Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Ontem os deputados estaduais do MDB, Moacir Sopelsa, Mauro De Nadal, Valdir Cobalchini e Romildo Titon, ficaram por quase duas horas na Casa D’Agronômica, conversando com o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido). O chefe da Casa Civil, Eron Giordani, o seu adjunto, Juliano Chiodelli, e o coronel Márcio Ferreira também participaram.

Dois parlamentares que estiveram no encontro relataram que nenhum convite foi feito, pelo fato de que Moisés já foi convidado pelo presidente estadual do MDB, deputado Celso Maldaner a se filiar. Eles quiseram ouvir de Moisés o que ele pensa sobre o futuro partidário e também fizeram algumas análises de cenário. Uma fonte revelou que se o governador tivesse externado o desejo de ir para o MDB, seria a senha para a bancada levar a situação para a executiva.

Chamou a atenção a preocupação de Moisés, quanto a relação da bancada emedebista com o seu governo, caso o MDB opte por outro nome para ser o candidato a governador. Os deputados garantiram que o acordo firmado de apoio na Assembleia Legislativa será mantido até o final do ano. Um fato, é que eles estão incomodados com a demora de Moisés em tomar uma decisão. Segundo um relato, o governador insiste em não decidir o que fará, por medo de fechar as portas com os demais partidos.

Por outro lado, num determinado momento houve a concordância que é preciso aguardar mais um pouco. O entendimento dos parlamentares é que há uma conversa em Brasília, a qual, segundo me relataram, está bem adiantada sobre a possibilidade de uma federação entre o MDB e a União Brasil, situação que mudaria todo o jogo em Santa Catarina. Ao mesmo tempo em que os deputados reafirmaram o seu desejo de estar com Moisés, também não escondem que um casamento com a UB que tem o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, como o seu pré-candidato, dará uma grande musculatura ao projeto. Para ter uma ideia, os partidos em federação ficarão com um terço do fundo eleitoral e, com 2 minutos e meio de tempo no rádio e na TV.

Independentemente de qualquer coisa, fecho com uma leitura feita por alguns parlamentares emedebistas. O encontro de ontem da bancada com Moisés, independente do que acontecer, demonstra a fragilidade de Antídio Lunelli junto aos deputados e boa parte dos prefeitos.

Debate na Pan News

Hoje tem debate no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM e Jovem Pan News Criciúma, 101,5 FM. O início será às 16h. Você pode ouvir pelo rádio, ou assistir através da Panflix, ou do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube. Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos os principais assuntos da política catarinense.

Conversas

O prefeito de Jaraguá do Sul e pré-candidato ao Governo do Estado, Antídio Lunelli, esteve ontem com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), também pré-candidato a governador. Deputados me disseram que deixarão Antídio se mobilizar pelos próximos 15 dias, sendo que após, será feita uma avaliação sobre a viabilidade. A bancada cobrou de Antídio qual o contraponto ele terá, caso seja o candidato, para responder aos adversários que o atacarem e, também ao MDB, por causa de seu suposto caso com um menor de idade. Ele disse acreditar que não terá impacto, pois a situação já teria sido usada em Jaraguá. “O Antídio esquece que Santa Catarina não é Jaraguá, onde ele emprega muita gente e tem muito poder”, avaliou um parlamentar.

Proposta de Dário

Apesar da reação de algumas lideranças do PT à proposta do senador, Dário Berger, ao MDB que, se for candidato conseguirá levar com ele os partidos de esquerda, ontem em entrevista que me concedeu no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis e Criciúma, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Décio Lima, deixou em aberto a possibilidade da aliança acontecer. Caso Dário consiga se viabilizar pelo MDB, Décio entende que pelo capital político e eleitoral, seria viável a união.

Força de Décio

A chance do senador Dário Berger ser o candidato da esquerda ao Governo do Estado, passa pela sua viabilização pelo MDB. Essa situação está muito clara. O preferido do PT e dos demais partidos do campo progressista querem Décio Lima como o nome que vai liderar o projeto da esquerda, por isso, o entendimento é que no PSB, Dário não terá a mesma força. Confira a entrevista de ontem com Décio Lima.

E o Merisio?

Ontem durante a entrevista que fiz com o líder petista em Santa Catarina, Décio Lima, recebi a seguinte nota da direção estadual do PSDB: “Diante dos últimos acontecimentos ocorridos, no que tange ao posicionamento político do Ex Deputado Gelson Merísio, importa esclarecer que sua desfiliação já era ato consolidado, consequência de um processo que teve início há alguns meses. Sua decisão isolada em nada altera o projeto tucano de 2022. O PSDB de Santa Catarina tem lideranças competentes, com conhecimento e visibilidade para concorrer no pleito de 2022, as quais já colocaram seus nomes a disposição” – Direção do PSDB de SC

A desfiliação

Para a minha surpresa, logo após que li a nota do PSDB, o presidente estadual do PT, Décio Lima, anunciou que ontem Gelson Merisio se desfiliou do PSDB. De acordo com a liderança petista, Merisio seguiu um conselho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O fato é que a situação mais uma vez expõe o constrangimento que o PSDB se deixou passar, tendo um pré-candidato flertando com outros partidos. Merisio sonha em ser vice na aliança de esquerda, ou será o coordenador das campanhas de Lula e Décio em Santa Catarina.

Naatz na ONU

O deputado estadual, Ivan Naatz (PL), está em Genebra na Suíça chefiando uma missão internacional de parlamentares do Bloco Brasileiro do Mercosul. Segundo ele, o clima na ONU é de profunda tristeza e preocupação com os acontecimentos na Ucrânia. “A Rússia (delegação) se alojou num hotel aqui próximo. Muitos seguranças armados com metralhadoras e forte segurança em toda a cidade”, relatou. Naatz disse que apesar do conflito ter tomado a agenda, estão sendo tratados temas com mobilidade urbana nos países subdesenvolvidos, além das fontes de projetos e financiamentos.

Preocupação

Recebi o contato de algumas lideranças de Itajaí e do agronegócio que estão preocupadas, com os impactos diretos da guerra na Ucrânia provocada pela invasão da Rússia. Nos portos, há uma preocupação se as cargas poderão ser embarcadas para a Rússia. Já as agroindústrias se preocupam com o pagamento dos russos pelos produtos, uma vez que os bancos europeus e americanos cortaram as linhas de crédito e financiamento dos russos. O aumento do custo com o combustível também é outro fator.

Desemprego

A forte geração de empregos em Santa Catarina resultou em uma queda expressiva no índice de desocupação no quarto trimestre de 2021. Dados divulgados pelo IBGE, apontam que a taxa catarinense está em 4,3%, o que representa um recuo de 1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Com isso, Santa Catarina mantém o menor índice de desemprego do país. Nacionalmente, o percentual está em 11,1%.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta