Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), já admite ser pré-candidato ao Governo do Estado. Ele foi chamado a Florianópolis onde se reuniu com lideranças do Progressistas, do PSDB e da União Brasil. Ao final da tarde de ontem, o presidente estadual do PSD, deputado Milton Hobus, conversou com o Podemos.

Rodrigues já começou a admitir a possibilidade ainda durante o dia de ontem, no café da manhã com Hobus. Já ao meio-dia, almoçou com a bancada pessedista na Assembleia Legislativa, quando falou de forma clara que poderá disputar, dadas algumas condições: “Tem que ter 100% de apoio do partido e, uma coligação forte”, afirmou aos presentes. A preocupação de Rodrigues é deixar a Prefeitura de Chapecó para participar de algo incerto, por isso, estabeleceu as condições para um projeto o qual considera seguro.

Um dos deputados que participaram do almoço, me disse que João Rodrigues tem o apoio de 100% da bancada e que, se mostrou animado ao ser chamado a voltar para o cenário. “Ele é uma grande alternativa, por isso pedimos que ele volte para o jogo. Temos dois nomes, o João (Rodrigues) e o Raimundo (Colombo). Estamos conversando para saber quem agregará mais”, afirmou.

Numa leitura em que deixa clara a visão do PSD sobre a eleição, Milton Hobus me disse que Rodrigues é o nome para liderar uma aliança, agora, se não for ele, Colombo aparece junto a nomes de outros partidos, como uma opção para a majoritária onde será escolhido o que estiver em melhores condições. “Não trabalhamos com vetos a ninguém”, afirmou.

Já outra liderança revelou que se até o final do mês, prazo máximo para a renúncia de quem quiser disputar o pleito, as pesquisas mostrarem que Rodrigues é quem melhor pode liderar uma futura aliança, será ele o nome do PSD para o Governo do Estado. O fato é que pela empolgação notada entre as lideranças, parece que é uma questão de tempo para que o prefeito de Chapecó seja colocado de fato, como pré-candidato.

Tebet na Pan News

Hoje eu entrevisto a senadora, Simone Tebet, pré-candidata do MDB à Presidência da República. O programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM e Criciúma 101,5 FM, inicia às 16h. Além do rádio, você pode assistir pela Panflix, ou pelo perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Saída de Giordani?

Eron discutirá com Moisés a sua saída

Ontem correram alguns boatos nos bastidores do governo sobre a saída de Eron Giordani, do cargo de chefe da Casa Civil do Estado. Questionado, ele confirmou que esse assunto está sendo tratado com o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), e que é uma construção que está sendo feita. Além de Moisés, Giordani também está ouvindo outras pessoas antes de tomar a decisão, mas se confirmar a saída, o ato acontecerá no próximo dia 25. O secretário fez questão de dizer que uma eventual saída, não tem qualquer ligação com o que chamou de distorção que estão tentando fazer em relação ao seu nome. “Tudo será feito totalmente alinhado com o governador”, concluiu.

Renúncia de Gean

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), em entrevista que me concedeu ontem no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e de Criciúma 101,5 FM, confirmou que renunciará no próximo dia 31, já que é pré-candidato ao Governo do Estado. O evento acontecerá na Assembleia Legislativa a partir das 19h.

Espaço na majoritária

O prefeito Gean Loureiro (UB) admite que, além de ser pré-candidato a governador, que também poderá compor na chapa como vice, ou, numa disputa ao Senado. Loureiro afirmou que a sua prioridade é construir o melhor projeto para Santa Catarina.

Chapa pura?

Ontem correu uma informação de que o presidente estadual do MDB, deputado Celso Maldaner, já teria na cabeça a formação de uma chapa pura, caso os emedebistas não consigam alinhar com nenhum outro grande partido. O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, disputaria na cabeça, com o próprio Maldaner de vice, e Edinho Bez, como candidato ao Senado.

PL forte

O deputado estadual, Ivan Naatz, líder da bancada do PL na Assembleia Legislativa, reuniu ontem à noite os deputados estaduais de seu partido, em seu apartamento em Florianópolis. O motivo foi a busca do diálogo e o consenso, além de aparar as arestas que haviam, principalmente em relação ao deputado, Maurício Eskudlark, que chegou a estar em vias de expulsão do PL por divergências. Eskudlark já há um bom tempo, vinha mantendo uma atuação contrária à vontade do partido, tendo inclusive, assumido a liderança do Governo na Alesc, além de votar alinhado com a situação. Ao final do jantar a base de moqueca de peixe, e com a presença ainda da vice-governadora, Daniela Reinehr, ficou resolvido que haverá consenso total para que a bancada atue unida em oposição ao governo na Alesc. Outro ponto definido é um total empenho em defesa da pré-candidatura do senador, Jorginho Mello, a governador. O jantar foi tão descontraído, que teve espaço até para a Alanis, a cachorrinha que pertence ao deputado Marcius Machado, animar o jantar.

Segunda maior

O senador Jorginho Mello (PL) passa a ter a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa. Sete parlamentares estarão alinhados a ele e fazendo oposição ao governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido).

De Toni no PL

A deputada federal, Caroline De Toni, que agora se apresenta apenas como “Carol De Toni”, assinou sua ficha de filiação ao Partido Liberal. O presidente do partido no estado, senador Jorginho Mello, foi quem abonou a ficha. Eleita em 2018 para o seu primeiro mandato com mais de 109 mil votos, tendo sido a mulher mais votada de Santa Catarina, ela é pré-candidata à reeleição no próximo pleito. Nas redes sociais, Carol De Toni reafirmou seu compromisso de acompanhar o presidente, Jair Bolsonaro (PL), a quem visitou no dia de ontem.

Zero a zero

Ontem mais uma reunião entre lideranças do Podemos, União Brasil, PSD e Progressistas. Do encontro que aconteceu em Florianópolis, participaram o prefeito, Gean Loureiro, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, que manteve a sua pré-candidatura, além dos deputados Milton Hobus e Silvio Dreveck, e Amaro Lúcio da Silva, assessor do senador, Esperidião Amin. Segundo relatos, a conversa ficou no zero a zero, sem novidade.

Decisão inédita

Em decisão colegiada inédita no âmbito da Quinta Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, o ex-prefeito de Ituporanga, Osni Francisco de Fragas, o Lorinho, representado pelos advogados Luis Irapuan Campelo Bessa Neto e Edinando Luiz Brustolin, foi absolvido em Ação de Improbidade Administrativa, em virtude de alterações na Lei que trata do tema. Os Desembargadores entenderam por unanimidade, que as alterações retroagem para alcançar fatos ocorridos antes de sua entrada em vigor. Segundo os advogados, “As alterações realizadas na Lei de Improbidade Administrativa buscaram evitar um fenômeno bastante corriqueiro na Administração Pública: o apagão das canetas, inibidor da tomada de decisões por agentes públicos em função da insegurança jurídica, ainda que evidenciado o interesse da sociedade. Muito embora se possa debater sobre eventuais limites das modificações na LIA, certamente a alteração no seu artigo 11, ao fixar rol taxativo de condutas ímprobas, segrega de maneira mais acurada as meras irregularidades das ilegalidades graves”, escreveram na defesa. Daí a razão pela qual os pedidos do Ministério Público contra o ex-Prefeito foram julgados improcedentes.

Municipalização

A municipalização dos serviços de água em Videira tem servido como exemplo para outros municípios catarinenses. No início de março, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), foi conhecer o modelo de gestão da Visan, empresa criada para realizar o trabalho de captação e tratamento da água, com resultados positivos. Rodrigues ficou impressionado com o que viu e com os relatos do prefeito de Videira, Dorival Borga, bem como do diretor-geral da Visan, Sandro Caregnato, após a visita técnica realizada. Preocupado com a falta de água em Chapecó, João Rodrigues quer ter uma alternativa, caso o problema persista. Ao completar 78 anos, Videira passou a ser uma referência na municipalização do fornecimento de água tratada e, além de Chapecó, já tem sido procurada por outras cidades interessadas no sucesso da iniciativa.

Facisc no SCemPauta

Desde ontem a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), presidida por Sérgio Alves, conta com uma coluna no SCemPauta. É a oportunidade que os nossos leitores terão, para acompanhar mais de perto as importantes ações de uma entidade que atua há 50 anos, representando o associativismo na indústria, comércio e demais atividades. Seja bem-vinda, Facisc!!

O Jogo do Poder

Se você não assistiu ao programa O Jogo do Poder de ontem na Jovem Pan News, segue o link. Os entrevistados foram o deputado estadual, Ivan Naatz (PL), e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), pré-candidato ao Governo do Estado.

https://youtu.be/kf0W5kph4J4?t=431

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta