Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (DEM) faz conta para definir a política de alianças, para o seu projeto de disputar o Governo do Estado. Ele deixou claro na entrevista que me concedeu no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e de Criciúma 101,5 FM, que entende que se conseguir unir o PSD, o Podemos e o Republicanos, que terá a capilaridade necessária.

O fato é que Gean será maior que a União Brasil, assim como é maior do que o Democratas. Para não ter que arrastar o partido, o que tornaria a eleição inviável, ele entende como necessário conquistar o PSD, para ter força em Blumenau com o ex-prefeito Napoleão Bernardes. Na Serra ganharia com Raimundo Colombo e no Grande Oeste, com João Rodrigues. Ainda em Blumenau, Gean também conta com o prefeito, Mário Hildebrandt (Podemos), ou seja, é uma construção muito mais política do que programática.

No meio do caminho, o PSDB também aparece como alternativa, assim como o MDB, de onde Loureiro saiu fazendo duras críticas a alguns acontecimentos, mesmo assim, ele acredita que é possível compor.

Um outro facilitador para futuros entendimentos, é que Gean Loureiro não irá impor o seu nome, tanto, que admite a possibilidade de disputar como vice, ou para o Senado. A conferir. Confira como foi a entrevista:

https://www.youtube.com/watch?v=lm3KV-rACbQ

Caso Jefe Melo

Aumentou a pressão para que o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), exonere o secretário adjunto da Assistência Social, Jeferson Melo, que é alvo de acusação pela própria esposa de agressão e ameaças. Além da vereadora Carla Ayres (PT), agora foi a vez do vereador, Renato da Farmácia (PSDB), também pedir providências. O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), também através de nota pediu a exoneração. Curiosamente nesta semana, Melo foi cerimonialista em um evento da União Brasil para mulheres. Ontem questionei a Loureiro qual atitude ele tomará em relação ao secretário. Loureiro respondeu que não aceita qualquer tipo de violência contra as mulheres, porém, antes de tomar qualquer decisão, quer averiguar o que realmente ocorreu para depois decidir.

Evangélicos

Algumas lideranças evangélicas questionam se haverá algum posicionamento das igrejas, em relação a denúncia contra Jeferson Melo. O secretário adjunto da Assistência Social foi um dos indicados pelas igrejas e é dentro da gestão do prefeito, Gean Loureiro (DEM), e é um dos interlocutores da igreja com a política.

Fora do comando

“Ilustríssimo Senhor, Jornalista Marcelo Lula. Jeferson Mello não é mais o Presidente do PSC Florianópolis desde o dia 07.11. Ele comunicou que estava com problemas particulares, a Executiva Estadual resolveu afastá-lo, a pedido. Assumiu na data, o Vice, Luciano Chaplin que fica na presidência até janeiro quando será reformulada a Comissão Provisória. Atenciosamente” – José Paulo da Cunha – Secretário Geral /Estadual Partido Social Cristão PSC/SC

Jantar

Ontem o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), recebeu para um jantar na Casa D’Agronômica, o atual presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), o próximo presidente, Moacir Sopelsa (MDB), e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Adircélio de Moraes. O chefe da Casa Civil, Eron Giordani também esteve com Moisés. O novo presidente do Tribunal de Justiça. João Henrique Blasi também foi convidado. O encontro foi fechado a sete chaves.

Jogo do Poder

Hoje tem debate no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM. Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos os principais destaques da política catarinense. O programa terá início às 16h. Nos ouça pelo rádio, ou nos assista na Panflix, ou através do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Independente

Informações de bastidores é que o empresário Luciano Hang não quer se incomodar com a eleição ao Governo do Estado. Mantendo o que disse para pessoas próximas que, está decidido a disputar a eleição ao Senado, poderá se filiar ao Patriota. A ideia seria a de não se atrelar a nenhum dos candidatos ao Governo. Hang também poderá convidar pré-candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Fogo amigo

Uma liderança do Podemos catarinense procurou a presidente nacional do partido, Renata Abreu, para reclamar do presidente estadual do partido, Camilo Martins, ex-prefeito de Palhoça. O motivo foi a aproximação com o governador Carlos Moisés da Silva (sem partido). Camilo e o seu pai, o deputado estadual, Nazareno Martins, estão mais próximos de Moisés, situação que desagrada a algumas lideranças do Podemos. Uma fonte me disse que é possível que os ataques contra Martins nos bastidores, se tornem mais fortes com o passar do tempo.

13º salário      

A segunda parcela para completar a integralidade do pagamento do décimo terceiro salário aos servidores públicos catarinenses, já está na conta. Contabilizando o total de servidores beneficiados, serão injetados na economia do Estado mais R$ 289, 68 milhões.

Centro esquerda

Um dos desenhos para a centro esquerda de Santa Catarina, apresenta uma chapa com o senador, Dário Berger, ao Governo do Estado, tendo como vice Fernando Coruja (PDT) e ao Senado, Décio Lima (PT). Ontem durante a sessão em Brasília, Dário ficou por uns bons minutos conversando com o senador petista, Jacques Wagner.

Décio confiante

Após a pesquisa de ontem do Datafolha, que mostra Lula (PT) com 48%, contra 22% do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), 9% de Sérgio Moro (Podemos), 7% de Ciro Gomes (PDT) e 4% de João Dória (PSDB) todos que acompanharam se calaram. Já o presidente estadual do PT, Décio Lima, se mostrou confiante em uma rede social. “Me perguntaram sobre as eleições de 2022 e respondi que Bolsonaro não iria para o segundo turno e o jornalista insistiu: Então quem irá? Respondi: NINGUÉM”, escreveu Lima.

Saída

Uma liderança tucana me disse ontem que a saída de Gelson Merisio do PSDB, poderá não ser agora. Ele teria ouvido um pedido de algumas lideranças que não querem uma candidatura do secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz.

Economia em Pauta

Ontem o professor de economia e pró-reitor da Unochapecó, Márcio Rodrigues, falou sobre o cenário econômico do país e de Santa Catarina, no programa O Jogo do Poder. Confira:

https://youtu.be/lm3KV-rACbQ?t=2523

Juíza é criticada em Joinville

A OAB de Joinville publicou ontem uma nota de repúdio à seguinte publicação da juíza da 2ª Vara Cível, Caroline Bundchen Felisbino Teixeira, em sua conta no Twitter, no dia de ontem. “Medo de abrir a geladeira e encontrar advogado precisando de atendimento antes do recesso…”, escreveu a magistrada, irritando os advogados. Um advogado chegou a me dizer que a vara comandada por Caroline, é a que mais tem processo, a que menos julga e que o atendimento não é bom. A nota da OAB afirma que a magistrada falta com respeito com os advogados que buscam atendimento nas varas judiciais. “A publicação, ainda que fora do expediente forense, claramente extrapola os limites constitucionais de liberdade de expressão e viola o dever de urbanidade imposto pela legislação brasileira aos magistrados. A banalização das demandas judiciais e dos profissionais que buscam atendimento é inadmissível, sobretudo, quando vinda de um servidor público cuja obrigação primordial é exatamente servir ao público”, diz a nota da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Joinville.

Colunista homenageado

O colunista do SCemPauta e Agente de Polícia Civil, Thiago de Miranda Coutinho, foi condecorado ontem na capital paulista pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz. Ele recebeu a Medalha do Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz no Brasil, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade de Inteligência. Especialista em Inteligência Criminal, o Agente condecorado atuou na Diretoria de Informação e Inteligência da SSP (DINI-SSP) e, também, na Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Santa Catarina (DIPC). Atualmente, prestes a completar 10 anos no serviço público, Coutinho é Jornalista, graduando em Direito pela Univali, autor de diversos artigos jurídicos e, desde outubro, engrandece o SCemPauta como colunista.

Medalha Cinquentenário

As Forças de Paz do Brasil foram criadas em 1956 para integrarem a Força Internacional de Emergência da ONU, e a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, reconhecida pelo Ministério da Defesa e Exército Brasileiro, destina-se a reverenciar àqueles que tenham praticado ações meritórias e em sinal de reconhecimento aos serviços prestados à Pátria. Já a Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz, é detentora de dois Prêmios Nobel da Paz em 1988 e 2001, cuja atuação visa a permanente contribuição à Paz e ao enaltecimento do Brasil e das Forças Internacionais de Paz.

Governo sem recesso

Decreto editado pelo governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), publicado ontem no Diário Oficial do Estado determina manutenção das atividades normais do Executivo catarinense neste fim de ano. Foram definidos os pontos facultativos da véspera de Natal, 24 de dezembro, e de Ano Novo, 31 de dezembro. De 27 a 30 de dezembro, o expediente será regular, bem como de 3 a 7 de janeiro. Nos feriados de Natal e Ano Novo e nos pontos facultativos do período, o atendimento dos serviços públicos considerados essenciais será garantido por meio de escalas de plantão.

Jacoski eleito

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, foi empossado como presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), para a gestão 2021-2023. Participaram do ato membros da entidade, representantes do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação e autoridades políticas. Essa é a primeira vez que um reitor de Santa Catarina e ligado ao sistema Acafe, é eleito ao cargo máximo da entidade.

Defesa Civil

A Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou a formatura das turmas dos 10 Núcleos de Proteção e Defesa Civil e do Curso de Voluntariado em Emergência, uma parceria com a Fundação Somar Floripa. O evento foi realizado no auditório da OAB SC. Na cerimônia, foram cerca de 100 voluntários formados, que agora poderão atuar em situações de desastres, auxiliando as equipes do município. Durante a formação, os alunos aprenderam sobre percepção de riscos geológicos e em edificações vulneráveis, atendimento pré-hospitalar, sistema de proteção e defesa civil e o lixo como potencializados de desastres. Samuel Vidal, assessor técnico da Defesa Civil, foi o responsável pelos cursos.

Receba a coluna pelo WhatsApp. Envie mensagem com o seu nome e cidade e salve o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta