...
Afrânio Boppré Alesc Camilo Martins Carlos Moisés da Silva Carlos Siqueira Cláudio Vignatti Dário Berger Esperidião Amin Fabrício Oliveira Gean Loureiro Gleisi Hoffmann Jorginho Mello Luiz Inácio Lula da Silva Marcelo Freixo Márcio França Odair Tramontin Paulinho Bornhausen Ricardo Roesler

Dário já tem data para se filiar ao PSB; Movimentos no Podemos criam mais constrangimento; Amin trabalha calado entre outros destaques

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O senador Dário Berger deve se filiar ao PSB no próximo dia 10 de fevereiro. A informação foi confirmada ontem por uma importante liderança do partido. “Sangue nos olhos. Vai ser governador fácil”, me disse a fonte, que ainda completou: “Santa Catarina é assunto encerrado para o partido”.

O dia em que a direção nacional do PSB voltou todas as suas atenções para Santa Catarina, começou com um almoço na sede do partido que, contou com a participação do presidente estadual Cláudio Vignatti. A mesa, ao lado do presidente nacional, Carlos Siqueira, e do deputado federal, Marcelo Freixo, do Rio de Janeiro, Vignatti falou sobre o cenário catarinense. Siqueira levará as informações repassadas por Freixo e Vignatti, para a presidente nacional dos petistas, Gleisi Hoffmann, em reunião agendada para hoje.

Já a reunião com Dário começou minutos após, às 15h. Foi discutida a política de alianças e a estrutura para a futura campanha. Fontes relatam que o senador se mostrou entusiasmado com o projeto. Um ponto importante é que Siqueira e França foram diretamente para Brasília, com o objetivo de acabar com a novela da filiação que já começava a incomodar o partido.

À noite conversei com Vignatti que tentou despistar. Disse que uma decisão final ficaria mais para a frente. Tudo combinado com Dário, que pediu um prazo para conversar com algumas lideranças próximas a ele, antes do anúncio da data. O senador quer anunciar junto, outras lideranças que também se filiarão ao PSB, a exemplo do vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB).

Sobre o PT

Não foi bem aceita no PSB a fala de uma liderança do PT estadual à minha coluna. O presidente estadual do partido, Cláudio Vignatti, disse que não é o momento de se manifestar, mas deixou escapar que o PT precisa decidir se, somente quer disputar a eleição de Santa Catarina, ou se deseja vencer. “O PSB terá candidato”, afirmou. Já outra liderança pessebista disse que os petistas estão flertando com o Brasil inteiro querendo tudo. “Não tem como querer ter candidato a presidente e a governador”, disse.

Roesler e Afrânio no Jogo

Hoje eu entrevisto o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Ricardo Roesler. Falaremos sobre o seu mandato à frente do TJSC que está encerrando, além de uma avaliação sobre o judiciário brasileiro. Após, será a vez do vereador, Afrânio Boppré (PSOL). Ele deu início a um movimento de vereadores de Santa Catarina filiados aos partidos de centro-esquerda. O programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM, terá início às 16h. Nos ouça pelo rádio, ou assista na Panflix, ou através do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Amin não fala

O senador Esperidião Amin (Progressistas) confirmou que há movimentações em prol de uma candidatura de seu partido ao Governo do Estado, mas não quis dar os detalhes. O que se sabe, é que ele conversa com líderes de outros partidos para tentar construir uma aliança viável, pois, somente assim manterá a sua pré-candidatura. Segundo Amin, as pessoas que são contra o Progressistas não podem saber de suas articulações. A segunda opção não confirmada por Amin, poderia ser um avanço em direção ao PSD que tem o ex-governador, Raimundo Colombo, trabalhando para novamente disputar a Agronômica, neste caso, Amin não seria o vice. “Brimo, no bode falar bra no quebrar o lojinha”, brincou, Amin, imitando o modo de falar de alguns imigrantes árabes que vivem no Brasil.

Com Covid

O senador Jorginho Mello (PL) segue em quarentena. Ele passa bem, mas sente alguns sintomas provocados pelo Coronavírus. A sua quarentena termina no domingo. Já o deputado estadual, João Amin (Progressistas), também se contaminou junto de sua esposa e filha. Estão quase encerrando a quarentena.

ICMS do combustível

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) se posicionou pelo congelamento do ICMS sobre os combustíveis. A manifestação do gestor vem em um momento em que a Petrobrás anunciou mais um aumento dos preços nas refinarias. “Atualmente, Santa Catarina já e o Estado que menos tributa combustíveis entre os estados do Sul e Sudeste”, afirmou. A determinação de Moisés será levada pelo secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), a quem cabe a decisão final sobre a questão.

Passando por cima?

Camilo se mostrou surpreso com a carta

A executiva estadual da futura União Brasil enviou uma carta ao Podemos. O que chamou a atenção é que o documento não foi enviado ao presidente estadual do partido, Camilo Martins, mas ao presidente do Conselho Político do Podemos, Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau. Na carta consta o pedido da UB para que o Podemos anuncie antecipadamente o apoio ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, pré-candidato ao Governo do Estado. Martins e integrantes da executiva quando souberam, se mostraram surpresos e deliberaram para que uma decisão sobre a carta fique para a próxima semana.

Articulada

Articulação é atribuída a Paulinho e a Gean

Fontes do Podemos atribuem a movimentação para o envio da carta pela União Brasil à Paulinho Bornhausen e ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Acontece que a pré-candidatura de Raimundo Colombo (PSD) ao Governo do Estado atrapalha o projeto de Loureiro, também pré-candidato e que, deseja formar uma aliança com o Podemos e o PSD. Paulinho tem interesse na tríplice, desde que Colombo vá ao Senado. Neste caso ele disputaria como primeiro suplente e, uma articulação seria feita para levar Colombo para algum ministério, abrindo espaço para Paulinho. “Se o Podemos anunciar apoio ao Gean, chegaria ao Raimundo a imagem que há uma união e que só falta o PSD”, disse uma fonte. Não tem como ignorar que as movimentações constrangem a candidatura do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

Mantido o projeto

Ontem em entrevista que me concedeu no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis e Criciúma, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), mais uma vez afirmou que é pré-candidato a governador e que não abrirá mão dessa condição. Segundo ele, o projeto tem o respaldo da direção nacional do Podemos. Fabrício mostrou que não poupará o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), de críticas.

Tramontin na disputa

O promotor de Justiça, Odair Tramontin (Novo), também participou do programa. Ele se mostrou ciente dos desafios que enfrentará na eleição ao Governo do Estado. Tramontin é pouco conhecido no estado, mas fez uma eleição exitosa em Blumenau, já que em seu primeiro desafio, ficou em terceiro lugar à frente de dois deputados e de uma ex-deputada, além de que, por poucos votos, não foi para o segundo turno. O nome do novo ao Governo do Estado também anunciou que não fará composições com outros partidos.

Uniedu

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) anunciou ontem que o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) terá investimento inicial de R$ 455 milhões. A informação também foi comunicada aos reitores das universidades cadastradas no programa, em reunião com a Secretaria de Estado da Educação, juntamente com a divulgação do calendário de 2022 do Uniedu.

Entrevistas de ontem

Ontem eu entrevistei no programa O Jogo do Poder na Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e de Criciúma 101,5 FM, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), e depois o promotor de Justiça, Odair Tramontin (Novo). Ambos são pré-candidatos ao Governo do Estado.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta