Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Conforme o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), anunciou ontem com exclusividade durante a entrevista que me concedeu no programa O Jogo do Poder, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma, 101,5 FM, hoje haverá novidade em relação ao convite feito a ele pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).

Salvaro não perdeu tempo e, hoje no meio da tarde terá uma conversa decisiva com Rodrigues em Chapecó, quando responderá se aceitará ser vice do pessedista. A pergunta que fica é: Salvaro viajaria tantos quilômetros, para simplesmente dizer que não aceita?

A questão é que, a partir do anúncio de hoje, poderemos ter um fato novo que movimentará todo o cenário político catarinense. Uma composição que ainda pode contar com o empresário, Luciano Hang, ao Senado pelo Progressistas, é vista como um dos desenhos mais fortes para as eleições de outubro, pois, além da força dos nomes envolvidos, também é preciso considerar os efeitos nos demais projetos.

O senador Jorginho Mello (PL) é um dos que mais sentirá. Resta saber qual será a resposta que ele dará ao movimento, pois, além de ter que enfrentar uma forte aliança, também terá que no mínimo, dividir o voto dos bolsonaristas. Vale destacar que o líder dos liberais vem sofrendo um processo de isolamento brutal nesse período pré-eleitoral, tanto, que buscar a ajuda do Palácio do Planalto também não resolverá, afinal, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não abrirá mão de nenhum palanque, ainda mais de uma aliança que conta com dois amigos, João Rodrigues e o senador, Esperidião Amin (Progressistas). A recuperação da força de Jorginho está em um fato: a não ida de Rodrigues para a disputa.

Já o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), ainda conta com o convite para participar do projeto, muito embora, se Clésio Salvaro aceitar o desafio, aí já fechou uma vaga. Neste caso, Loureiro poderá chamar o MDB para construir um projeto em que ele não abrirá mão de liderar. Os emedebistas por sua vez, também estão isolados, conversam com os demais partidos e pré-candidatos e até podem aderir a Loureiro como uma salvação. Por sua vez, o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), como escrevi ontem, seguirá isolado acompanhando as movimentações. Se chegar a maio na mesma situação, pode dar adeus ao desejo de se reeleger.

Debate na Pan News

Hoje Ás 16h no programa O Jogo do Poder, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM, Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, faremos a análise do cenário político. O programa começa às 16h. Além de ouvir pelo rádio, você também pode assistir pela Panflix, ou pelo perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Paulinho a federal

Em conversa com o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), o prefeito de Bombinhas, Paulo Müller (sem partido), foi convencido a disputar uma vaga à Câmara dos Deputados. Paulinho aguarda para saber se a sua esposa, a deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), conseguirá se filiar ao Podemos. Se Paulinha não for, o destino do prefeito pode ser o Republicanos, ou terá que buscar um partido que lhe permita ser candidato.

Federação

Ontem o Partido dos Trabalhadores consolidou uma federação com o Partido Verde e o PCdoB. Em Santa Catarina o efeito é que mais um fator garante a união dos partidos de centro-esquerda que estão construindo um projeto em conjunto.

Passando o bastão

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), aproveitou o encontro de prefeitos das maiores cidades brasileiras para apresentar o seu vice e futuro prefeito, Topázio Neto (sem partido). Gean fez um discurso de despedida como presidente do Consórcio de Saúde Nacional, o Conectar, e foi aplaudido de pé por seus colegas. Na foto, atual e futuro prefeito conversando com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Recepção

A coordenadora do Movimento Floripa Sustentável, Zena Becker, está organizando um coquetel de boas-vindas a Topázio Neto (sem partido), que assumirá a Prefeitura de Florianópolis. O evento que ocorrerá no Hotel Faial, acontecerá no próximo dia 31 à noite, mesmo dia da posse, que acontecerá logo após a renúncia de Gean Loureiro (UB).

Merisio se filia

Conforme eu já havia adiantado, Gelson Merisio, assinou ficha no Solidariedade. Participaram do ato o presidente estadual do partido, Osvaldo Mafra, e o presidente estadual da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Indústrias de Alimentação (Fetiaesc), Miguel Padilha. Mafra antecipa ainda que os esforços na construção da nominata proporcional convergem em cálculos para a eleição de pelo menos dois deputados estaduais e um federal. “Merisio vem para que a gente possa trabalhar a nominata para eleger dois deputados estaduais e um federal. Ficamos muito honrados com a presença dele no Solidariedade”, ressaltou Mafra.

Investigação em Blumenau

O Gaeco esteve ontem na Prefeitura de Blumenau em uma operação que teve como foco, as ações da Secretaria de Comunicação que até pouco tempo, esteve sob o comando de André Espezim, que se afastou para disputar a eleição para deputado estadual. Foram recolhidos equipamentos utilizados pelos profissionais que produzem conteúdos de divulgação das ações do município. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) recomendou aos servidores que colaborassem com os investigadores.

Criminoso

Absurdo o vídeo de um homem que durante a prática de tiro, fez uma ameaça aos petistas. O PT entrou com uma notícia crime. A intolerância, seja contra a esquerda ou direita, é inadmissível e deve ser punida com todo o rigor. Esse tipo de coisa não é feita por eleitor, pois quem entende de verdade de política não parte para a ignorância. Isso é coisa de um pequeno grupo na sociedade de pessoas tacanhas, sem o mínimo conhecimento de política e sociedade, e que só servem para ficar espalhando o ódio pelas redes sociais.  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta