Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Ontem a movimentação foi intensa no gabinete do deputado estadual, Júlio Garcia (PSD), na Assembleia Legislativa. Fontes com quem conversei, relataram que várias lideranças de peso no estado estiveram no local.

Foi na presença de Garcia que o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), conversou com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB). Eles falaram sobre a construção de uma aliança e Rodrigues manifestou o desejo de liderar o projeto.

Loureiro disse para Rodrigues que tem um compromisso com o PSD, mas sem definição de candidato neste momento, decisão que seria tomada mais para frente, contando com pesquisas e avaliações de cenário que levariam à escolha do nome. O prefeito da Capital até aceita ser vice, mas, somente se o cenário nos próximos meses se definir naturalmente para isso, mas, apresenta resistência em já fechar um acordo com a definição de vagas na aliança.

Gean propôs a João que os dois renunciem aos seus mandatos atuais e que, lá na frente se defina quem irá na cabeça e quem será o vice. Já Rodrigues entende que é difícil sair da Prefeitura de Chapecó, sem uma garantia de que será o candidato a governador.

O fato é que Loureiro não esconde a sua preferência por estar ao lado do PSD. Há algum tempo ele tem conversado com lideranças como o deputado estadual, Júlio Garcia, com o presidente estadual do partido, deputado Milton Hobus e com o ex-governador, Raimundo Colombo, com quem tem uma grande afinidade. Ainda ontem em reunião da executiva da União Brasil, Gean ouviu de seu partido que ele precisa ser o candidato.

Por sua vez, João Rodrigues manteve conversas com lideranças de outros partidos e, segundo uma fonte, os contatos foram surpreendentes pela receptividade ao nome do prefeito.

Gesto de Colombo

O ex-governador Raimundo Colombo, fez um gesto que definitivamente une o PSD. Conforme antecipei, ele recuou a favor da pré-candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues ao Governo do Estado. Pelo acordo no próximo dia 30, Colombo e Rodrigues voltam a se reunir para definir quem será o nome do PSD. Caso o prefeito apresente a construção de uma forte aliança, será ele, João Rodrigues, quem deverá liderar o projeto dos pessedistas, caso contrário, Colombo volta ao cenário, mas, com um detalhe: ganha definitivamente o partido que até então, estava divido em apoiá-lo, ou não.

Filiação de Dário

O senador Dário Berger se filiará ao PSB em evento que acontecerá hoje, às 10h30, em Brasília. Berger resolveu assinar ficha no Partido Socialista Brasileiro no mesmo dia em que o ex-governador, Geraldo Alckmin, assinará a sua. Vale lembrar que Alckmin é o grande fiador do projeto do senador em Santa Catarina, pois, caberá ao futuro vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial, convencer o PT a garantir ao PSB, o papel de liderar a aliança de esquerda. Ontem o presidente do PSB no estado, Claudio Vignatti, me concedeu entrevista no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis e Criciúma. Confira:

https://youtu.be/YeMHiE01vmo?t=58

Disputa na Capital

Os ânimos prometem se acirrar mais para frente em Florianópolis, mais precisamente entre o secretário Ed Pereira, e o ex-deputado Paulinho Bornhausen. Ontem Bornhausen almoçou com o secretário Constâncio Maciel, com Ronaldo Freire que é ligado a ele, e com o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Katumi (PSD). A ideia de Paulinho é tirar Pereira do jogo, tanto, que fontes afirmam que ele teria pedido ao prefeito Gean Loureiro (UB), que convença Ed Pereira a retirar a sua pré-candidatura a deputado federal. Uma liderança do governo me disse que Loureiro não se envolverá na situação. “O prefeito não se envolverá. Ele tem no Ed um grande parceiro, um secretário que tem trazido bons resultados e que é de seu partido. Do outro lado ele tem um amigo, mas é de um partido que ainda não sabe se estará junto”, afirmou. Questionei o prefeito, mas ele se negou a falar sobre o assunto. Ed Pereira é um dos meus entrevistados de hoje no programa O Jogo do Poder, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis e Criciúma, a partir das 16h.

Isolamento

É interessante como o governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), e o MDB estão isolados no processo pré-eleitoral. Duas forças que, quase chegaram a um casamento, mas, que por movimentos errados acabaram se isolando. Os emedebistas estão cada vez mais preocupados com a falta de perspectiva para o partido, sobretudo, por acreditarem que Antídio Lunelli não conseguirá se viabilizar. Já Moisés, não consegue encontrar o caminho que o leve à construção de uma aliança.

Construir partido

O governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), quer construir o Avante em Santa Catarina. O que chama a atenção é mais um movimento que não tem sentido, afinal, que benefício o Avante dará a Moisés, mesmo que seja para compor? A resposta é fácil, não haverá benefício, apenas a exposição da falta de habilidade e visão política.

Café com Política

Ontem por iniciativa do vice-prefeito de Biguaçu, Alexandre Souza e do vice-prefeito de Antônio Carlos, Filipe Schmitz, aconteceu um café de fim de tarde no sítio Boa Vista em Biguaçu. Eles receberam os ex-governadores Raimundo Colombo (PSD), Paulo Afonso Vieira (MDB), os prefeitos Salmir da Silva de Biguaçu, Omero Prim de Águas Mornas e Marcos Henrique da Silva de Governador Celso Ramos, além do ex-prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt. Eles falaram sobre o atual cenário político de Santa Catarina, além de analisar possíveis composições.

Paulinha no comando

Uma fonte ligada ao Governo do Estado, relatou que a deputada estadual, Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), praticamente assumiu as rédeas do governo. Segundo uma liderança, frequentemente ela se reúne a portas fechadas com o coronel Márcio Ferreira, para definir os próximos passos do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos). Paulinha também segue trabalhando para se filiar ao Podemos, numa articulação direta com Brasília, passando por cima do presidente estadual do partido, Camilo Martins.

Nova eleição em Porto Belo

O município de Porto Belo passará por uma nova eleição. Acontece que o prefeito Emerson Stein (MDB) renunciará para disputar uma vaga à Assembleia Legislativa e, para a surpresa dos munícipes, ontem o vice-prefeito, Elias Cabral, anunciou que não deseja assumir o comando do município e que também renunciará. O presidente da Câmara, Joel Lucinda (MDB), assumirá a Prefeitura até que o TRE realize uma nova eleição. Confira a entrevista de Emerson Stein:

https://youtu.be/YeMHiE01vmo?t=2139

Nova escolha direta

A OAB manterá a escolha direta pela advocacia no terceiro processo para formação de lista sêxtupla à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional, desde a mudança das regras na instituição. A Seccional abriu inscrições, até 19 de abril, para vaga de desembargador no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-12), aberta com a aposentadoria da desembargadora Lília Leonor Abreu. “Manteremos o regramento que deu mais transparência, isonomia e inovação ao processo, permitindo que a nossa lista sêxtupla efetivamente seja resultado da escolha da classe, assegurando a sua ampla participação”, destaca a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, lembrando que nos dois procedimentos anteriores, realizados no ano passado, a vontade da advocacia foi respeitada, tanto nas escolhas do Tribunal de Justiça Catarinense, quanto do Executivo, que nomeia o desembargador.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta