Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

A renúncia de Antídio Lunelli (MDB) da Prefeitura de Jaraguá do Sul, é o golpe que consolida o enfraquecimento da pré-candidatura à reeleição do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Isso se dá porque, apesar de suas fragilidades, Antídio com o gesto garante uma posição de candidato de seu partido.

Vale lembrar que Moisés teve toda a oportunidade de ir para o MDB, a bancada estadual se expôs para abrir as portas, mas, mal orientado, optou por se filiar a um partido neutro, achando que conseguiria a mágica de ter todos os partidos em baixo de suas asas. Está aí, a realidade é outra, o isolamento patrocinado pelos que, o orientaram a tomar as decisões baseadas na miopia política, invertem um cenário que até então, era favorável à reeleição do governador.

No momento em que o palanque bolsonarista se movimenta para ter uma possível candidatura de João Rodrigues (PSD) e Luciano Hang, mais um forte vice, unindo a centro-direita e, do outro lado, a esquerda que promete se unir no entorno do senador, Dário Berger (PSB), lá está Moisés, isolado, olhando da janela a banda passar, ao lado de sua ala militar e de lideranças que não tem a capacidade de aglutinar,

Portanto, se Antídio irá resistir, ainda não é possível saber, mas enquanto estiver no jogo e, repito, a sua renúncia praticamente força o MDB a mantê-lo no cenário, isso impede Moisés de unir o que sobrou, no caso, um grandioso MDB, mas que por obra de seus dirigentes se encontra esfacelado. Mais um importante detalhe: lideranças do MDB pró-Antídio, já acenaram para o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), como uma espécie de plano B, em que entraria o deputado federal, Carlos Chiodini como vice. Para eles, Gean parece mais atraente do que Moisés, pois tem um bom tempo de TV e os cofres do partido vitaminados pelo Fundo Eleitoral bilionário.

João Rodrigues e Salvaro

A superaliança que está sendo construída tendo o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), na cabeça, para a disputa ao Governo do Estado, ganha um novo personagem para dar mais musculatura ao projeto, que também deve ter o empresário Luciano Hang ao Senado pelo Progressistas. Clésio Salvaro (PSDB), prefeito de Criciúma reeleito com 72,36% dos votos, pode aparecer como a cereja do bolo de um projeto que tem conquistado adesões quase que diárias. Com um bom domínio da região Sul, Salvaro é visto como um nome que faz a diferença.

Vai consultar

Há algum tempo que falo com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), sobre a eleição deste ano. Todas as vezes ele rechaçou qualquer participação, alegando questões pessoais e inerentes ao cargo que ocupa. Ontem foi diferente, Salvaro disse que avalia a possibilidade e que, já consulta o diretório nacional do PSDB e, até mesmo familiares. Clésio quer saber das lideranças tucanas se a questão de Eduardo Leite (PSDB) que pensa em se filiar ao PSD, vai gerar algum impasse entre os partidos, além do palanque desejado por Rodrigues, para ser de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Consultada, uma fonte pessedista me disse que nada será imposto e que, Salvaro terá total liberdade para apoiar a quem ele quiser.

Envolvimento na eleição

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), me disse ainda que o PSDB tem outros nomes em condição de participar do projeto, mas foi categórico ao dizer que estará 100% envolvido na eleição. Um detalhe, é que Salvaro afirmou que a sua renúncia, caso ocorra, será para já firmar um compromisso entre os principais líderes. “Aí seria neste contexto”, afirmou. O contexto destacado por Salvaro, seria a aliança com João Rodrigues (PSD) na cabeça, ele de vice e Luciano Hang ao Senado pelo Progressistas. Hoje, o prefeito de Criciúma será um dos meus entrevistados no programa O Jogo do Poder, que inicia às 16h, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM.

Vídeo de Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), gravou um vídeo em homenagem ao aniversário do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). Bolsonaro lembra o tempo que eles têm de amizade, que estiveram junto na Câmara Federal e destacou a bandeira do armamento defendida por ambos. “A gente vai continuar sempre junto”, disse Bolsonaro, destacando que gostaria de ter dado um abraço em Rodrigues pessoalmente. Essa fala de Bolsonaro seria um sinal?

Agora é oficial

O senador Dário Berger se filiou ontem ao PSB, com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e demais lideranças. Ao agradecer a acolhida do novo partido, o senador reafirmou em seu discurso a importância de unir forças e a sua disposição de liderar uma frente ampla para as eleições de 2022.  “Há momentos que nós somos chamados a assumir novos desafios numa nova realidade. E eu sou movido a desafios. Venho para o PSB para ser candidato a governador de Santa Catarina. Ofereço uma vida pública de 28 anos, com seis eleições e seis vitórias consecutivas. Quero somar, quero contribuir. Eu sou um democrata e como democrata, defendo a liberdade, a juventude, a democracia e a justiça social. Bandeiras que o PSB também sempre defendeu”, destacou Dário. O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, também se filiou.

Nota de Maldaner

O presidente estadual do MDB, deputado Celso Maldaner, escreveu que ele, junto do pré-candidato ao Governo do Estado, Antídio Lunelli, tem mantido agenda com pré-candidatos e novas lideranças, além de partidos que poderão compor no projeto majoritário. Destacou que tem 41 pré-candidatos a deputado estadual e, 17 a federal. “O que me deixa triste é ver um ex-governador, que foi eleito duas vezes vice com apoio do MDB e das bases, fazer declarações que não contribuem com o fortalecimento do partido e que menosprezam lideranças que merecem respeito e apoio. Ao invés de retirar sua candidatura, ele deveria construir um projeto para Santa Catarina”, afirmou Maldaner.

Qualitativa

O que o presidente estadual do MDB, deputado Celso Maldaner, não menciona na nota, é a preocupação das lideranças emedebistas com a proporcional. Foi assim com o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, que não se sentiu seguro para disputar, além do próprio ex-governador, Eduardo Pinho Moreira. Até na bancada estadual tem deputados preocupados com a possibilidade de o partido perder espaço no parlamento. Maldaner se apega a números, enquanto a questão é qualitativa e, isso é uma preocupação real das lideranças do partido.

Pinho Moreira responde

Questionei o ex-governador, Eduardo Pinho Moreira, a respeito da nota e das críticas do presidente estadual do MDB, deputado Celso Maldaner. Ele deu a seguinte resposta: “A opinião dele é cada vez menos importante no processo político de SC. Só me arrependo de ter votado nele para presidente do MDB a pedido do Casildo Maldaner, esse sim merecedor do meu respeito! ”.

Clenilton renunciará

Por mais que esteja fazendo mistério, o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), irá renunciar ao mandato para ficar apto a disputar a eleição deste ano. Pereira cresceu politicamente nos últimos dois anos, ganhou espaço dentro do PSDB e se consolida como uma das fortes lideranças do partido. Ele deve disputar uma vaga à Assembleia Legislativa, mas, o fato é que Clenilton tem o sonho de ser prefeito de Joinville. Bem visto na Manchester catarinense, ele entende que mesmo se não se eleger, já ganhará um importante espaço para disputar a maior Prefeitura do Norte do estado.

Majoritária, ainda não!

Ontem em entrevista ao colega Sérgio Silva, de Joinville, o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), falou em uma possível candidatura a vice do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Primeiro que é difícil os tucanos estarem com Moisés, segundo, a conversa motivada por um burburinho não pode ser levada a sério. Apesar de ser uma das lideranças emergentes do PSDB, ainda não chegou o momento do prefeito de Araquari pensar em majoritária estadual. Alimentar essa situação deixa Clenilton fora do cenário real e, quando uma liderança está na fase de crescimento político, ela deve manter o seu caminho dentro da realidade, pois, somente assim será vista como apta a enfrentar no futuro, projetos maiores. Um detalhe importante: o próprio Clenilton reconhece o seu lugar no partido, o que mostra maturidade.

Aposta do Novo

Há anos a delegada de Joinville, Tânia Harada, tem se destacado através de seu trabalho, o que a tem colocado em uma posição de vitrine às lideranças políticas. Ela já foi cotada até mesmo para disputar a majoritária em Joinville. Agora, Tânia aceitou o desafio e atualmente participa do processo seletivo do partido Novo, para se credenciar à condição de pré-candidata a deputada federal. Tânia me disse que deseja levar a Brasília, algumas pautas motivadas pela sua experiência no setor de segurança pública.

Vítima é o foco

A delegada Tânia Harada quer defender um maior protagonismo da vítima no processo penal. Segundo ela, os processos geralmente são voltados para quem cometeu o crime, o que na opinião de Tânia é errado, uma vez que a vítima deve ser o foco. Ela ressalta que não tem nada contra os direitos humanos, mas entende que é preciso pensar principalmente nos direitos da vítima. Outra pauta é a lei de execução penal a qual ela não considera ideal. Tânia destaca que há casos de pessoas que são presas várias vezes, inclusive, usuários de tornozeleira, situação que gera apreensão na sociedade. “Esses dias eu escutei de uma policial militar a seguinte frase que me marcou muito: a liberdade a qualquer custo, tá saindo a um custo muito caro para a sociedade”.

Ed se pronuncia

O secretário de Cultura e Esporte de Florianópolis, Ed Pereira, foi um dos meus entrevistados no programa O Jogo do Poder de ontem. Ele falou de sua pré-candidatura a deputado federal. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=h45E_5RnH1w

O que é notícia na Europa

Ontem mais uma vez tive a participação de Diego Mezzogiorno, colaborador da TV italiana Sky. Falamos sobre o cenário político na Europa, confira:

https://www.youtube.com/watch?v=Bq034fGeDj4

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta