Há muito sabemos que a capacitação profissional é o melhor caminho para quem deseja espaço no mercado de trabalho. No entanto, também se sabe que tanto a indústria quanto o comércio têm dificuldades de conseguir mão de obra qualificada. Pois o município de Biguaçu, na região da Grande Florianópolis, levantou os dados e está fazendo acontecer com o Qualifica Biguaçu.

O programa Qualifica Biguaçu foi lançado em janeiro e já está com turmas abertas e servindo de modelo para outros municípios e regiões. Por meio dele, são ofertadas vagas para diversos cursos gratuitos para munícipes com idade a partir de 14 anos.

No ano passado, por determinação do prefeito Salmir da Silva (MDB), foi realizado um levantamento junto à iniciativa privada do município de Biguaçu, a fim de identificar essas demandas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) entrou como parceiro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e foi elaborada uma grade de cursos gratuitos e de qualidade.

Capacitação e geração de oportunidades são fatores que, segundo Salmir, quando trabalhados de forma conjunta favorecem o desenvolvimento e o fomento à economia de Biguaçu. O modelo deve ser seguido por outros municípios para que possamos reduzir a carência de mão de obra qualificada em nosso Estado.

E o projeto está apenas começando. Nos próximos meses o Qualifica Biguaçu oferecerá muitas outras vagas em novos cursos. Para os interessados está à disposição um whatsapp para informações que é o (48) 991458361.