Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Ontem à noite em Palhoça, o Podemos realizou um evento de filiações, onde também foi anunciada uma aliança com o Republicanos em apoio à reeleição do governador, Carlos Moisés da Silva. A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, não veio a Santa Catarina, mas gravou um vídeo destacando o seu apoio a Moisés.

Prefeitos, ex-prefeitos, entre outras lideranças, além dos deputados estaduais, Ana Paula da Silva, a Paulinha, e Nazareno Martins, assinaram ficha no partido. A aliança é vista como um primeiro passo para a construção de um projeto maior, já que muitos partidos não terão candidato à majoritária, o que pode colocá-los no caminho do governo.

O fato é que o Podemos passou de zero para dois deputados estaduais e um federal, no caso, Rodrigo Coelho. Pelas contas que estão sendo feitas, tem capacidade para eleger até quatro deputados estaduais, o que dará mais musculatura ao partido.

Mesmo com o Podemos nas mãos, Moisés sabe que precisa atrair mais partidos, para realmente tornar viável o seu projeto. Com o domínio da máquina e o poder de liberar emendas e recursos do Plano 1000, valores que estão suspensos neste momento, o governador terá um bom argumento para convencer a futuros apoiadores.  

Convite para reconsiderar

Corre nos bastidores que o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), tentará convencer a Eron Giordani e a Carlos Eduardo Mamute, a permanecer no Governo do Estado. Hoje é o último dia de Giordani e Mamute que pediram para deixar o governo. Resta saber se ainda há clima para a reconsideração. Vale destacar que ambos ajudaram ao governo Moisés a se reinventar, criando projetos a exemplo do Plano 1000, ou da habitação através de um percentual da futura loteria estadual, sem falar na articulação na Assembleia Legislativa quando foi construída uma bancada governista com coesão, que deu até o momento sustentabilidade ao governo.

Saída

Ontem durante o evento de filiações do Podemos, o presidente estadual do partido, Camilo Martins, deu a César o que é de César. Em se discurso, citou Eron Giordani e Carlos Eduardo Mamute, como os principais responsáveis pela aproximação do Podemos com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). “São pessoas que fazem a diferença no processo de governo”, afirmou. Toda articulação política estava sendo trabalhada por Eron e Mamute, que acabaram sofrendo ataques internos numa desleal disputa por espaço. Se realmente confirmarem a saída, o motivo terá sido por erro do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos)

Fabrício fora

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, declinou de sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Nos bastidores é dito que Oliveira se sentiu deslocado, frente a aproximação do Podemos com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), situação que ele sempre se mostrou contrário, além da entrada da deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha, no partido. Há quem diga que Fabrício poderá deixar o Podemos nos próximos dias.

Apoiado por Bolsonaro

Uma fonte de Brasília me disse ontem que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), já escolheu o seu candidato ao Senado em Santa Catarina. É o atual secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, filiado ao partido do presidente. Seif que nasceu no Rio de Janeiro, mora em Itajaí desde 1999. Seif é conhecido em Brasília como o filho 06 de Bolsonaro.

Daniela quer

Quem se animou com o declínio do empresário, Luciano Hang, que ontem através de uma live anunciou que não disputará a eleição, é a vice-governadora, Daniela Reinehr (PL). Nos próximos dias ela deve conversar com Hang para pedir o apoio do empresário. Se conseguir, Daniela se lança como pré-candidata ao Senado.

Dário na cabeça

Um deputado do PT me confidenciou que a tendência é que os partidos de esquerda sejam encabeçados no projeto estadual, pelo senador Dário Berger (PSB). A liderança entende que o ex-presidente Lula (PT) determinará o apoio ao socialista, já que Santa Catarina deve entrar no acordo de apoio ao PSB, a exemplo de Pernambuco e Rio Grande do Sul.

De olho no MDB

O ainda prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), que renuncia hoje para se colocar como pré-candidato a governador, quer o MDB como um parceiro para a aliança que ele está buscando construir. Ontem Loureiro teve a confirmação de que perdeu o Podemos para o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), mas vai com tudo para cima dos emedebistas, podendo oferecer duas vagas, sendo a de vice e ao Senado.

Katumi guarda vaga

Ontem o presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Roberto Katumi (PSD), se lançou como pré-candidato ao Senado. Nos bastidores a informação é que Katumi, se lançou para depois abrir o espaço para Paulinho Bornhausen que, frente ao declínio do empresário, Luciano Hang, poderá se colocar novamente para a disputa ao Senado.

Fidelidade

Fernando Fernandes pediu a renúncia da vice-presidência nacional da Juventude do MDB e, do cargo de secretário-geral da Juventude estadual, pois seguirá o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, e o senador Dário Berger, que se filiaram ao PSB. Fernandes tem dito que a sua decisão foi motivada pelo sentimento de fidelidade a Schlemper e Berger, de quem foi assessor no Senado.

Uso do avião

O deputado estadual, Bruno Souza (NOVO), entrou com Mandado de Segurança na Vara da Fazenda Pública de Florianópolis, para ter acesso aos diários de bordo do Arcanjo-06 em deslocamentos a pedido da Casa Civil. A suspeita de Souza, é que a aeronave é utilizada de forma indevida pelos secretários e pelo governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos).O Comando Geral dos Bombeiros alega que a informação não vai ser disponibilizada devido à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Moção

O Senado encaminhou voto de aplauso aos idealizadores do Projeto Pró Autismo Floripa, que atende a 750 crianças com autismo, conforme requerimento do senador Romário (PL-RJ), aprovado em Plenário ontem. O voto de aplauso é dirigido aos idealizadores do projeto, que conta com a participação da Prefeitura de Florianópolis, o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Ed Pereira; a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA), presidida por Camila Vieira Junckes; e o projeto Estimular, presidido por Laryssa Christine de Souza Smith.

Esmeraldino a federal

O secretário executivo de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino (Republicanos), entrou em contato para informar que disputará uma vaga a deputado federal, ao contrário do que saiu ontem na minha coluna, de que ele disputaria a estadual.  

Lançamento

Lançado pela editora Lutz, o segundo livro em coautoria do colunista do SCemPauta, Thiago de Miranda Coutinho. A obra “CONSTITUIÇÃO, DEMOCRACIA E DIREITOS FUNDAMENTAIS. Reflexões Interdisciplinares e Emergentes”, trata das constantes transformações e tensões do constitucionalismo democrático contemporâneo num dilema entre normatividade e efetividade. Coutinho que é jornalista e pós-graduado em Inteligência Criminal, há 10 anos é agente da Polícia Civil, graduando em Direito pela Univali e autor de diversos artigos publicados em canais jurídicos reconhecidos nacionalmente. O livro já está disponível à venda no site das Lojas Americanas e Submarino.

Colombo e Harada

Ontem entrevistei no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis e Criciúma, o ex-governador, Raimundo Colombo (PSD), pré-candidato ao Governo do Estado, e a delegada regional de Joinville, Tânia Harada (Novo), pré-candidata a deputada federal. Confira:

https://youtu.be/3K7mSHPmNb4?t=183

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta