Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Ontem durante o tradicional almoço das terças da bancada do MDB na Assembleia Legislativa, os integrantes decidiram pedir a convocação de uma reunião da executiva estadual do partido. Os parlamentares ainda não assimilaram bem o que chamam de imposição do nome do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, feita pelo presidente estadual, deputado Celso Maldaner.

Antes da reunião, os deputados devem a partir de hoje receber a visita de Antídio, que promete correr os gabinetes para tentar convencer a bancada a apoiá-lo. Segundo alguns parlamentares que conversei durante o dia de ontem, a questão envolvendo o suposto envolvimento de Antídio com um menor de idade, além da falta de garantia de que ele agregará outros partidos ao seu projeto, tornam difícil um apoio. “Nem no partido temos visto um grande apoio a ele. Sempre são os mesmos cinco ou seis que se manifestam a favor”, relatou um deputado.

O fato é que a bancada já não esconde que a prévia, que na verdade não aconteceu, não será levada em consideração. O argumento é simples: não há embasamento legal para manter o nome de Antídio que, segundo os deputados, não venceu a disputa, justamente por um gesto da própria bancada que viu no declínio do deputado estadual, Valdir Cobalchini, e do senador, Dário Berger, a forma de esvaziar um processo que foi imposto por Maldaner.

Portanto, para tentar construir uma solução que leve o partido ao caminho do entendimento e, sobretudo, o tire do isolamento, a bancada quer para logo após o carnaval um encontro da executiva. Na oportunidade será exigido tanto de Antídio, quanto de Dário, a apresentação de um projeto viável que inclua outros partidos para agregarem ao MDB. Além disso, a bancada reforçará a ideia de que o governador, Carlos Moisés da Silva, é um projeto viável, sobretudo pelos partidos que poderá atrair junto com ele. Um deputado me disse que o gesto será feito, mas se o governador insistir em não tomar uma posição e não se filiar ao partido, qualquer possibilidade de estarem juntos ficará inviabilizada. “Ele tem o nosso apoio, tem o apoio da maioria dos prefeitos do partido, mas ele precisa tomar uma decisão”, afirmou.

Prejudicando

Os deputados estaduais do MDB também demonstraram preocupação durante o almoço de ontem na Assembleia Legislativa, com a questão da chapa proporcional. Eles entendem que a crise por que passa o partido, tem prejudicado a formação de uma chapa à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.

Enquanto isso

O senador Dário Berger (MDB) tem se encontrado com a direção estadual do PSB. Ontem à noite ele esteve em Biguaçu acompanhado do ex-deputado, Mauro Mariani, e conversou com o presidente estadual dos socialistas, Claudio Vignatti, e o ex-prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Campos, entre outras lideranças.

Movimentos no Podemos

A decisão do presidente de honra do Podemos, Paulinho Bornhausen, de se anunciar como pré-candidato a deputado federal, pegou muitas lideranças do partido de surpresa, sobretudo quem se interessa em disputar uma vaga à Câmara Federal. Bornhausen chegou a assustar alguns pretensos candidatos pela força de seu nome, porém, há uma explicação para o movimento: a aproximação do partido com o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido). Ontem correu nos bastidores que dependendo do grau de aproximação com Moisés, nomes como o próprio Paulinho, e os prefeitos de Blumenau, Mário Hildebrandt, e de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, poderiam pensar numa mudança para a União Brasil.

Reação

Quem reagiu a aproximação do Podemos com o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), foi o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (UB), pré-candidato ao Governo do Estado. Uma fonte relatou que Loureiro chegou a oferecer a nominata da União Brasil para o Podemos, para garantir a aliança. O prefeito precisa do Podemos e do PSD para dar capilaridade ao seu projeto. Entre os nomes que teriam sido oferecidos por Loureiro, estão o do deputado estadual, Ricardo Alba, Lucianinho de Palhoça, o secretário de Esportes da Capital Ed Pereira, o ex-deputado federal Valdir Colatto, o deputado federal Fábio Schiochet, a suplente de deputada estadual Tati Teixeira, o vice-prefeito de Tubarão Caio Tokarski entre outros.   

Expulsão

O diretório estadual do Partido Liberal de Santa Catarina, presidido pelo senador Jorginho Mello, expulsou o vice-prefeito de Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, Hermelino Prada. Prada chegou a aparecer em uma fotografia com uma bandeira de campanha do ex-presidente Lula (PT), principal adversário de Jair Bolsonaro, que recentemente se filiou ao PL. Em nota, o diretório informou que desconhecia a ligação e relações políticas entre Hermelino Prada e o Partido dos Trabalhadores. “Por não compactuar ideologicamente e com as atitudes do filiado, o PL encaminhou o desligamento do mesmo”, diz a nota.

Redução do ICMS

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, acompanhando o relator, João Amin (Progressistas), aprovou ontem a derrubada do veto do governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), ao projeto aprovado pelos parlamentares no final do ano passado, que reduzia o ICMS dos alimentos e bebidas, bandeira defendida pela Abrasel. Vale lembrar que o setor de bares, restaurantes e eventos foi um dos mais atingidos pela pandemia. O presidente da Alesc, Moacir Sopelsa (MDB), é favorável à redução do ICMS, porém, ele não deve pautar o veto para a votação em plenário nos próximos dias.

Preocupação de Sopelsa

O presidente da Assembleia Legislativa, Moacir Sopelsa (MDB), entende que não é o momento de votar sem conversar com o Governo do Estado. Sopelsa chamará o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, para conversar nos próximos dias. Ele quer construir um acordo para que o setor seja atendido, mesmo que não se chegue ao percentual mínimo. “Não adianta derrubar e não levar, dessa forma ninguém será beneficiado. Eu poderia ter pautado, mas nós derrubamos e o governo entra com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no dia seguinte. Do que adiantaria? ”, questionou Sopelsa. O prazo para a derrubada é até 12 de março, ou seja, no máximo, logo após o carnaval, deverá ser realizada a conversa com Eli.

Parabéns São José!

A Prefeitura de São José demonstrou uma grande sensibilidade com a causa animal. Está com o credenciamento de entidades públicas, filantrópicas ou privadas aberto para prestação do serviço de Lar Temporário para o atendimento de cães e gatos abandonados. Poderão participar lares localizados na Grande Florianópolis. Os lares temporários são casas de pessoas preocupadas com o bem-estar dos animais e que podem oferecer hospedagem por dias ou meses, para animais resgatados à espera da adoção. O objeto é a seleção e possível contratação de entidades públicas, filantrópicas e/ou privadas prestadoras dos seguintes serviços: Resgate, Lar Temporário e Atendimento Clínico, Cirúrgico e Assistência Médica Veterinária. Serão lares geridos por “Protetores de Animais”, devidamente cadastrados na DIBEA do município. Os interessados devem entregar os envelopes com os documentos no Setor de Compras da Secretaria Municipal de Saúde, na sede da Prefeitura.

Jogo do Poder

Ontem entrevistei no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM e Jovem Pan News Criciúma, 101,5 FM, o vereador de São José, Matson Sé (PSD). No segundo bloco a conversa foi com João Alfredo Nyegray, doutorando em estratégia, coordenador do curso de Comércio Exterior e professor de Geopolítica e Negócios Internacionais na Universidade Positivo. O assunto foi a crise entre a Rússia e Ucrânia. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=MJ25wOoQPX4

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta