Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Mesmo com o bolo e as boas-vindas reveladora no jantar feito em homenagem ao senador, Dário Berger (MDB), na sede do PSB em Brasília na semana passada, o parlamentar catarinense dá sinais nos bastidores que ainda avalia os benefícios de uma filiação ao quadro socialista.

Fontes emedebistas garantem que a situação ainda não está definida, pois Berger ainda deixa escapar uma vontade de disputar a eleição ao Governo do Estado, pelo MDB. Uma leitura que tem sido feita, é que a esquerda prefere ter a parceria do senador estando filiado ao MDB, para tentar conquistar o apoio do maior partido do estado ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Ele (Dário) sabe que se disputar só pela esquerda sem o MDB, que terá dificuldade, ele sabe disso”, revelou uma fonte.

As propostas do PSB que encantaram o senador, que é a pré-candidatura ao Governo do Estado, ou uma possível vaga de vice na chapa de Lula, também são vistas com cautela por lideranças emedebistas. Entendem que o petista conseguirá convencer o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a ser o seu vice, e que por mais que Lula vá para a disputa com força para derrotar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que esse cenário não deve se refletir aqui no estado, por causa da força do bolsonarismo e do chamado Antipetismo.

O fato é que o MDB segue perdido numa disputa interna entre o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, e o senador Dário Berger, com Celso Maldaner de olho na disputa, pronto para declinar a favor de Antídio.

Por outro lado, lideranças da futura União Brasil e do PSD sonham em construir uma tríplice aliança com o MDB. Ao observar a confusão enfrentada pelos emedebistas, lideranças dos partidos começaram a fazer as primeiras aproximações.

Debate na Jovem Pan News

Hoje a partir das 16h, você acompanha nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM, mais um programa O Jogo do Poder. Maga Stopassoli, Maria Helena e eu, Marcelo Lula, debateremos os principais acontecimentos da política catarinense. Nos ouça pelo rádio, ou assista na Panflix ou através do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Reunião no Ninho

Hoje a cúpula do PSDB de Santa Catarina se reúne a partir das 13h no condomínio Trompowsky em Florianópolis. Em pauta o projeto tucano no estado, após o resultado das prévias que definiu o governador de São Paulo, João Dória, como o pré-candidato do partido à Presidência da República. Uma fonte relatou que o pré-candidato a governador, Gelson Merisio, deverá ser questionado se fica no partido, ou se buscará um novo lugar para o seu projeto. Acontece que Merisio tem procurado lideranças de esquerda, a exemplo de um jantar com o presidente estadual do PT, Décio Lima, em um shopping da capital. O ex-deputado agora mira num apoio ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como uma possibilidade de se viabilizar, além de flertar com o PSB. A presidente estadual do PSDB, Geovânia de Sá, se disse surpresa com a informação, mas fez questão de deixar claro que os tucanos não estarão com os petistas.

Prévia em SC

Outra informação é de que durante a reunião da cúpula estadual do PSDB, que o secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, reforçará a sua pré-candidatura a governador e defenderá a realização de prévia, para a escolha do candidato do PSDB ao Governo do Estado. Por outro lado, lideranças tucanas que haviam se posicionado pró-Eduardo Leite, devem se posicionar contrárias às prévias e, caso Gelson Merisio não fique, vão intensificar os convites ao governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido) para que se filie ao PSDB. Já Lummertz, não deverá deixar barato, caso lhe seja negada a possibilidade de prévias. Quem também deve reivindicar fortemente a disputa interna é o ex-senador, Paulo Bauer. Ontem a presidente estadual, Geovânia de Sá, me disse que Gelson Merisio é o único pré-candidato tucano ao Governo. “O partido já decidiu, é o Merisio o candidato. Antes ninguém se manifestou querendo ser candidato”, afirmou a deputada federal.

Apoio a Moisés

Ontem um encontro em Urupema reuniu 14 dos 18 prefeitos da região da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e, mais alguns vices, com o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido). Eles anunciaram apoio à reeleição do governador num movimento chamado “Fica Moisés”. O evento foi organizado na propriedade da vice-prefeita de Urupema, Cristiane Pagani (Progressistas), com a ajuda na organização do prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes. Chamou a atenção que os prefeitos de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva; de Painel, Marcos Flores, o Marquinhos; e Dirceu Silva do município de São José do Cerrito, ambos filiados ao PL do senador Jorginho Mello, declararam apoio ao governador.

Nazareno no apoio?

Quem também participou do evento em apoio ao governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), foi o deputado estadual, Nazareno Martins (Podemos). Ele é tio da anfitriã do encontro, a vice-prefeita de Urupema, Cristiane Pagani (Progressistas). A presença de Nazareno chamou a atenção, já que o Podemos, partido ao qual ele é filiado, não está com Moisés. Além disso, o seu filho, o ex-prefeito de Palhoça, Camilo Martins, preside o Podemos no estado e é pré-candidato a deputado estadual. Será que o partido se dividirá entre os apoiadores e os adversários de Moisés?

Crítica a Jorginho

No debate de sexta-feira no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis e Jovem Pan News de Criciúma, Maga Stopassoli, Maria Helena e eu, falamos sobre o vídeo em que o senador, Jorginho Mello (PL), aparece ao lado o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em uma tentativa de justificar a retirada do orçamento do próximo ano, de R$ 40 milhões destinados para as BRs 470 e 163. Tarcísio acha que é normal e, prometeu que no próximo ano, assim que o orçamento estiver disponível, que irá recompor os valores. O senador deveria ter feito uma cobrança de fato, não apenas ter dado espaço ao ministro para justificar o injustificável. Esse recurso pode voltar ao orçamento, mas não há garantia, lembrando que entraremos em um ano eleitoral com uma série de restrições a partir do meio do ano.

Normal?

Se fosse normal um contingenciamento de R$ 40 milhões, a bancada catarinense no Congresso Nacional teria sido avisada, além de que vale lembrar que Santa Catarina não perdeu ainda mais recursos, pelo fato de que a bancada catarinense pressionou o Governo Federal, caso contrário, teriam passado a tesoura. O governo também deixou de fora no processo de concessão do aeroporto de Navegantes, ignorando os apelos do estado, a segunda pista que permitiria o incremento das exportações. O senador Jorginho Mello (PL) é um dos principais parlamentares de nosso estado, tem forte atuação, mas precisa reagir, ainda mais quando se vê traído pelo governo que tanto defende.

Lamentável

A assessoria do senador Jorginho Mello (PL) se mostrou no mínimo, desqualificada para a função. De forma antidemocrática liga para o veículo que o jornalista trabalha, para tentar minar o profissional que, em uma análise, criticou o senador. Desafio a continuarem a fazer, pois não temo canalhice dessa natureza. Sempre reconheci a importância de Jorginho para Santa Catarina, mas não deixarei de criticar quando for necessário. O senador precisa escolher melhor os que o assessoram, para não parecer conivente com atitudes contrárias à liberdade de imprensa.

Bolsonaro em SC

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), vem a Santa Catarina para passar o réveillon, em um forte localizado em São Francisco do Sul. Antes, no próximo dia 22, Bolsonaro virá para mais uma formatura da Polícia Rodoviária Federal. É uma importante oportunidade para explicar o corte de recursos para as rodovias.

Ada a favor das vacinas

A deputada federal, Ada de Luca (MDB), fez um contundente e importante discurso a favor da vida e das vacinas na semana passada na Assembleia Legislativa. Ela fez duras críticas aos discursos antivacina e lembrou que não é de hoje que a vacinação é obrigatória. A parlamentar também criticou a politização dos que se apresentam contra a vacina. O deputado Vicente Caropreso (PSDB) completou, com crítica a quem usa de ataques e excessos para defender ideias estapafúrdias contra as vacinas, como se fosse verdade. Parabéns aos deputados pela lucidez!

Pré-candidato

Com o apoio das principais lideranças empresariais da região do Vale do Itajaí, prefeitos, vereadores e cinco partidos políticos, Gaspar lançou o seu pré-candidato a deputado estadual, o prefeito Kleber Wan-Dall (MDB). Reeleito com mais de 65% dos votos, Wan-Dall é uma das jovens lideranças do MDB. Durante o evento, o prefeito também anunciou que fará dobradinha com o deputado estadual, Ismael dos Santos (PSD), que deve disputar uma vaga à Câmara dos Deputados. Ambos devem contar com o apoio da igreja Assembleia de Deus.

Receba a coluna pelo WhatsApp. Envie mensagem com o seu nome e cidade e salve o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta