Ontem divulguei a pesquisa contratada pelo SCemPauta, que apresentou os números ao Governo do Estado. O levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) trouxe a público o cenário do momento. Hoje, divulgaremos a segunda parte da pesquisa que é composta pelos cenários para o Senado e à Presidência da República. Também apresentaremos uma avaliação do governo do presidente, Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral com o número de registro: SC-07391/2022 e nº BR-09869/2022. Foram ouvidas 1.502 pessoas em todas as regiões do estado entre os dias 03 e 9 de março e, a margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Espontânea

A pesquisa abordou as pessoas com a seguinte pergunta: Se a eleição para PRESIDENTE DA REPÚBLICA fosse hoje, em quem você votaria?

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), foi o mais lembrado por 42% do eleitorado catarinense consultado. O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em segundo com 17,3%. Sérgio Moro (Podemos) 4%, enquanto que Ciro Gomes (PDT) tem 3,9% das intenções de voto. Na sequência aparece João Amoedo (NOVO) com 0,7%, João Dória (PSDB) 0,4%, André Janones (Avante) 0,2%, Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Tábata Amaral (PSB), “alguém do MDB” e Romeu Zema (NOVO) com 0,1%.

Do eleitorado consultado, 26,6% disseram que não sabem em quem votar, enquanto que 4,3% rechaçaram todos os pré-candidatos declarados publicamente até o momento.

Estimulada

Já na pesquisa em que são citados nomes de pré-candidatos à Presidência da República, foi feita a seguinte pergunta: Na sua opinião, qual nome está mais preparado para GOVERNAR O BRASIL?

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), aparece em primeiro lugar com 47,9% das intenções de voto. Em segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 20,8%. Sérgio Moro (Podemos) é o terceiro com 9,6%, enquanto que Ciro Gomes (PDT) aparece com 6,3%. Na sequência aparecem João Dória (PSDB) com 1,5% das intenções de voto, Simone Tebet (MDB) 1,3%, Eduardo Leite (PSDB) 1,1%, Luiz Felipe D’Ávila (NOVO) 0,9%, André Janones (Avante) 0,6%, Aldo Rebelo (sem partido) 0,3%, Rodrigo Pacheco (PSDB) 0,2% e Leonardo Péricles (UP) 0,1%. Alessandro Vieira (Cidadania) não pontuou.

A pesquisa também aponta que 4,9% não souberam dizer e, 4,5% rechaçaram os nomes apresentados.

Simulação de Segundo Turno:

Rejeição

Foi perguntado aos entrevistados: Em qual destes nomes você NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM para GOVERNAR O BRASIL?

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o que apresenta a maior rejeição entre o eleitor catarinense, tendo sido apontado por 48,6%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o segundo mais citado, sendo rejeitado por 29,8% dos entrevistados. Depois vem João Dória citado por 3,5%, Ciro Gomes (PDT) que tem a rejeição de 2,9% e Sérgio Moro (Podemos) que foi citado por 1,9%. Na sequência aparecem Eduardo Leite (PSDB) 0,7%, Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D’Ávila (NOVO) com 0,5%, Aldo Rebelo (sem partido) e Alessandro Vieira (Cidadania) 0,3%. André Janones (Avante), Leonardo Péricles (UP) e Rodrigo Pacheco (PSD) não apresentaram rejeição.

Senado

Na pesquisa espontânea ao Senado por Santa Catarina foi feita a seguinte pergunta: Se a eleição para SENADOR fosse hoje, em quem você votaria?

O empresário Luciano Hang (sem partido) foi o mais citado por 5,3% dos entrevistados. Em segundo aparece o nome de João Rodrigues (PSD) com 1,9%, seguido por Raimundo Colombo (PSD) com 1,2%. Depois aparecem Gean Loureiro (UB) e Kennedy Nunes (PTB) com 0,9%, seguidos de Décio Lima (PT) 0,7%. Ideli Salvatti (PT) aparece na sequência com 0,6%, Dário Berger que se filiará ao PSB com 0,4% e Napoleão Bernardes (PSD) 0,3%. Por fim, também foram citados Esperidião Amin (Progressistas), Fernando Coruja (PDT) e Afrânio Boppré (PSOL) por 0,1%.

O que chama a atenção é que 86,7% do eleitor catarinense não sabe dizer em quem votará. 0,4% disseram que não votarão em nenhum dos nomes colocados publicamente.

Estimulada

Os eleitores abordados ouviram a seguinte pergunta: Na sua opinião, qual nome mais preparado para se eleger ao Senado?

Luciano Hang (sem partido) aparece na frente com 22% das intenções de voto. Em segundo Raimundo Colombo (PSD) com 11,1%, seguido de João Rodrigues (PSD) com 8,1%. Gean Loureiro (UB) tem 7,4%, Décio Lima (PT) 6,3%, Dário Berger que está para se filiar ao PSB 4,9% e Ideli Salvatti (PT) com 4,4%. Na sequência Napoleão Bernardes (PSD) 3,1%, Kennedy Nunes (PTB) 2,7%, Paulo Bauer (PSDB) 2,3% e Paulinho Bornhausen (sem partido) 1,9%. Por fim, Afrânio Boppré (PSOL) e Jorge Boeira (sem partido) com 1,1%.

11,5% não souberam dizer, enquanto que 11,3% não votaria em nenhum dos nomes apresentados. 0,3% citaram outros nomes.  

Influência nacional em Santa Catarina

Avaliação do governo de Jair Bolsonaro