Bolsonaro ciro gomes Décio Lima Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) Jair Bolsonaro João Dória João Rodrigues Kennedy Nunes Luciano Hang Luiz Inácio Lula da Silva Lula Moro Raimundo Colombo Sérgio Moro Simone Tebet

Pesquisa ao Senado e à Presidência da República

Ontem divulguei a pesquisa contratada pelo SCemPauta, que apresentou os números ao Governo do Estado. O levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) trouxe a público o cenário do momento. Hoje, divulgaremos a segunda parte da pesquisa que é composta pelos cenários para o Senado e à Presidência da República. Também apresentaremos uma avaliação do governo do presidente, Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral com o número de registro: SC-07391/2022 e nº BR-09869/2022. Foram ouvidas 1.502 pessoas em todas as regiões do estado entre os dias 03 e 9 de março e, a margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Espontânea

A pesquisa abordou as pessoas com a seguinte pergunta: Se a eleição para PRESIDENTE DA REPÚBLICA fosse hoje, em quem você votaria?

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), foi o mais lembrado por 42% do eleitorado catarinense consultado. O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em segundo com 17,3%. Sérgio Moro (Podemos) 4%, enquanto que Ciro Gomes (PDT) tem 3,9% das intenções de voto. Na sequência aparece João Amoedo (NOVO) com 0,7%, João Dória (PSDB) 0,4%, André Janones (Avante) 0,2%, Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Tábata Amaral (PSB), “alguém do MDB” e Romeu Zema (NOVO) com 0,1%.

Do eleitorado consultado, 26,6% disseram que não sabem em quem votar, enquanto que 4,3% rechaçaram todos os pré-candidatos declarados publicamente até o momento.

Estimulada

Já na pesquisa em que são citados nomes de pré-candidatos à Presidência da República, foi feita a seguinte pergunta: Na sua opinião, qual nome está mais preparado para GOVERNAR O BRASIL?

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), aparece em primeiro lugar com 47,9% das intenções de voto. Em segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 20,8%. Sérgio Moro (Podemos) é o terceiro com 9,6%, enquanto que Ciro Gomes (PDT) aparece com 6,3%. Na sequência aparecem João Dória (PSDB) com 1,5% das intenções de voto, Simone Tebet (MDB) 1,3%, Eduardo Leite (PSDB) 1,1%, Luiz Felipe D’Ávila (NOVO) 0,9%, André Janones (Avante) 0,6%, Aldo Rebelo (sem partido) 0,3%, Rodrigo Pacheco (PSDB) 0,2% e Leonardo Péricles (UP) 0,1%. Alessandro Vieira (Cidadania) não pontuou.

A pesquisa também aponta que 4,9% não souberam dizer e, 4,5% rechaçaram os nomes apresentados.

Simulação de Segundo Turno:

Rejeição

Foi perguntado aos entrevistados: Em qual destes nomes você NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM para GOVERNAR O BRASIL?

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o que apresenta a maior rejeição entre o eleitor catarinense, tendo sido apontado por 48,6%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o segundo mais citado, sendo rejeitado por 29,8% dos entrevistados. Depois vem João Dória citado por 3,5%, Ciro Gomes (PDT) que tem a rejeição de 2,9% e Sérgio Moro (Podemos) que foi citado por 1,9%. Na sequência aparecem Eduardo Leite (PSDB) 0,7%, Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D’Ávila (NOVO) com 0,5%, Aldo Rebelo (sem partido) e Alessandro Vieira (Cidadania) 0,3%. André Janones (Avante), Leonardo Péricles (UP) e Rodrigo Pacheco (PSD) não apresentaram rejeição.

Senado

Na pesquisa espontânea ao Senado por Santa Catarina foi feita a seguinte pergunta: Se a eleição para SENADOR fosse hoje, em quem você votaria?

O empresário Luciano Hang (sem partido) foi o mais citado por 5,3% dos entrevistados. Em segundo aparece o nome de João Rodrigues (PSD) com 1,9%, seguido por Raimundo Colombo (PSD) com 1,2%. Depois aparecem Gean Loureiro (UB) e Kennedy Nunes (PTB) com 0,9%, seguidos de Décio Lima (PT) 0,7%. Ideli Salvatti (PT) aparece na sequência com 0,6%, Dário Berger que se filiará ao PSB com 0,4% e Napoleão Bernardes (PSD) 0,3%. Por fim, também foram citados Esperidião Amin (Progressistas), Fernando Coruja (PDT) e Afrânio Boppré (PSOL) por 0,1%.

O que chama a atenção é que 86,7% do eleitor catarinense não sabe dizer em quem votará. 0,4% disseram que não votarão em nenhum dos nomes colocados publicamente.

Estimulada

Os eleitores abordados ouviram a seguinte pergunta: Na sua opinião, qual nome mais preparado para se eleger ao Senado?

Luciano Hang (sem partido) aparece na frente com 22% das intenções de voto. Em segundo Raimundo Colombo (PSD) com 11,1%, seguido de João Rodrigues (PSD) com 8,1%. Gean Loureiro (UB) tem 7,4%, Décio Lima (PT) 6,3%, Dário Berger que está para se filiar ao PSB 4,9% e Ideli Salvatti (PT) com 4,4%. Na sequência Napoleão Bernardes (PSD) 3,1%, Kennedy Nunes (PTB) 2,7%, Paulo Bauer (PSDB) 2,3% e Paulinho Bornhausen (sem partido) 1,9%. Por fim, Afrânio Boppré (PSOL) e Jorge Boeira (sem partido) com 1,1%.

11,5% não souberam dizer, enquanto que 11,3% não votaria em nenhum dos nomes apresentados. 0,3% citaram outros nomes.  

Influência nacional em Santa Catarina

Avaliação do governo de Jair Bolsonaro