Até que enfim! Morei em Lages de 1986 a 1997 e enfrentei a época em que enfrentávamos  mais de 4 horas para se chegar à capital, já que 40 quilômetros da BR-282 não eram asfaltados. Portanto, sei o quanto significa para a Serra Catarinense o início da operação de voos comerciais regulares domésticos (nacionais) no Aeroporto Regional do Planalto Serrano, sediado em Correia Pinto.

Nesta segunda-feira, dia 4, após 23 anos, aconteceu o voo inaugural da Azul Linhas Aéreas ligando a Serra Catarinense ao centro do País. Serão voos diários de Correia Pinto a Campinas-São Paulo. Um verdadeiro impulso na economia, no turismo e para novas oportunidades. Há tempos a região da Serra necessitava deste incremento para o seu desenvolvimento.

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 10 milhões no preparo do aeroporto para balizamento, iluminação, cercamentos, licenças ambientais, entre outras melhorias.  Na solenidade que marcou o voo inaugural, o governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) fez referência a Assembleia Legislativa pelo apoio na aprovação do projeto de regulamentação dos incentivos fiscais para aviação, que prevê menor tributação para quem opera em mais aeroportos catarinenses. O projeto foi aprovado em 2019. Caso a companhia opere voos regulares em, no mínimo, quatro aeroportos de Santa Catarina, a alíquota de ICMS de querosene de aviação reduz de 17% para 12%. E ainda cai para 7%, caso a companhia opere voos regulares em, no mínimo, seis aeroportos catarinenses.

Diversas autoridades, lideranças regionais e população acompanharam o voo inaugural Azul Correia Pinto – Campinas (SP).

Uma prova de que quando empresários e políticos se unem as coisas acontecem. Parabéns a todos os envolvidos.

Grande Florianópolis recebe Embaixador de Luxemburgo no Brasil

Autoridades, prefeitos (as), vereadores (as), lideranças regionais e descendentes de imigrantes luxemburgueses da Grande Florianópolis  receberam a visita do Embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger. Na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis a visita foi na sexta-feira, dia 1º de abril.

Logo que foi comunicado que o embaixador estaria em Santa Catarina, o presidente da Granfpolis e prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), fez o convite para que a visita fosse feita também a entidade que representa os 22 municípios da região e onde vivem grande parte dos descendentes de luxemburgueses em Santa Catarina.  

Na visita a Granfpolis o Embaixador esteve acompanhado pela Embaixatriz Nicole krieger Loo e pela Consul Honorária de Luxemburgo em Santa Catarina, Karen Schiwinden. Também prestigiaram a solenidade, a deputada Dirce Heiderscheidt (MDB), representando a Assembleia Legislativa do Estado; o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (PSB), o desembargador Cid Goulart Júnior, e a primeira-dama de São José e coordenadora do Núcleo de Primeiras- Damas da Granfpolis, Sandra Mikulski.

Em Antônio Carlos o anúncio de projetos culturais

O  município de Antônio Carlos recebeu a visita do Embaixador de Luxemburgo Carlos Krieger, no  sábado, dia 2. Ele foi recepcionado pelo prefeito Geraldo Pauli (MDB), vice-prefeito Filipe Schmitz (MDB), secretários e membros do executivo municipal, além representantes do legislativo.

“Esta é uma oportunidade de estreitar laços, mostrar um pouco da nossa cultura, das nossas belas paisagens, matriz econômica e para iniciarmos projetos na área cultural, educacional e econômica. Muitos cidadãos que vivem em Antônio Carlos são Luxemburgueses”, disse o prefeito Geraldo.

Em São Pedro de Alcântara teve reinauguração da Casa da Cultura

Também no sábado, foi reinaugurada a Casa da Cultura e Turismo Vereador Pedro Paulo Kremer de São Pedro de Alcântara com a presença do Embaixador Carlo Krieger, da Embaixatriz Nicole Kriger Loo e da Cônsul de Luxemburgo em Santa Catarina, Karen Schwinden.

A Casa da Cultura e Turismo têm como finalidade preservar e disseminar a memória cultural do povo, seu patrimônio histórico, geográfico, arqueológico e material, como objetos, livros, obras, entre outros.

O local conta com salas destinadas à lembranças’ dos negros e silvícolas que habitavam a região antes da chegada dos alemães e também terá uma sala de apoio, intercâmbio de informações e trâmites referente a Luxemburgo, salas para a cultura alemã, açoriana e para a Academia Alcantarense de Letras – ACALLE.

O prefeito Charles da Cunha (PDT) disse que a Casa da Cultura e Turismo deverá ser visitada por aqueles que visitam a cidade, mas, também, pelos munícipes, estudantes, professores e todos que quiserem conhecer um pouco mais da história.