Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

A economia catarinense encerrou 2021 com crescimento de 6,4% na comparação com 2020, conforme o Índice de Atividade Econômica (IBC), apurado pelo Banco Central. O índice é considerado uma prévia do PIB. Segundo análise do Observatório FIESC, essa foi a segunda maior expansão no país, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Na média nacional, o avanço foi de 4,5% na mesma base de comparação.

Conforme o Observatório FIESC, a atividade industrial catarinense foi impulsionada, sobretudo, por setores de alta intensidade tecnológica. Esse resultado sustentou os níveis de produção em patamar de pré-pandemia ao longo do ano. Mesmo com as distorções do mercado, a expansão do setor da construção e a elevação da demanda externa por insumos industriais tiveram papel importante para o aquecimento da economia industrial catarinense.

Assim como a Indústria, o setor de Serviços também contribui para o crescimento da atividade econômica catarinense, com expansão de 14,8% em 2021. O desempenho foi superior ao crescimento nacional de 10,9%, com destaque nas Atividades turísticas e nos Serviços prestados às famílias. Apesar disso, ambas as atividades ainda se encontram em nível abaixo do pré-pandemia.

Hoje no Jogo do Poder

Entrevisto hoje no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM e Criciúma 101,5 FM, o deputado estadual, Mauro De Nadal (MDB), e um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), Kim Kataguiri. O programa inicia às 16h e, além do rádio, você pode assistir pela Panflix, ou pelo perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Executiva do MDB

O presidente estadual do MDB, deputado Celso Maldaner, convocou uma reunião da executiva do partido para o próximo dia 7, no Hotel Cambirela em Florianópolis. Além da executiva, as bancadas estadual e federal, e o pré-candidato ao Governo do Estado, Antídio Lunelli, também foram convidados. Na pauta, o planejamento para as eleições e a chapa proporcional. Algumas lideranças reclamaram do fechamento da agenda, já que desejam discutir a crise por que passa o MDB, além da definição dos nomes ao Governo. “O Antídio ainda não é o nosso candidato. Ele primeiro tem que se viabilizar, leva tempo. Não podemos esquecer que também tem o Dário (Berger), que não sabemos o que deseja fazer, está confuso, além da possibilidade do governador”, afirmou a fonte.

Dário com Alckmin

O senador Dário Berger (MDB), não alugou um jatinho para ir a São Paulo tomar um café com o ex-governador, Geraldo Alckmin (sem partido), para filosofar sobre política. Acompanhado de assessores e do vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB), Berger quis saber se Alckmin realmente se filiará ao PSB. O senador que deseja ser o pré-candidato ao Governo do Estado pela centro esquerda, pediu ao ex-governador de São Paulo que o ajude a se viabilizar como o nome que vai liderar uma aliança com os partidos de esquerda. Também pediu que nas conversas que Alckmin terá com o PT, que Santa Catarina seja colocada como um dos estados prioritários para o PSB ter candidato a governador. Alckmin ficou de resolver a questão assim que definir o seu futuro partido.

Precisa de Alckmin

Conforme comentei na semana passada, o senador Dário Berger (MDB), tem muito mais chance de liderar um projeto de centro esquerda, estando no MDB, do que no PSB. O próprio presidente do PT e pré-candidato a governador, Décio Lima, deixou claro durante a entrevista que me concedeu no programa O Jogo do Poder, que apresento nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis e Criciúma, que se Dário estiver no MDB, será provável uma aliança com o senador encabeçando um projeto com os partidos de esquerda, agora, se ele for pelo PSB, será difícil abrir mão da cabeça, já que o PT e o PDT são maiores que os socialistas. Também chamou a atenção que o presidente do PSB catarinense, Claudio Vignatti, não participou das conversas em São Paulo.

Hang no PL

O empresário Luciano Hang andou flertando com o Republicanos, mas o seu destino deve ser o PL, do senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Jorginho Mello. O dono da Havan receberá um apelo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que dirá a Hang que precisará da ajuda dos amigos, por causa das dificuldades que terá na eleição. O presidente também pedirá que Hang assine ficha no PL. O empresário bolsonarista é considerado um dos mais fortes pretendentes ao Senado.

Lummertz pré-candidato

O ex-ministro do Turismo Vinicius Lummertz concluiu mais um ciclo de conversas, com lideranças e bases do seu partido, o PSDB, e também de outros partidos que se articulam pela chamada terceira via. Agora, ele quer trabalhar pela sua pré-candidatura ao Governo do Estado a qual comunicou ao PSDB no dia 9 de dezembro do ano passado. “Sou pré-candidato a governador e respeito outros bons nomes que já foram colocados, mas estou convicto de que o PSDB de Santa Catarina tem que ter uma candidatura própria”, me disse Vinicius. Para ele, é uma candidatura que contempla planos e propostas para o Estado, visando motivar o partido e para eleger o maior número de deputados federais e estaduais. Atual secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius também considera que é preciso uma candidatura própria do PSDB em Santa Catarina para construir um palanque amplo e forte, ao pré-candidato a presidente da República, João Doria.

Articulações

Vinicius Lummertz revelou que esteve na semana passada em reunião em São Paulo com o deputado estadual Marcos Vieira, uma das principais lideranças tucanas de Santa Catarina, tratando das candidaturas majoritárias. “Tenho conversado com o presidente Rogério Pacheco, Clésio Salvaro, Geovânia de Sá, Leonel Pavan, Paulo Bauer, Clenilton Pereira, Saulo Sperotto, com lideranças, prefeitos e vereadores de todas as regiões”, afirmou. Fora do partido, também tem mantido contato sobre a terceira via com o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), com o deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos), com o ex-vereador de Florianópolis, Pedro Silvestre, o Pedrão, com o presidente da União do Vereadores Anderson Guzzatto, entre outros que relatou.

Novo secretário

O ex-presidente da Associação Empresarial de Araquari (ACIAA), Londry Turra, é o novo secretário de Governo, Comunicação e Desenvolvimento do município de Araquari. Ele foi nomeado pelo prefeito, Clenilton Pereira (PSDB), no início desta semana. Turra é um dos nomes mais respeitados do setor empresarial do Norte do estado, tendo ocupado cargos de direção no antigo Banco Francês e Brasileiro, Banco Safra entre outras empresas de renome.

Emenda de Campagnolo

De acordo com o site Metrópoles, a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL), teria destinado R$ 249,8 mil em emenda parlamentar para uma empresa, a qual pertenceria ao advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho. Também de acordo com a matéria, a parlamentar teria publicamente afirmado que Gastão a defende sem cobrar nada. “A emenda parlamentar destinada por Campagnolo à empresa de Gastão tem como justificativa ‘o fomento do hipismo no estado de Santa Catarina, através de ações sócio esportivas e educativas aos jovens catarinenses, buscando a integração dos jovens através do esporte’. A transferência do valor foi confirmada junto à Transparência do governo de Santa Catarina”, diz a matéria.

Respostas

Através das redes sociais a deputada estadual, Ana Caroline Campagnolo (PSL), confirmou que enviou a emenda para a Federação Catarinense de Hipismo, para ajudar no fomento ao esporte. Ela também destacou algumas emendas para outras entidades, as quais serviram para aquisição de viatura policial, de ambulância, entre outros. Procurei o advogado, Cláudio Gastão da Rosa Filho, mas não obtive resposta. Tive acesso a uma manifestação de Gastão em que nega que a federação é uma empresa. Segundo ele, a emenda destinada por Ana é auditada e carece de prestação de contas ao Estado. “Na época do aporte financeiro, eu estava licenciado da presidência da Federação”, concluiu.

Sem máscara

Através das redes sociais, a vice-governadora Daniela Reinehr (PL), fez uma defesa ao fim da obrigatoriedade do uso de máscaras pelas crianças e adolescentes. A defesa de Daniela recebeu críticas de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, que defendem a manutenção do uso das máscaras por causa da facilidade de contaminação pela variante Ômicron.

Naatz na ONU

Chefiando uma missão  internacional de intercâmbio parlamentar à Europa, que encerrou neste fim de semana de carnaval, como presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares do Mercosul (UPM), o deputado estadual Ivan Naatz (PL), pôde constatar de perto, na passagem pela considerada capital mundial da diplomacia, Genebra, na Suíça, sede europeia da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), duas realidades paralelas em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia . Na visita aos parlamentos, foi notada a crescente preocupação dos europeus com as consequências da guerra, que fez com que, de forma inédita, o governo suíço abandonasse sua posição de neutralidade e se aliasse às sanções comerciais e financeiras ao governo russo. Por outro lado, o parlamentar destacou a flexibilização sanitária em alguns países como a Holanda, França e Suíça. “Bares e restaurantes já liberados do uso de máscara, assim como em locais públicos abertos, permanecendo a obrigatoriedade apenas no transporte público e aeroportos”, relatou.  

Encontro

Na semana passada o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, esteve em Florianópolis liderando a comitiva que visitou o TJSC, a fim de trocar experiências nas áreas de gestão e, também, de inteligência e segurança institucional. Natural de Joinville, o magistrado é filho do professor e advogado, Nelson de Miranda Coutinho, idealizador da famosa “Escola do Comércio”, que levava seu nome e foi responsável pela formação profissional de mais de 1.000 alunos desde a década de 1950. O desembargador aproveitou para visitar o seu primo, o colunista do SCemPauta, Thiago de Miranda Coutinho, que o recepcionou em um tradicional restaurante de frutos do mar na capital.

Guerra na Ucrânia

Ontem entrevistei no programa O Jogo do Poder, João Alfredo Nyegray, doutorando em estratégia, coordenador do curso de Comércio Exterior e professor de Geopolítica e Negócios Internacionais na Universidade Positivo (UP). Falamos sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=7p4bwEuqISs

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta