Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O MDB não pode enfrentar o risco de indicar o vice do governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), perder a eleição e sair pequeno. Esse é o discurso interno do presidente estadual emedebista, deputado federal Celso Maldaner, em suas visitas às regiões do estado.

Segundo lideranças que acompanham de perto as movimentações de Maldaner, é esse o discurso que começa a movimentar as bases do MDB, a favor da candidatura própria. As fontes afirmam que é forte a tendência de ser essa a escolha nas prévias de 19 de fevereiro.

Além da defesa do 15 na telinha e nas rádios, Maldaner já tem como certo que o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, será o candidato emedebista a governador. Essa preferência está clara, Maldaner ao mesmo tempo em que impediu os deputados estaduais de participarem dos encontros regionais, levou Lunelli na garupa para apresentá-lo como o único nome emedebista.

Ontem os encontros aconteceram em Criciúma, de onde saíram em uma aeronave de Lunelli em direção ao Oeste, onde no Hotel Lang realizaram mais uma reunião para fortalecer o projeto próprio.

Por outro lado, tem a bancada estadual que seguirá calada até a próxima semana e, ainda tem quem defende o nome do senador Dário Berger, que segue com a novela em relação ao PSB. Numa conversa reservada lideranças reclamaram que Dário não visita as bases, situação que o teria enfraquecido no partido. “Se o Dário tivesse vindo mais para as bases, estaria em outra situação. Ele não se movimenta, acha que basta ser senador e enviar recursos aos municípios. Isso não dá o direito de ser candidato, tem que viver o partido”, afirmou uma liderança.

O fato é que após um tempo calado, Berger resolveu se manifestar e postou a seguinte mensagem no grupo de WhatsApp do Diretório Estadual do MDB:

Entre as respostas que tive acesso, está a indireta que o prefeito de Iraceminha, no Extremo-Oeste, Jean Carlos Nyland, que é muito ligado a Celso Maldaner, direcionou a Berger sem citar o nome. “Vamo a luta quem quer ser algo tem q lutar pra isso. Samos todos 15. Parabéns a quem esta na estrada. Querendo e fazendo nosso MDB voltar a ser grande protagonista (sic) ”, escreveu. Quem também se manifestou foi o vereador de Concórdia, Closmar Zagonel, que defendeu o nome de Antídio, o qual, segundo ele, por onde passar receberá o apoio dos emedebistas.

Por fim, correu ontem nos bastidores que o governador convidou os deputados estaduais para uma conversa, para entender o cenário dentro do MDB.

Leitura

Algumas lideranças entendem o apoio do presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, ao prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, como uma forma de garantir um eventual gesto de reciprocidade, caso Antídio tenha algum impedimento para disputar o Governo do Estado. Já há quem entende e, incluo a minha colega Maga Stopassoli, que os movimentos são uma pressão para que o governador, Carlos Moisés da Silva, se filie logo ao MDB.

Angela e Pacheco na Pan News

Hoje, a deputada federal, Angela Amin (Progressistas), e o presidente estadual do PSDB, o prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, serão os meus entrevistados no programa O Jogo do Poder, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM. As entrevistas terão início às 16h. Nos ouça pelo rádio, ou assista na Panflix, ou através do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Crise na Fecam 1

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) volta a enfrentar mais uma crise. Na apuração do registro das três chapas para a eleição à presidência, que acontecerá na próxima segunda-feira (31), duas foram impugnadas e, de acordo com a entidade, nos dois casos teria havido o crime de falsidade ideológica devido a inclusão de nomes que afirmam não terem sido consultados. O caso já chegou ao Ministério Público. Segundo a comissão formada para o processo, a prefeito de Itapema, Nilza Simas, encaminhou ofício afirmando que não concordou em participar da chapa 2, encabeçada pela prefeita de Vargem, Milena Becher (PL). Na chapa 3, o mesmo caso, só que envolvendo o prefeito de Luzerna, Juliano Schneider, que também nega ter concordado com a sua inclusão na chapa encabeçada pelo prefeito de São João de Itaperiú, Clézio Fortunato (MDB). Apenas o candidato apoiado pela atual direção, o prefeito de Orleans, Jorge Koch (MDB), foi homologado e está apto a disputar.

Crise na Fecam 2

É a segunda vez que a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), passa por uma disputa interna. Acontece que desta vez, o clima esquentou e se tornou uma disputa entre o atual presidente da entidade, o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), e a oposição que tem os prefeitos Milena Becher (PL) e Clézio Fortunato (MDB), apadrinhado pela prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi (MDB), como candidatos. Os dois grupos contestam a gestão de Clenilton, sobretudo os casos envolvendo as negociações para a compra da Vacina russa Sputnik, que acabou não saindo do papel, além de mudanças bruscas, as quais, segundo eles, ocorreu na entidade. Milena nega qualquer irregularidade em sua chapa e diz que tem como provar que a prefeita de Itapema, Nilza Simas, concordou em participar em reunião na Prefeitura de Itapema.

Crise na Fecam 3

A prefeita de Vargem, Milena Becher (PL), diz ainda que as associações de municípios indicam nomes para compor as chapas e, que isso já autoriza a utilização dos nomes dos prefeitos. Ela também entrou com uma ação para anular a composição da comissão eleitoral. Um dos argumentos é que apenas um dos membros assinou a ata, que determinou a impugnação das chapas 2 e 3. Pelo visto, é possível que a eleição da Fecam seja judicializada pela primeira vez.

ICMS do combustível

Santa Catarina vai prorrogar por mais 60 dias o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sobre os combustíveis, que se encerraria no próximo dia 31. A decisão será oficializada por, ao menos, 20 dos 27 governadores no dia de hoje. O percentual destinado ao ICMS, que pode chegar a até 34%, conforme o estado, é calculado a partir do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF).

Mudança de partido

O ex-presidente do PTB de Santa Catarina e ex candidato a prefeito da capital, Alex Brasil, decidiu se filiar ao PL, partido do presidente da República Jair Bolsonaro. Ele foi convidado pela presidente do partido em Criciúma, Júlia Zanatta. Brasil estava descontente no PTB, desde que perdeu o comando do partido no estado para o deputado Kennedy Nunes.

Corte de recursos

Ficou para o próximo dia 8 de março a audiência do Fórum Parlamentar Catarinense, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Os deputados e senadores acreditam que recuperarão os valores vetados para as rodovias de Santa Catarina.

Gesto para o MDB

O senador, Jorginho Mello (PL), me concedeu entrevista ontem no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma, 101,5 FM. Jorginho confirmou que abrirá um espaço para a viúva do ex-senador, Luiz Henrique da Silveira, no Senado e, admite que espera o reconhecimento do MDB ao gesto. O fato é que o senador deseja conquistar pelo menos uma parcela dos emedebistas e acredita que terá o apoio de sua suplente. Só é preciso saber se a abertura de espaço agradará a dona Ivete, como é conhecida, já que ele quer repartir o período entre ela, e o segundo suplente, o ex-prefeito de Imbituba, Beto Martins (PL).

MBL e Podemos

Quem também participou do programa O Jogo do Poder foi um dos coordenadores do Movimento Brasil Livre em Santa Catarina, Lyrion Silva. Suplente de vereador em Araranguá, Silva é filiado ao Podemos, partido ao qual as lideranças nacionais do MBL assinaram ficha ontem à noite em evento em São Paulo, que contou com a participação do pré-candidato à Presidência da República, Sérgio Moro. Aqui no estado as jovens lideranças também estarão alinhadas ao projeto do partido.

O Jogo do Poder

Se você não acompanhou ontem o programa O Jogo do Poder que apresento diariamente a partir das 16h, nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e de Criciúma 101,5 FM, pode conferir agora. Os entrevistados foram Lyrion Silva, suplente de vereador de Araranguá e um dos coordenadores do MBL em Santa Catarina. Depois foi a vez do senador, Jorginho Mello (PL), pré-candidato ao Governo do Estado. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=IJHN8DRK0UQ

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta