com integrantes da Juventude emedebista. Após muita conversa e alguns debates, os participantes declararam apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. Na foto, o vereador de Rio do Sul, Nilso Crespi, além de Márcio Recco de Jacinto Machado, o presidente do MDB de Içara, Max Mello, o coordenador da juventude Leonardo Felippe, o vereador de Santa Rosa, Elpidio de Souza, e João Paulo de Sá, de Lages. O presidente estadual da JMDB, Filipe Schmitz, vice-prefeito de Antônio Carlos, não participou do encontro.

PSD se reuniu

Foto: Alexandre Salvador

Ontem à noite em Rio do Sul, o PSD reuniu um bom número de filiados e simpatizantes. O evento contou com a presença de lideranças como o deputado estadual, Milton Hobus, ex-prefeito do município e atual presidente dos pessedistas em Santa Catarina, além de Raimundo Colombo, pré-candidato ao Governo do Estado. O evento foi para registrar as pré-candidaturas de Paulo Cunha a deputado estadual, e Gerri Consoli a federal. O ponto alto da noite ficou para o anúncio feito por Hobus, que hoje o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, deve estar em Florianópolis para anunciar apoio a Colombo.

Investimento

Florianópolis é a cidade escolhida para ser a sede da ActivTrades no Brasil. Com 20 anos de mercado, a empresa de origem suíça com sede em Londres, inicia suas operações em solo nacional com foco voltado a pessoas físicas. A partir de agora, investidores contarão com um procedimento inédito no país: a intermediação da corretora para a negociação de uma gama maior de produtos, principalmente internacionais. Dessa forma, as operações dos brasileiros no mercado externo estarão juridicamente protegidas. Além da novidade, a ActivTrades também aterrissa com base na educação financeira, para propiciar a investidores e a quem pretende ingressar na área, uma melhor compreensão sobre o mercado de capitais. Conteúdos exclusivos e gratuitos já podem ser acessados em diferentes plataformas, como no Youtube, Telegram e Instagram da companhia.

Sem Berger

“Lula, li sua nota hoje (ontem) sobre a esquerda “subir o tom” contra Dario. Honestamente, nunca teve adesão nem no PSOL nem no PT. Há meses PSOL tem dito que não topa o Dario. Na minha avaliação, a hipótese Dario naufragou com o fim da Federação PT-PSB. Ele está totalmente isolado, não tem a estrutura do MDB e não tem partido que o apoiem. Decio já tem o apoio de 6 partidos (as federações PT-PCdoB-PV e PSOL-Rede, além do Solidariedade) ” – Leonel Camasão – Presidente do PSOL de Florianópolis

Nome natural

Ontem o pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Décio Lima, se reuniu com Jorge Boeira (PDT) e com Gelson Merisio (Solidariedade), para discutir a eleição deste ano. Boeira e Merisio disseram a Décio, que ele deve ser o candidato a governador. Décio Lima me concedeu entrevista ontem no programa O Jogo do Poder, quando me deu mais detalhes. Confira:

https://youtu.be/pvfg-GZaPWo?t=152

Crítica a pré-candidatos

Industriais e comerciantes de algumas das principais cidades de Santa Catarina, estão manifestando contrariedade com as disputas de vereadores a Deputado Estadual e Federal. Grande parte desses empresários criticam o que chamam de uso dos municípios como trampolim. A crítica maior é direcionada aos vereadores com um ano de mandato, que estão mergulhando em sonhos mais altos, situação considerada arriscada pelos integrantes do setor produtivo.

Seif confiante

Ontem entrevistei o pré-candidato ao Senado pelo PL, Jorge Seif Júnior. Ele se mostrou confiante e, disse que aceitou disputar a pedido do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Confira:

https://youtu.be/pvfg-GZaPWo?t=2114

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta